Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

50 lanches deliciosos para comer enquanto relaxa durante a tarde

Receitas práticas, descomplicadas e deliciosas para turbinar o lanche em qualquer ocasião.

Um lanche no meio da tarde para relaxar é tudo de bom, não é? Seja durante o trabalho, seja em casa, a gente pode dar uma pequena pausa nas atividades e curtir um lanche gostoso. O mais comum é comprar em alguma lanchonete ou pedir no delivery, mas que tal escolher uma receita de lanche, se aventurar na cozinha e economizar um dinheiro fazendo você mesmo?

“Ah, mas é muito difícil”. Que nada! Nós preparamos para vocês uma lista de 50 receitas de lanches, entre doces e salgados, que são bem práticos e fáceis de preparar. Com essa lista, você vai ter uma série de opções para variar o lanche sempre que possível. Uma delícia!

Sem mais delongas, vamos aos lanches!

 

Receitas de Pães e Sanduíches para um lanche

Lanches para comer a tarde: francisco de queijo

1. Franciscano de Queijo

Ingredientes

  • 100 g de manteiga
  • 2 ovos
  • meia xícara (chá) de Leite Líquido NINHO® Forti+ Integral
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 colher (sopa) de MAGGI® Fondor
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 gema para pincelar
  • 200 g de queijo minas frescal esfarelado
  • 150 g de presunto fatiado
  • 4 tomates sem pele e sem sementes, picados
  • 1 colher (chá) de orégano

Modo de preparo

1. Em um recipiente, misture a manteiga, os ovos, o Leite NINHO, o fermento e o MAGGI Fondor até ficar homogêneo. Acrescente a farinha de trigo, aos poucos, até que a massa fique elástica e se desprenda das mãos.
2. Cubra e deixe descansar por cerca de 10 minutos.
3. Sobre uma superfície limpa e polvilhada com farinha de trigo, abra a massa, em formato retangular.
4. No centro, distribua o queijo minas frescal, o presunto, o tomate e o orégano.
5. Nas laterais, corte tiras diagonais com cerca de 2 cm de largura. Vá colocando tiras alternadas sobre o recheio, trançando-as.
6. Pincele com a gema, coloque em uma assadeira untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo e leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos, ou até dourar. Retire do forno e sirva morno.

Mais receitas de Pães e Sanduíches para um lanche

Lanches para comer a tarde: pão de linguiça

2. Sanduichinho de Pepino: opção levinha para um lanche da tarde.
3. Sanduíche de Lombo e Creme de Milho: sanduíche gostoso e nutritivo, com o toque especial do alecrim no lombo suíno para dar frescor ao prato.
4. Mini-Hambúrguer de Berinjela com Creme de Batata Doce: que tal oferecer uma opção vegana no lanche? Esse hambúrguer aqui usa a berinjela como base e também conta com a cevadinha na receita.
5. Sanduíche da Tarde: essa receita de lanche da tarde leva creme de cebola, aveia, semente de girassol, agrião, tomate, champignon e mussarela de búfala. Delicioso e refrescante.
6. Sanduíche de Atum e Ervas Molico: um creme de atum bem gostoso é a base desse sanduíche, que é temperado ainda com orégano fresco, cebolinha, cenoura, castanha-de-caju e rúcula.
7. Sanduíche de Carne Louca: a carne de acém traz maciez ao recheio desse sanduíche delicioso. Azeitonas picadas e pimenta-do-reino dão um toque especial ao lanche.
8. Pão Integral Rápido: quer fazer o próprio pão saudável e gostoso mas acha que isso vai tomar muito tempo? Pois esta receita de lanche vai ajudar! Em 50 minutos, um pãozinho quentinho para comer de manhã ou à tarde.
9. Pão de Linguiça: Se quiser uma opção de pão mais encorpado, esse aqui com recheio de linguiça é uma ótima pedida.
10. Pão de Queijo de Liquidificador: essa iguaria tradicional da culinária mineira virou paixão nacional e essa receita de pão de queijo no liquidificador promete um lanche gostoso e rápido.
11. Pão Delícia: essa receita de lanche diferente leva leite condensado, batatas e finalização com queijo parmesão, resultando em um pãozinho agridoce muito gostoso.
12. Pão de Aveia e Maçã: aveia em flocos, mel, maçã e uvas-passas compõem esse delicioso pão, ideal para lanches.
13. Pão Doce de Mandioquinha: o destaque vai para a massa, que ao invés da farinha de trigo, aveia ou batata, tem a mandioquinha como sua base. Naturalmente mais adocicada, essa receita traz sabores diferentes do convencional e deve fazer sucesso nos lanches familiares.

 

Receitas de Bolos e Tortas para um lanche

Lanches para comer a tarde: torta rapida de vegetais

14. Torta Rápida de Vegetais

Ingredientes

Recheio

  • 1 tomate sem sementes, picado
  • meia xícara (chá) de vagem em rodelas finas
  • 1 cebola pequena picada
  • meia xícara (chá) de queijo branco picado
  • 1 envelope de MAGGI® Tempero e Sabor Legumes
  • meia xícara (chá) de milho cozido

Massa

  • 2 ovos
  • 1 xícara (chá) de Leite Líquido MOLICO® Total Cálcio
  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • 10 folhas de manjericão fresco
  • meia colher (sopa) de tomilho fresco
  • 2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 4 colheres (sopa) de Aveia Flocos NESTLÉ®

Modo de preparo

Recheio

1. Em um recipiente, misture todos os ingredientes e reserve.

Massa

2. Em um liquidificador bata os ovos, o Leite MOLICO, o azeite, o manjericão, o tomilho e a cebolinha.
3. Transfira para um recipiente e adicione a farinha de trigo, o sal, o fermento em pó, a NESTLÉ Aveia e misture, formando uma massa homogênea.
4. Despeje em uma forma redonda (24 cm de diâmetro), untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo.
5. Cubra com o recheio reservado, deixando espaço nas bordas, e leve para assar em forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 40 minutos, ou até a massa dourar. Sirva a seguir.

Mais receitas de Bolos e Tortas para um lanche

Lanches para comer a tarde: bolo de piscininha de nescau com brigadeiro

15. Torta de Abobrinha: parecida com um quiche, essa deliciosa torta pode, inclusive, ser congelada para consumir depois! Depois de assada e fria, embale, etiquete e leve ao freezer ou duplex por até 3 meses. Para descongelar, retire do freezer e leve ao forno baixo (150° C) para aquecer.
16. Torta Integral com Strogonoff de Cogumelos: o iogurte natural desnatado traz acidez, frescor e sabor para essa receita de torta saudável.
17. Torta de Frango com Queijo: a receita de lanche clássica, com um toque de mestre que só o Receitas Nestlé traz para você!
18. Bolo de Farinha Láctea: quer dar uma turbinada no seu bolinho do lanche da tarde? Acrescente a farinha láctea e potencialize o sabor desse prato que é unanimidade entre crianças e adultos.
19. Bolo Piscininha de Nescau com Brigadeiro: massa fofinha e uma cobertura deliciosa feita com leite condensado e chocolate granulado.
20. Bolo Mesclado de Goiabada: a goiabada cremosa acrescenta tanto sabor quanto textura ao bolo.
21. Bolo de Iogurte Molico: o iogurte de morango desnatado é o segredo do sabor desse bolo delicioso, além da banana. Para finalizar, açúcar de confeiteiro polvilhado por cima. Deu água na boca? Então corre que fica pronto em apenas 40 minutinhos!
22. Torta Galak com Calda de Frutas Vermelhas: a base de biscoito de maisena dá um gostinho especial a essa torta de chocolate branco. As frutas caramelizadas arrematam a receita, que enche os olhos logo de cara.
23. Bolo Pé de Moleque: um clássico da culinária nacional, misturando o sabor da castanha e especiarias como cravo e erva-doce. Uma dica: se quiser uma experiência ainda mais doce, vale procurar o açúcar de rapadura e substituir o açúcar mascavo por ele.
24. Bolo de Cenoura com Calda de Chocolate: outra receita de lanche clássica entre brasileiros. Nessa versão, o chocolate meio amargo ajuda a trazer novas camadas de sabor.

 

Receita de lanches doces

Lanches para comer a tarde: Muffin de Aveia, Chocolate e Maçã

25. Muffin de Aveia, Chocolate e Maçã

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • meia xícara (chá) de óleo
  • 2 ovos
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • meia xícara (chá) de Aveia Flocos NESTLÉ®
  • meia xícara (chá) de NESCAU®
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 2 maçãs sem casca, cortadas em cubos pequenos
  • meia xícara (chá) de uvas-passas sem sementes

Modo de preparo

1. Em uma batedeira, bata o açúcar com o óleo e os ovos até obter um creme de cor clara.
2. Adicione, a farinha, a Aveia NESTLÉ, o NESCAU, o bicarbonato e mexa até obter uma massa homogênea.
3. Adicione os cubos de maçã, as passas e misture bem.
4. Coloque a massa em formas grandes para empada, untadas e polvilhadas e leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até que a massa esteja assada.
5. Retire do forno e desenforme ainda quente.

Mais receitas de lanches doces

Lanches para comer a tarde: Pipoca Doce Gourmet

26. Tortinha de Kiwi: ideal para lanches rápidos, essas mini-tortinhas levam amido de milho na sua massa, o que traz outra textura ao prato.
27. Pipoca Doce Gourmet: vai fazer uma sessão de cinema em casa e quer uma receita de lanche para a ocasião? Esta aqui aqui é uma ótima pedida! Ao invés do achocolatado, use o cacau em pó 50%, o sabor do chocolate vai ficar muito mais encorpado.
28. Doce de Abóbora com Requeijão e Gengibre: a ardência do gengibre faz a mágica dessa receita. O contraste entre a abóbora doce e o gosto do requeijão também enriquecem este lanche.
29. Tortinhas de Banana: banana-nanica, açúcar, creme de Leite, farinha de trigo, manteiga, ovo, aveia em flocos, cravo-da-índia, limão e canela em pó fazem a tortinha perfeita.
30. Brownie com Gotas de Chocolate Branco: o chocolate branco é o diferencial dessa receita de brownie, que também conta com cacau em pó, deixando a cor do quitute ainda mais intensa.
31. Tortinha Rápida de Chandelle Chocolate ao Leite e Frutas: a base de biscoito aliada à cremosidade da sobremesa láctea cria uma combinação perfeita para dar uma incrementada nos lanches.
32. Tortinha de Copinho com Creme de Nestea Pêssego e Moça Cremoso: o chá de pêssego traz suavidade e frescor para essa receita rápida, que te garante um lanche gostoso em menos de meia-hora.
33. Fudge de Avelãs e Morango de Micro-Ondas: o fudge é uma sobremesa bem gostosa e suave, que pode muito bem virar lanche. Sua base leva açúcar, manteiga e leite batidos e aquecidos em fogo médio, resultando em uma barrinha cremosa. Nessa receita, a combinação de avelã e morango turbina o sabor.
34. Flan de Iogurte com Calda de Geleia: uma receita de lanche ideal para dias quentes, já que esse flan deve ser servido frio. A acidez do iogurte conversa muito bem com as frutas vermelhas, resultando em um gosto harmônico na boca.
35. Crocante de Iogurte Molico Figo e Cacau: macadâmia e sementes de girassol dão a crocância que esta sobremesa promete em seu título.
36. Frozen de Morango: bebida gelada que une iogurte de morango e suco de laranja, em um preparado refrescante.
37. Creme de Manga e Morango: não vai te custar mais que 10 minutos para preparar esta receita de lanche leve e nutritivo.
38. Mini Pancakes Sem Glúten com Geleia de Morango: essas mini panquecas são leves e saborosas, uma ótima pedida de lanche saboroso e com baixo teor calórico.
39. Bolinho de Ninho Fruti e Banana: um mini cupcake que une frutas e leite em um bolinho muito gostoso.
40. Flan de Iogurte e Maracujá com Frutas: manga, abacaxi, laranja, maracujá, marinados no suco de maçã. Tem como qualquer coisa com uma calda dessas não ficar maravilhosa?

 

Receitas de lanche salgados

Lanches para comer a tarde: Empanadas de Carne

41. Empanadas de Carne

Ingredientes

Massa

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • meia colher (chá) de sal
  • meia xícara (chá) de água morna

Recheio

  • 250 g de carne moída
  • meia colher (sopa) de MAGGI® Gril
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • meia colher (sopa) de óleo
  • 1 cebola pequena ralada
  • 1 tomate sem pele e sem semente, picado
  • 1 colher (sopa) de uvas-passas
  • 1 colher (sopa) de cheiro-verde
  • 1 ovo cozido picado

Montagem

  • 1 gema para pincelar

Modo de preparo

Massa

1. Em um recipiente, misture a farinha de trigo com a manteiga e o sal. Adicione a água morna aos poucos, até que a massa fique homogênea e sem grudar nas mãos.
2. Abra a massa, deixando-a bem fina e corte com um cortador redondo (15 cm de diâmetro). Reserve.

Recheio

3. Em um recipiente, misture a carne com o MAGGI Gril e a farinha de trigo.
4. Em uma panela, aqueça o óleo e doure a cebola. Acrescente a carne temperada e mexa bem até dourar.
5. Acrescente o tomate e deixe cozinhar. Junte a uva-passa, o cheiro-verde e os ovos cozidos. Reserve.

Montagem

6. Recheie os discos de massa com o recheio reservado e feche bem as bordas, formando as empanadas.
7. Pincele com a gema, coloque em uma assadeira e leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 20 minutos ou até dourar. Sirva.

Mais receitas de lanches salgados

Lanches para comer a tarde: Hot Dog de Forno

42. Rissoles de Queijo: essa massa frita em óleo deliciosa vai fazer a alegria de crianças e adultos nos lanches.
43. Hot Dog de Forno: um lanchinho divertido com mini cachorros-quentes feitos no forno. Apenas a salsicha e um pãozinho.
44. Carolinas de Palmito Especiais: você deve estar acostumado com receitas de carolinas doces, mas que tal variar? Se quiser substituir o leite por alguma bebida vegetal, dá para fazer uma versão totalmente vegana desta receita.
45. Empadinhas de Ricota: aprenda a fazer a massa de empada e, de quebra, a sugestão de um cremoso recheio de ricota.
46. Pasteizinhos Assados de Frango com Milho: preparados no forno, esses pastéis deliciosos vão fazer sucesso nos lanches da família.
47. Bolinhos de Carne e Queijo: parece uma almôndega, mas a carne integra uma massa feita à base de pão de forma, criando um bolinho oco, preenchido por queijo prato em cubos derretido.
48. Pastel de Cebola: outra receita de pastel de forno, desta vez com recheio de cebola.
49. Trouxinhas de Ricota: as trouxinhas ganham um colorido especial com a inclusão do espinafre em sua massa.
50. Coxinha Assada de Batata-doce: tem coxinha com mandioca, mandioquinha, batatas, aipim… Mas já imaginou uma massa de batata-doce? Acredite, é bem gostoso!

Com tantas opções, dá para montar tranquilamente um cardápio gostoso para o mês inteiro e não ficar na dúvida na hora que bater aquela fome entre as refeições. Para conhecer mais receitas incríveis – como bebidas refrescantes para acompanhar o seu lanche –, é só acessar o site Receitas Nestlé e conhecer milhares de receitas testadas e aprovadas.

Fontes

https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/snacking/

 

Perguntas frequentes

  • O que é um lanche?

    Lanches são pequenas refeições que temos entre café da manhã, almoço e jantar. Um lanche serve para complementar o esquema nutricional diário e é recomendado em dietas.

  • Por que ter cuidado com os lanches?

    Apesar de serem recomendados em rotinas de reeducação alimentar, os lanches não podem ser encarados como uma refeição completa. Portanto, é preciso ser criterioso nos nutrientes, nas calorias e na quantidade de alimento ingerido nessas ocasiões?

  • Qual é a medida adequada de um lanche?

    Não existe uma regra, mas como é bom evitar uma ingestão de calorias elevada entre as refeições principais do dia, em geral é melhor comer lanches que forneçam até, no máximo, 200 calorias. Isso faz com que você se sinta satisfeito e saciado até a próxima refeição.

  • Fazer lanches regularmente pode estimular o metabolismo?

    Embora atualmente esse tema seja bem discutido, algumas pesquisas mostram que o hábito de fazer várias refeições ao dia é importante para manter o peso a longo prazo.

    Fontes

    https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/snacking/

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?