Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

44 receitas de caldos fáceis para aquecer os dias frios

Cremosos ou ralos, os caldos são deliciosos e nutritivos. As receitas de caldos são práticas e versáteis, perfeitas para o dia a dia.

Os dias frios pedem um caldo quentinho, gostoso e nutritivo para aquecer o corpo e o coração. Além disso, os caldinhos são preparados com alimentos ricos em vitaminas e minerais importantes para a saúde, que garantem uma nutrição completa, como ervilha, cenoura, batata, couve, abóbora, mandioca, feijão, vagem e agrião.

Abaixo, confira 44 receitas de caldos variadas e deliciosas, desde caldinho ralo até caldo cremoso.


Receitas de caldos fáceis

Caldo de Legumes Caseiro

1. Caldo-verde: é um caldo que faz muito sucesso pelo sabor forte. Para fazer esse caldo-verde perfeito para os dias frios, você deve usar linguiça portuguesa ou paio, batatas e couve-manteiga.
2. Caldo-verde Nutren Senior: essa variação de caldo-verde também é maravilhosa. O complemento alimentar deixa a consistência mais cremosa.
3. Caldo-verde com Mandioquinha: essa receita de caldo-verde é simples de fazer – pegue uma das receitas anteriores e substitua as batatas por mandioquinhas. Fica deliciosa e cremosa. Com um Pão Caseiro, fica melhor ainda.
4. Caldo-verde com Calabresa: a linguiça portuguesa é deliciosa, mas o caldo-verde com linguiça calabresa também fica incrível. O sabor marcante da linguiça deixa a receita muito saborosa e nutritiva. Sirva quentinho com Pão de Batata.
5. Caldo de Legumes Caseiro: esse caldo é feito com cenoura, um vegetal nutritivo que deixa a receita cheia de vitamina A, que é importante para a visão.
6. Caldo de Legumes Caseiro II: para incrementar o caldo anterior, adicione batata e chuchu. O que já é gostoso e nutritivo fica ainda melhor. Aproveite e sirva com Pão de Forma Caseiro.
7. Caldo de Abóbora com Maggi Da Horta: a abóbora usada nesse caldo é a cabotiá, que é acompanhada do creme de leite, do gengibre e da pimenta.
8. Caldo de Abóbora: você também pode fazer a receita anterior sem gengibre e pimenta, mas com Croutons no Forno, que adicionam crocância ao prato.


Receitas de caldos e caldinhos para aperitivo

Caldinho Cremoso de Feijão com Aveia Flocos Finos

9. Caldinho de Alho-poró e Pimenta-rosa: uma comida gostosa, quentinha e prática de fazer. Feita com batatas, essa receita tem textura cremosa e sabor suave.
10. Caldinho de Alho-poró e Pimenta-rosa com Mandioca: para criar uma nova versão da receita anterior, basta substituir a batata por mandioca. A dica de acompanhamento é a Torrada com Tomate.
11. Caldinho de Feijão: ideal para quem quer começar a refeição com um bom aperitivo. Feito com cebola, salsão, alho e azeite, ele é batido no liquidificador para ficar bem cremoso.
12. Caldinho de Feijão com Bacon: para incrementar a receita de caldinho de feijão anterior, acrescente bacon e coentro picados.
13. Caldinho de Feijão com Pimenta-dedo-de-moça: como caldinho de feijão é um aperitivo muito versátil, existem várias versões. Essa é para quem adora receitas picantes. No momento de servir o caldinho, pingue algumas gotas de molho de pimenta.
14. Caldinho de Feijão-branco: o feijão-branco é muito nutritivo e aquece os dias frios de forma saborosa. Aqui, meio quilo de feijão é suficiente para fazer até 10 porções, mas se quiser fazer uma receita para mais pessoas, é só aumentar proporcionalmente a quantidade dos ingredientes.
15. Caldinho Proteico de Feijão: essa receita de caldinho de feijão simples vai te encantar. Muito bem temperada, ela leva azeite, alho, cebola, sal, louro e pimenta-do-reino.
16. Caldinho Cremoso de Feijão com Aveia em Flocos Finos: uma opção saborosa feita com feijão-preto, aveia, cebolinha-verde e coentro. A aveia torna o caldo rico em fibras, que ajudam a regular o intestino.
17. Caldinho de Grão-de-bico: uma receita rápida, prática e gostosa, que rende até 10 porções. Ela pode ser servida tanto em uma refeição em família quanto em um jantar especial entre amigos.
18. Caldinho de Mandioca e Shitake: delicioso, esse caldinho é feito com shitake, queijo parmesão e mandioca. A cebolinha-verde traz frescor e a pimenta-do-reino picância, em uma mistura de sabores que deixa a receita surpreendente.
19. Caldinho de Batata e Shitake: aproveite a receita anterior e faça uma variação do caldinho com batatas para servir com Minipão Caseiro.
20. Caldinho de Camarão, Mandioca e Coentro: o camarão e o coentro tornam o prato uma refeição completa, mas que também pode ser servido como um belo aperitivo.


Receitas de sopas que parecem caldos

Sopa de Ervilha

21. Sopa do Campo: nessa receita, são usadas cebola, abobrinha e sopa de galinha com arroz. Fica uma mistura de sopa e caldo deliciosa.
22. Sopa da Vovó: com batata e agrião, essa sopa tem sabor de infância. Além disso, ela é fácil de preparar, sendo perfeita para quem vive com pressa.
23. Sopa de Mandioca com Couve: preparada com mandioca e couve, é uma variação do caldo-verde muito gostosa.
24. Sopa da Fazenda: essa sopa leva ervilhas e couve-flor, então fica muito saborosa. Além disso, ela é simples de fazer: basta seguir três passos para ter um jantar maravilhoso.
25. Sopa de Couve com Batata: como é nutritiva e saborosa, a couve é usada em muitas receitas de caldos e sopas. Aqui, ela é combinada com batatas e bacon.
26. Sopa Rápida de Carne com Legumes: a sopa pronta de carne com conchinhas torna essa receita muito prática. Ela ainda ganha as vitaminas da cenoura, das batatas e dos tomates.
27. Sopa de Galinha Nutritiva: essa sopa deliciosa é feita com espinafre, que é rico nas vitaminas A, B1, B2, B5, C, D, E e K.
28. Sopa de Alho-poró, Cenoura e Mandioquinha: essa sopa fica bem consistente por causa da mandioca e da cenoura. Sirva com pão ou torradas para completar a refeição.
29. Sopa de Ervilha: essa sopa saborosa é feita com ervilha seca, linguiça calabresa e batatas. Prepare na panela de pressão para os ingredientes ficarem no ponto certo.
30. Sopa de Cenoura, Vagem e Mandioquinha: a combinação de cenoura, mandioquinha, cebola e vagem resulta em uma sopa com cara de caldo para aquecer o corpo.
31. Sopa de Agrião e Cenoura: essa é uma dupla nutritiva e muito saborosa. Aqui, o creme de leite torna a textura perfeita e o pão frito adiciona crocância.
32. Sopa de Abóbora Especial: cebola e alho são temperos ideais para diversos pratos, como essa sopa de abóbora.
33. Sopa Divertida com Bolinhas: essa sopa é preparada em duas etapas. Primeiro, você deve fazer as bolinhas de frango, que também levam pão francês e espinafre. Depois, faça a sopa com mandioquinha, cenoura e macarrão de letrinhas.
34. Missoshiro (Sopa de Missô): missô e tofu formam uma ótima dupla nessa receita de caldo, que pode ser enriquecida com acelga ou repolho.
35. Sopa de Cebola com Toque de Queijo: além de misturar os queijos com os outros ingredientes, você pode colocá-los por cima da sopa para gratinar.
36. Sopa de Capeletti: esse macarrão diferente deixa o prato divertido. A receita também leva cenoura, alho-poró, salsão e queijo ralado.


Receitas de sopas que parecem caldos cremosos

Sopa de Alface

37. Sopa de Agrião com Azeite e Tomate Seco: a aveia deixa o prato cheio de fibras, perfeito para acabar com a constipação. Já o agrião, com seu sabor levemente picante, deixa o prato delicioso.
38. Sopa de Alface: a alface tem propriedades calmantes capazes de melhorar o sono, então essa sopa é perfeita para o jantar.
39. Sopa Cremosa de Couve-flor e Brócolis: deliciosa, essa sopa é feita com cebola, alho, couve-flor, brócolis e outros ingredientes nutritivos. Prepare umas torradinhas para acompanhar.
40. Sopa de Creme de Milho com Frango: essa receita leva milho-verde, água, manteiga, farinha de trigo, sal, pimenta-do-reino, frango desfiado e salsa.
41. Sopa Creme de Batata: batatas, leite, manteiga e caldo de legumes. Com esses ingredientes em mãos, basta seguir 5 passos para fazer uma sopa deliciosa. Para finalizar, polvilhe queijo ralado, salsa picada e pedaços de bacon na hora de servir.
42. Sopa Creme de Abóbora Nutren: essa sopa com cara de caldo oferece diferentes nutrientes e tem um sabor único, com um toque de gengibre.
43. Sopa de Milho com Couve Maggi: essa receita de caldo pode ser feita com milho fresco ou em conserva, que adiciona crocância ao prato.
44. Sopa Fria de Cenoura, Tomate e Pimentão: as sopas frias fazem sucesso nos dias quentes, como essa finalizada com rúcula e croutons.

Existem receitas de caldo para saborear no inverno, primavera, outono ou até no verão, porque uma refeição gostosa e nutritiva cai bem em qualquer estação. E para ver milhares de opções para todas as épocas do ano, acesse o site Receitas Nestlé.


Perguntas frequentes

  • Como preparar um caldo?

    Os caldos podem ser preparados das mais variadas formas, seja com legumes, carnes ou hortaliças. É só escolher sua receita preferida e preparar.

  • Qual é a diferença entre caldo e sopa?

    A diferença entre caldo e sopa é bem pequena. Ambos levam legumes, carnes e temperos, mas a sopa também pode conter arroz ou macarrão.

  • O que servir com caldo?

    O caldo pode ser acompanhado de pães, torradas ou croutons.

  • Por que caldo é nutritivo?

    Porque os ingredientes utilizados nas receitas de caldo, como legumes, hortaliças, feijão e aveia, são ricos em vitaminas, minerais, fibras e outros nutrientes importantes.

    Fontes

    https://www.embrapa.br/documents/1355126/31107372/CENOURA_CCCC_2017.pdf/6c4ee7e6-8f9d-7afb-9878-fab1ad0f7ece

    https://qbemqfaz.com.br/alimentacao/fibras-e-mais-fibras-por-que-todo-mundo-fala-delas

    https://www.ufrgs.br/alimentus1/feira/mphorta/espina/index.htm

    https://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=3464

pixel