Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

42 receitas de bolo decorado para surpreender convidados

Quer impressionar todo mundo com bolos não apenas gostosos mas lindos de encher os olhos? Confira ótimas e práticas receitas

Em festas de aniversário ou ocasiões especiais, a gente sempre se esforça um pouquinho mais na apresentação da comida. É por isso que as receitas de bolos decorados fazem sucesso nessa brincadeira; elas já começam a instigar o apetite dos convidados logo no primeiro contato visual.

Para ajudar você a impressionar na hora da festa, separamos 42 receitas de bolos decorados especiais que fazem os olhos brilharem e a água na boca transbordar só pela estrutura. Tudo sem muita complicação; basta seguir à risca que o sucesso é garantido. Vamos lá?


Receitas de bolo decorado

Bolo decorado: Bolo Churros com Recheio de Doce de Leite

1. Bolo Pelado (Naked Cake) com Morangos: uma receita de bolo decorado em que o sabor da massa leve se junta ao morango e ao creme de baunilha. Um equilíbrio perfeito, também na apresentação.

Ingredientes

Massa

  • 4 ovos
  • 100 g de manteiga sem sal
  • 1 e meia xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de Leite Líquido NINHO® Forti+ Integral
  • 2 e meia xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 2 xícaras (chá) de frutas vermelhas (morango, framboesa, amora)

Recheio

  • 3 gemas
  • 1 Leite MOÇA® (lata ou caixinha) 395 g
  • 2 xícaras (chá) de Leite Líquido NINHO® Forti+ Integral
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • 1 caixinha de NESTLÉ® Creme de Leite

Montagem e Decoração

  • 3 xícaras (chá) de morangos cortados ao meio
  • 1 xícara (chá) de mirtilos

Modo de preparo

Massa

1. Em uma batedeira bata os ovos, a manteiga e o açúcar até obter um creme esbranquiçado.
2. Reduza a velocidade e junte o Leite NINHO, a farinha de trigo e o fermento em pó. Bata até ficar homogêneo.
3. Despeje a massa em duas formas redondas (20 cm de diâmetro) untadas e enfarinhadas.
4. Leve para assar em forno médio (180° C), preaquecido, por cerca de 50 minutos. Retire do forno, deixe esfriar e desenforme.
5. Com uma faca serrilhada longa corte cada um dos bolos ao meio, na horizontal, obtendo 2 fatias (discos) em cada um dos bolos. Reserve.

Recheio

6. Em uma panela misture as gemas, o Leite MOÇA, o Leite NINHO, o amido de milho e a essência de baunilha e leve ao fogo médio por cerca de 5 minutos, após ferver, ou até engrossar, mexendo sempre para não formar grumos.
7. Desligue o fogo e acrescente o NESTLÉ Creme de Leite, misturando bem. Reserve na geladeira para esfriar.
8. Coloque o recheio no saco de confeiteiro.

Montagem e Decoração

9. Em um prato de servir coloque uma das fatias do bolo, e coloque um pouco do recheio.
10. Cubra com outra fatia, e espalhe mais um pouco do recheio.
11. Repita o processo em todas as camadas, deixando um pouco do recheio para a decoração.
12. Finalize com os morangos e os mirtilos.

1. Bolo KitKat com Frutas Vermelhas: nessa receita de bolo decorado, tabletes de KitKat e morangos fatiados cercam e cobrem o bolo. Esse bolo de chocolate é coberto e recheado por uma ganache feita com chocolate meio amargo e creme de leite.
2. Bolo Crocante de Chocolate: a decoração de pé-de-moleque triturado não traz apenas sabores instigantes ao povo, mas também texturas, cores e formatos que contrastam bem com a cobertura de chocolate, em formato de espiral.
3. Bolo Especial de Chocolate: a cobertura de ganache leva açúcar mascavo e manteiga, resultando em uma pasta espessa e brilhante que, ao ser aplicada ao bolo, cria um efeito visual bem impactante. Uma receita de bolo decorado especial mesmo!
4. Bolo Mousse de Chocolate: a mousse de chocolate tem uma textura diferente de uma cobertura tradicional de bolo de chocolate, fazendo com que haja a possibilidade de modelar a cobertura e deixar o bolo bem bonito e atrativo aos olhos.
5. Bolo Churros com Recheio de Doce de Leite: com bicos personalizados em um saco de confeiteiro, dá para usar o doce de leite não só como cobertura, mas como enfeite, fazendo com que nossos olhos associem este bolo diretamente aos deliciosos churros.
6. Bolo de Brigadeiro e Morangos: o contraste entre as lascas de chocolate e os morangos inteiros sobre a cobertura de marshmallow cria um efeito visual incrível para essa receita de bolo decorado de brigadeiro.
7. Bolo Prestígio de Festa: o coco ralado e o chocolate picado formam uma decoração simples e bonita para o seu bolo.
8. Bolo de Limão com Recheio de Ganache e Baba de Moça: as frutas devem ser escolhidas e cortadas com meticulosidade para entrar na decoração deste bolo, que ganha vida com a disposição bem estruturada desses elementos em sua cobertura.
9. Bolo Baba de Moça: as raspas de coco em cima da cobertura de marshmallow criam uma sensação de bolo nevado que é um deleite para os olhos.
10. Bolo Floresta Negra: uma receita de bolo decorado que já é considerada clássica também satisfaz visualmente ao combinar raspas de chocolate e a cor vibrante da cereja.
11. Bolo Trufa de Chocolate: este bolo, que leva conhaque, conta com um chocolate trufado em sua decoração. Para criar linhas e camadas na cobertura, utilize espátulas e bastante criatividade.
12. Bolo Galak: aproveite as raspas de chocolate branco para decorar esta deliciosa receita de bolo decorado que leva GALAK.
13. Bolo Vulcão de Brigadeiro: a decoração do bolo já começa no estilo de forma escolhida, com desenhos. A cobertura concentrada no furo central do quitute só completa a mágica, se esparramando pelo prato ao cortá-lo.
14. Bolo de Cenoura com Brigadeiro: cenoura com chocolate é uma combinação clássica e bem brasileira. Nesta versão, o brigadeiro, mais espesso que a ganache de chocolate habitual, permite uma margem maior para brincadeiras na hora de montar o bolo.
15. Bolo de Balão: uma receita de bolo decorado que vai divertir as crianças. Na mesma bandeja em que o bolo principal será colocado, deixe um espaço para brincar. Faça um brigadeiro cremoso e cubra-o com vários tabletes de KitKat, fazendo o desenho de uma cestinha de balão – enquanto isso, o bolo é o próprio balão.
16. Bolo Pão de Ló: esta é uma receita de bolo-base para fazer qualquer tipo de decoração. Por ser uma massa leve e aerada, sugere-se utilizar marshmallow ou chantilly, já que coberturas mais pesadas podem afundá-lo.
17. Minibolo de Frutas e Flores: essa receita de bolo decorado de frutas vermelhas leva flores comestíveis, e o resultado é uma apresentação elegante e singela, ideal para chás da tarde.
18. Bolo de Moça Churros: aqui, o diferencial é a utilização do MOÇA® Churros Cereal Matinal, que dá crocância e traz um elemento de destaque para a decoração do bolo.
19. Bolo Mesclado: uma leitura mais moderna do clássico bolo mesclado. A decoração é um caso à parte, pois o chocolate derretido por cima do marshmallow cria um efeito de mármore que salta aos olhos.
20. Bolo de Sorvete Galak e Cerejas: Essa estruturação de bolo chama a atenção pois metade dela é formada por sorvete de chocolate branco. Para trazer mais cor, uma fina cobertura à base de cereja.

22. Bolo de Ameixa com Doce de Leite e Nozes Sem Glúten: uma receita de bolo decorado linda e gostosa, em que a textura das nozes, da massa e do doce de leite se equilibram muito bem sob a cobertura de marshmallow.

Ingredientes

Massa

  • 5 ovos
  • 5 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de fécula de batata
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio de Doce de Leite

  • 1 lata de Leite MOÇA® 395g
  • 1 caixinha de NESTLÉ® Creme de Leite

Recheio de Ameixa

  • meia xícara (chá) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) de ameixas pretas secas picadas
  • 1 xícara (chá) de água
  • meia xícara (chá) de nozes picadas

Marshmallow

  • 4 claras
  • 1 xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo

Massa

1. Em uma batedeira, bata os ovos com o açúcar até dobrar de volume (cerca de 8 minutos).
2. Sem bater, junte a fécula de batata e o fermento em pó, delicadamente.
3. Coloque em uma assadeira redonda (28 cm) untada com manteiga e com o fundo forrado com papel-manteiga também untado com manteiga.
4. Asse no forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 20 minutos. Desenforme morno.
5. Corte em 3 camadas e reserve.

Recheio de Doce de Leite

6. Retire o rótulo e o excesso de cola da lata de Leite MOÇA.
7. Em uma panela de pressão, coloque a lata fechada de Leite MOÇA e água suficiente para cobrir toda a lata.
8. Tampe a panela de pressão, leve ao fogo médio e deixe cozinhar por 20 minutos (contados após início da fervura).
9. Espere sair toda a pressão, abra a panela, retire a lata com cuidado e deixe-a esfriar completamente antes de abri-la.
10. Transfira o conteúdo para um recipiente, misture para ficar homogêneo, acrescente o NESTLÉ Creme de Leite e reserve.

Recheio de Ameixa

11. Em uma panela, coloque o açúcar, as ameixas e a água.
12. Deixe cozinhar até que as ameixas fiquem macias.
13. Depois de frio, passe por um processador de alimentos e misture as nozes. Reserve.

Marshmallow

14. Em uma panela pequena, misture bem as claras com o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo vigorosamente sem parar por cerca de 3 minutos, tirando a panela do fogo por alguns instantes a cada minuto, continuando a mexer, para não cozinhar.
15. Transfira para uma batedeira e bata até dobrar de volume, formando um merengue firme. Reserve.

Montagem

16. Recheie uma parte do bolo com o recheio de doce de leite e a outra parte com o recheio de ameixa.
17. Cubra com o marshmallow e leve à geladeira por cerca de 2 horas. Sirva gelado.

1. Bolo de Pera e Calda de Caramelo Cremoso: as peras cortadas ao meio e rapidamente cozidas dão uma aparência muito característica a este bolo decorado, que ainda leva amêndoas em lascas na massa, que ajudam na composição visual do prato.
2. Bolo Coração de Morango com KitKat: o formato de coração ajuda a deixar o bolo já com uma cara diferente. Na cobertura, marshmallow e frutas vermelhas dão o tom das cores, complementadas pela parede de tabletes de KitKat Strawberry e KitKat Raspberry. Termine a decoração do bolo com um laço discreto.
3. Bolo com Brigadeiro de Morango: o brigadeiro de morango, intercalado por gomos de tangerina, completam o visual desta receita de bolo decorado.
4. Bolo Guirlanda de Chocolate com Frutas: reúna o máximo de frutas possíveis e se inspire para fazer sua própria decoração. Na nossa sugestão, laranjas, figos, morangos e frutas vermelhas compõem o visual deste bolo guirlanda.
5. Bolo de Coco com Recheio de Doce de Leite com Ameixa e Geleia de Damasco: as cores da geleia de damasco e do doce de leite se confundem, criando uma cobertura harmônica. Passas e lascas de damasco completam a decoração do bolo.
6. Bolo de Pêssego com Mirtilo (Blueberry): a cobertura deste bolo já é feita dentro do forno, já que as fatias de pêssego e os mirtilos entram no topo da massa, criando um efeito visual interessante ao mesmo tempo em que têm seus sabores marcantes incorporados à massa.Um bolo decorado de sabor leve para impressionar na hora do café da tarde.
7. Sobremesa de Morango: uma receita de bolo decorado mais do que refinada. O marzipã é uma massa feita com amêndoas, açúcar e claras. Esse disco bem fininho entra no topo deste bolo, que também utiliza os morangos no recheio e como parte de sua decoração.
8. Pastel de Tres Leches: pastel é “bolo” em espanhol, e daí o nome desta receita. Trata-se de um pão de ló embebido em três tipos de leite: leite evaporado, leite condensado e creme de leite. Na cobertura, um merengue e decoração de frutas picadas (sugerimos kiwi, abacaxi, morango e manga).
9. Torta de Nozes com Damascos: a cobertura ganha um toque especial por conta do marshmallow dourado com maçarico culinário. Cuidado na hora de manusear!
10. Luna de Chocolate e Mousse de Limão Siciliano: a montagem da Luna é diferente, já que você vai embebendo cada camada do pão de ló em uma tigela (bowl). Ao virar e desenformar, despeje a ganache de chocolate meio amargo e decore com avelã triturada. Uma receita de bolo decorada bem equilibrada graças ao sabor do chocolate e do limão.
11. Bolo Monstro: uma ótima receita de bolo decorado para o Halloween ou festas infantis. A cobertura à base de cream cheese leva corante para chegar à cor desejada (na receita, usamos corante culinário verde). Para fazer os detalhes, como olhos e outros elementos decorativos, ensinamos a fazer pasta americana. Depois que aprender a fazer esta pasta, a imaginação é o limite!
12. Bolo Sorvete de Calipso: uma receita de bolo decorado simples e efetiva: derreta a cobertura de Chocolate ao Leite NESTLÉ® DOIS FRADES® e aplique assim que tirar o bolo da geladeira.
13. Bolo de Limão Siciliano: além do formato da forma, a cobertura é decorada por frutas secas.
14. Luna com Baba de Moça e Frutas Vermelhas: a cobertura de chantilly decorada com raspas de chocolate branco contrasta muito bem com o recheio de frutas vermelhas.
15. Rocambole de Chá Verde com Creme de Limão e Frutas: a decoração do bolo já começa com a cor da massa, colorida pelo chá verde. Completando a cena, entram o morango e a manga, com cores tão vivas quanto.
16. Bolo Natalino: o nome já diz tudo, uma receita de bolo decorado perfeita para as festividades do fim do ano. Para remeter ao panetone, frutas cristalizadas e uvas-passas na decoração.
17. Bolo de Sorvete Ninho: o bolo feito com sorvete de leite em pó ganha uma aparência bela com a cobertura de chocolate.
18. Bolo Fondue: uma receita de bolo decorado para chamar a atenção. Faça uma massa de bolo com um grande oco no centro e preencha esse vazio com uma porção generosa de ganache. Coloque o bolo em um prato e o rodeie com frutas diversas. A diversão está pronta! Basta mergulhar as frutas na ganache e ir se deliciando.
19. Bolo Três Leites com Ganache de Chocolate Branco: morango e raspas de chocolate branco ajudam a concluir a decoração do bolo que é coberta por uma ganache de chocolate branco gelada.
20. Bolo de Brigadeiro com KitKat Bunnies: O bolo de brigadeiro é coberto por pedaços de tabletes de KitKats e cercado pelos fofos KitKats em formato de coelhinhos.

Pronto! Agora você tem receitas de bolo decorado para qualquer ocasião. Para descobrir ainda mais receitas – por exemplo, de docinhos para a sua festa –, acesse o site Receitas Nestlé.


Perguntas Frequentes

  • Qual é o melhor jeito de cortar o bolo sem deixá-lo quebrar? O bolo deve estar totalmente frio. Use palitos de dente, em toda a lateral, para marcar o meio do bolo. Use uma faca longa e de serra, fazendo movimentos de vai-e-vem até completar a volta toda. Outra opção é usar uma linha de uso culinário: de uma volta com a linha por toda a lateral, dê um nó e vá apertando para que nó se encontre no centro do bolo.

     
  • E na hora de rechear, como faço para espalhá-lo no bolo de maneira uniforme?

    Em uma das metades do bolo, colocar o recheio no centro. Usando uma espátula ou uma faca sem serra, espalhe o recheio do meio para as bordas. Desse modo, evitamos que o recheio se misture com migalhas soltas do bolo. Se preferir, use um saco de confeitar para distribuir o recheio pelo bolo.

  • E a cobertura, quais são as dicas mais úteis?

    O ideal é fazer da mesma maneira que no recheio: sempre do centro para as bordas. Com o auxílio de um garfo ou colher, é possível fazer "desenhos" na cobertura.

  • Quais cuidados devo ter na hora de preparar um bolo?

    De todas as modalidades gastronômicas, a confeitaria é quase uma ciência exata. Os ingredientes sempre devem ser pesados e medidos para que estejam na proporção correta. Os ovos e as gorduras sempre devem estar à temperatura ambiente, pois incorporam mais ar dando estrutura e leveza à massa. As claras em neve também contribuem para a leveza da massa, e sempre devem ser incorporadas com delicadeza, para que não perca o ar.

    Referências

    https://www.receitasnestle.com.br/dica/2016/12/13/como-fazer-um-bolo-perfeito

pixel