Comida Mineira

Comida mineira: 46 receitas tradicionais

Quem vem de família mineira sabe que qualquer reunião familiar ou entre amigos precisa ser regada a muita prosa boa e, é claro, mesa farta. Quem vai à casa de um mineiro nunca volta de barriga vazia, nem que seja para tomar só um cafezinho com um bolo de fubá ou um pão de queijo, tudo sempre fresquinho. A comida mineira é marcada por ingredientes fáceis de encontrar e modos de preparo mais simples ainda! E é na simplicidade que essa culinária se constitui, mais dois elementos essenciais: afeto e tradição.

Para matar a saudade da família e das terras mineiras – afinal, como diria Tonico e Tinoco: “Oh, Minas Gerais! Quem te conhece não esquece jamais” –, vamos apresentar 46 sugestões de receitas regionais com o sabor típico da fazenda. Veja mais abaixo!


Origens da comida mineira: diversidade

A comida mineira, como a conhecemos, é composta por uma junção de elementos culinários de vários povos diferentes – afinal, até o fim do século XVIII, o local onde está localizado o estado de Minas Gerais foi marcado pelas rotas comerciais de exploração de ouro.

Com a contribuição de indígenas que já habitavam o local, a chegada de trabalhadores vindos de Portugal e de outras regiões do Brasil, e de negros escravizados, o ciclo do ouro levou também a uma rica culinária marcada pela miscigenação. Com tamanha diversidade, a comida mineira transita entre as raízes, as folhas, os queijos e os azeites, formando combinações simples, mas cheias de sabor e cultura.


Comidas típicas de Minas Gerais: 45 receitas

Por ter uma cultura rural muito vasta, a comida mineira é frequentemente associada aos fogões à lenha e panelas de barro – que, vamos e convenhamos, dão um sabor todo especial aos preparos! Mas você não precisa ir até a fazenda para saborear uma comida típica mineira, é possível saborear esses quitutes no conforto de casa. Veja 14 pratos típicos e suas variações, para matar a saudade dos sabores de Minas Gerais!

Frango com Quiabo

A comida mineira é baseada na simplicidade. São ingredientes simples que, unidos à alquimia da culinária regional, tornam-se um verdadeiro banquete! No caso do frango com quiabo, um dos pratos típicos mais consumidos pelos mineiros, o modo de preparo é bem simples:

1. Frango com Quiabo: basta temperar o frango com o suco de um limão e, enquanto o tempero apura, refogar o quiabo em uma panela com óleo. Depois, reserve o legume e, na mesma panela, refogue os pedaços de frango com cebola e tomate, e acrescente água. Depois de cozido, é só juntar o quiabo à carne, deixar no fogo por mais 5 minutinhos e está pronto!

E essa não é a única maneira de preparar a iguaria, você também pode acrescentar outros ingredientes e dourar o quiabo até ficar crocante – como apresentaremos nas receitas abaixo:

2. Frango Assado com Quiabo e Cenoura
3. Frango Ao Vinho Com Quiabo Crocante

Arroz com Pequi

Conhecido como “ouro do cerrado”, o pequi é um dos símbolos mais característicos da culinária mineira. Há quem diga que essa afirmação é um tanto polêmica, afinal, a briga entre mineiros e goianos pela propriedade cultural do pequi é bastante antiga! Mas o consenso chega quando o prato é servido, e mineiros e goianos se juntam para apreciar a combinação perfeita entre frango com quiabo e arroz com pequi!

4. Arroz com Frango e Pequi: nesta receita, juntamos os dois e cozinhamos o frango junto ao arroz – fica uma delícia! Super colorido!

Tutu de Feijão

O tutu de feijão é uma comida mineira deliciosa e muito fácil de preparar! Consiste no feijão engrossado com um pouco de farinha de mandioca até obter uma consistência mais espessa. Na versão tradicionalmente mineira, temos o feijão temperado com um pouco de linguiça e Maggi® Caldo Costela. Já na outra versão, quem ganha lugar é o Maggi® Caldo Bacon!

5. Tutu de Feijão à Mineira
6. Tutu de Feijão

Feijão Tropeiro

A história conta que essa receita surgiu quando os tropeiros, em suas viagens, tinham que se virar para preparar refeições com sustância utilizando os ingredientes que tinham à mão. Assim, a combinação de feijão, farinha de mandioca, ovos e temperos – alimentos pouco perecíveis – não poderia ser mais oportuna e deliciosa!

7. Feijão Tropeiro: nesta receita, o feijão preto é combinado com um pouco de linguiça calabresa, bacon picado, alho, cebola, ovos e folhas de couve fatiada.

8. Feijão Tropeiro Especial: e se quiser variar um pouco no sabor, acrescente o Maggi® Meu Segredo® à receita!

Vaca Atolada

O nome “vaca atolada” é bastante curioso quando pensamos na composição do prato. Entre as histórias contadas para explicar a origem, diz-se que, nas épocas chuvosas, os animais que andavam com os tropeiros atolavam nas estradas e tinham de ser sacrificados para não desperdiçar a carne. Assim, eles cozinhavam a proteína bovina com mandioca, raiz abundante na região, e desse modo teria surgido o nome do prato.

9. Vaca Atolada: é uma das comidas mineiras mais simples de preparar, você só precisa dourar a costela bovina na panela de pressão, acrescentar o tempero, e depois a mandioca. Deixe cozinhar por alguns minutos e está pronto para servir!

Veja outra maneira de preparar a receita adicionando um ingrediente especial, que faz toda a diferença: Maggi® Caldo Costela!

10. Vaca Atolada à Moda Maggi

Canjiquinha

Quem não conhece a canjiquinha mineira pode até confundi-la pelo nome similar à canjica doce, também conhecida como mungunzá em algumas regiões. Mas quando vemos o modo de preparo, percebemos que a única semelhança é a presença do milho entre os ingredientes.

https://www.receitasnestle.com.br/sites/default/files/styles/recipe_detail_desktop/public/srh_recipes/4e1bb34ae292f47c8dbc9b7bc557617f.webp

11. Canjiquinha: a canjiquinha mineira é feita com canjiquinha amarela, um produto derivado da moagem do milho em grãos médios. O ingrediente é cozido até amolecer, e acompanhado de costelinha de porco cozida com vários temperos. Uma delícia!

E dá para preparar a receita de outras maneiras também, deixando-a mais líquida ou mais cremosa – vai do seu paladar!

12. Canjiquinha de Milho Cremosa
13. Ensopado Caipira com Canjiquinha

Pão de queijo

Falar de comida mineira sem falar do pão de queijo é impossível! A combinação de polvilho azedo com queijo meia-cura caiu no gosto do Brasil todo e, aonde quer que vá, você ainda vai encontrar algum lugar vendendo pão de queijo!

14. Pão de Queijo Mineiro: esta é a versão mais tradicional da receita – são poucos ingredientes e o modo de preparo não poderia ser mais simples! Basta levar o óleo, o leite e a água ao fogo e, quando já estiver fervendo, adicionar a mistura, aos poucos, ao polvilho azedo. Depois, acrescente os ovos e o queijo, molde as bolinhas e é só assar. Servido com um cafezinho, fica bom demais!

E dá para fazer a receita com outros ingredientes também! Abaixo, apresentamos algumas opções feitas com aveia, chia e outros ingredientes deliciosos!

15. Pão de Queijo de Polvilho Doce
16. Pão de Queijo Maggi com Alecrim
17. Pão de Queijo Molico com Chia
18. Pão de Queijo com Aveia
19. Pão de Queijo Sem Ovo
20. Pão de Queijo de Batata Doce com Ninho Origem Vegetal
21. Pão de Queijo Incrementado
22. Pão de Queijo Diferente com Requeijão de Espinafre
23. Pão de Queijo de Liquidificador
24. Pão de Queijo de 3 Ingredientes com Mochaccino Canela


Doces típicos de Minas

Além dos pratos salgados, a comida mineira é conhecida por seus doces caseiros simplesmente deliciosos! Abaixo, apresentamos algumas receitas tradicionais e algumas variações, caso queira se inspirar e dar seu toque especial aos pratos!

Goiabada

A combinação de queijo com goiabada é tipicamente mineira. O queijo harmoniza perfeitamente com o doce da goiaba, equilibrando os sabores num dueto sem igual!

25. Delícia de Goiaba e Queijo Minas: nesta receita, unimos os dois ingredientes em uma releitura cremosamente deliciosa! O queijo minas é utilizado para preparar um creme com mel e raspas de laranja, que é colocado sobre uma caminha de Biscoito Nesfit® Aveia e Mel. Para fechar a montagem, um purê caseiro de goiabada é colocado por cima.

Bolo de fubá

26. Bolo de Fubá com Goiabada: a goiabada também pode ser usada para preparar o tradicional bolo de fubá. Basta fazer o bolo e, antes de levar ao forno, adicionar alguns cubinhos médios do doce. O segredo para a goiabada não ir parar no fundo da forma é passar os cubos na farinha antes de colocar na massa!

Você também pode preparar o bolo de fubá de diversas maneiras, com goiabada ou sem. Aqui vão algumas sugestões super saborosas!

27. Bolo de Fubá com Goiabada Cremosa
28. Bolo de Fubá Delícia Moça
29. Bolo de Fubá Moça
30. Bolo de Fubá de Liquidificador
31. Bolo de Fubá Cremoso
32. Bolo de Fubá sem Glúten

Bolo de Milho

33. Bolo de Milho do Arraiá: para acompanhar aquela prosa no lanche da tarde, nada melhor do que um bolo de milho com um cafezinho. Você só precisa de um pouco de milho-verde, farinha de trigo, óleo, Leite Moça® e coco ralado. Aí, é só seguir o passo a passo, e sucesso!

Há outras versões que você também pode gostar! Veja mais:

34. Bolo de Milho Cremoso
35. Bolo de Flocão de Milho
36. Bolo de Milho com Farinha Láctea

Broa de Milho

37. Broa de Milho: por falar em café, vai uma broa de milho aí? A receita é feita com ovos, fubá, farinha de trigo, manteiga e um pouco de leite.

38. Casadinho de Broa de Milho: se quiser incrementar a receita, que tal preparar esse casadinho de broa de milho com recheio de goiabada cremosa?

Doce de Leite

39. Doce de Leite Caseiro: é um dos doces típicos mais tradicionais da comida mineira! Você pode prepará-lo em casa colocando uma lata de Leite Moça® para cozinhar na pressão. Após 20 a 30 minutos, é possível obter um doce de leite de colher; de 30 a 40 minutos, um doce de leite firme; e de 40 a 50 minutos, um doce de leite de corte.

Doce de Abóbora

40. Doce de Abóbora com Coco: o doce de abóbora com coco é uma das sobremesas mais tradicionais da comida mineira – e o mais legal é que o preparo é caseiro do começo ao fim! Você pode chamar a família toda e colocar a prosa em dia enquanto preparam o doce, assim como faziam antigamente.

Dá para preparar a receita com menos açúcar e em outras versões, com texturas diferentes e que incluam mais ingredientes. Confira:

41. Doce de Abóbora sem Açúcar
42. Doce de Abóbora Cremoso
43. Doce de Abóbora com Beijinho Moça
44. Doce de Abóbora com Requeijão e Gengibre

Doce de Mamão

45. Doce de Mamão: por fim, o doce de mamão! A textura desse doce é surreal: ele é bem durinho por fora e macio por dentro. Então, quando você morde, o doce “explode” na boca, produzindo uma sensação muito gostosa.

46. Doce de Mamão Verde: para quem gosta da versão cremosa, também temos esta receita de doce de mamão verde com cravo e canela!

Com essas receitas, você pode preparar uma refeição típica mineira e surpreender toda a família com os sabores tradicionais da fazenda! E, se quiser conhecer mais preparos deliciosos, não deixe de visitar as demais publicações aqui no Receitas Nestlé!


Perguntas frequentes

  • Quais são os pratos da comida mineira?

    Frango com quiabo, tutu de feijão, feijão tropeiro e pão de queijo são algumas das receitas tradicionalmente mineiras – mas existem várias outras que compõem a riquíssima culinária local.

    Qual é a comida mineira mais famosa?

    Se não for a mais famosa, o pão de queijo é, sem dúvidas, uma das comidas mineiras mais populares em todo o Brasil. Entretanto, o doce de leite e a cachaça artesanal também são fortes concorrentes ao posto!

    Quais são os doces típicos mineiros?

    Entre os doces típicos mais conhecidos estão o doce de leite, a goiabada, o doce de mamão e os bolos caseiros.