Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Receitas com Mandioca: 42 deliciosos pratos doces e salgados

Venha conhecer receitas com mandioca para variar todos os dias nas entradas, sobremesas e pratos principais!

Mandioca, macaxeira, aipim... seja qual for o nome utilizado, essa raiz está presente em milhares de cozinhas ao redor do país. Herança indígena, o uso da mandioca se popularizou no Brasil por ser um alimento acessível e de fácil cultivo. Além de possuir grande valor nutricional, a mandioca oferece uma gama de possibilidades de preparos, de pratos doces a salgados. Pensando nisso, no artigo de hoje, nós listamos uma diversidade de receitas com mandioca, com deliciosas sugestões de entradas, pratos principais e sobremesas!


Receitas com Mandioca Frita

Bolinho de Macaxeira

A mandioca frita é um dos clássicos das receitas com mandioca. Ela cai bem como acompanhamento de diversos pratos principais, principalmente com as carnes.

1. Mandioca frita: fazer essa receita é muito simples: basta cozinhar a mandioca por alguns minutos, deixar esfriar e em seguida fritar em óleo quente até que fique dourada.
2. Bolinho de Macaxeira: para quem prefere um petisco mais elaborado, o bolinho de mandioca é uma opção deliciosa e fácil de fazer. É ótima tanto como entrada quanto como acompanhamento.


Receitas com Mandioca Assada

Croquete de Carne com Mandioca e Molho de Mostarda

3. Mandioca ao Forno com Queijo: assada no forno e servida acompanhada de queijo meia-cura, essa receita de mandioca é ideal para quem aprecia a raiz como petisco, mas não gosta de consumir frituras.
4. Mandioca Assada com Parmesão: se você não é muito fã de queijo meia-cura, essa receita pode ser uma ótima opção! O modo de preparo é o mesmo, basta cozinhar a mandioca, temperar e levar ao forno. A diferença está no toque final do prato: em vez de meia-cura, você vai finalizar com queijo parmesão.
5. Costela com Mandioca: para quem busca uma receita com mandioca deliciosa e fácil de fazer, esse prato é o ideal. O preparo é rápido: basta cortar os legumes, temperar a costela e levar todos os ingredientes ao forno por 2 horas.
6. Assadeira de Mandioca com Carne-Seca: essa receita com mandioca traz uma deliciosa releitura de uma combinação que é típica do nordeste. Em vez de servir os ingredientes separadamente, com a mandioca é usada para fazer um purê que depois é misturado com a carne para ser levado ao forno.
7. Croquete de Mandioca: se você gosta de salgadinhos, mas não é muito fã de fritura, não deixe de conferir essa receita com mandioca! Em vez de ser frito em óleo, esse croquete recheado com carne é levado ao forno por 30 minutos, e depois é servido com um delicioso molho caseiro de mostarda.


Receitas com Mandioca Cozida

Vaca Atolada à Moda Maggi

Receitas com mandioca cozida são os preparos mais versáteis dessa raiz, podendo servir tanto de entrada quanto de prato principal. Preparada desta maneira, a mandioca pode integrar refogados de legumes e pratos deliciosos com carne.

8. Mandioca Saborosa: para quem gosta de sentir a mandioca como sabor predominante, essa receita é uma ótima opção! Simples de fazer, para prepará-la basta cozinhar a mandioca por 15 minutos, temperá-la com MAGGI Tempero e Sabor e depois servir com coentro.
9. Cozido com Mandioca e Linguiça: essa receita com mandioca traz a raiz combinada com vários outros ingredientes, como linguiça de porco, carne bovina e cenoura. É uma explosão de sabores que vai trazer muito brilho ao seu prato de entrada!
10. Refogado de Mandioca e Carne-Seca: falando em receita com mandioca, a carne-seca não poderia ficar de fora! Nesse prato, a raiz é cozida e servida com carne-seca desfiada.
11. Cozido à Brasileira: nessa receita com mandioca, vários ingredientes conhecidos da cozinha brasileira são unidos em um só preparo: são combinados com a mandioca a batata-doce, a abóbora, a linguiça calabresa, a carne bovina, o repolho e muito tempero!
12. Cozido dos Pampas com Pirão: essa receita com mandioca traz a combinação de vários ingredientes em um cozido delicioso! Neste prato vai linguiça de porco, batata-doce, batata inglesa, abóbora pescoço e carne bovina temperada com MAGGI Caldo Carne.
13. Vaca Atolada: feita com costela de boi e mandioca, a receita leva esse nome pela consistência da raiz que, após o cozimento, cria um caldo cremoso no fundo da panela. A vaca atolada cai bem como prato principal nos almoços de domingo com a família.
14. Vaca Atolada à Moda Maggi: essa receita com mandioca traz uma versão supertemperada da vaca atolada tradicional. A costela de boi com mandioca agora vem acompanhada de cebola, suco de limão, salsa picada e coentro. E, é claro, não poderia faltar o tempero MAGGI Caldo Costela para dar um sabor todo especial!
15. Frango com Mandioca na Cerveja: para quem prefere carnes brancas, nós separamos essa receita com mandioca e frango. O cozimento dos alimentos é feito na cerveja preta, ingrediente que dá um toque especial ao prato.


Receitas com Mandioca: Caldos e Sopas

Feijão com Carne-seca e Mandioca

Não dá para falar de receitas com mandioca sem mencionar os caldos e as sopas. Esses preparos são uma das melhores maneiras de aproveitar todo o sabor da mandioca. Os caldos e sopas caem bem no inverno, mas também podem ser saboreados como entrada ou acompanhamento de pratos principais em outras épocas do ano.

16. Sopa de Mandioca com Couve: nessa receita de sopa, a mandioca vem acompanhada da couve. Essa combinação é temperada com cebola, cebolinha-verde e MAGGI Caldo Legumes.
17. Caldinho de Camarão e Coentro: essa receita com mandioca e camarão é uma ótima opção de entrada ou prato principal nos dias mais frios.
18. Caldinho de Mandioca e Shitake: para quem não gosta de utilizar produtos de origem animal em seus pratos, essa receita com mandioca e cogumelo shitake é uma alternativa muito saborosa de caldo vegetariano.
19. Bobó de Camarão: essa receita com mandioca cozida traz ao paladar sabores tipicamente brasileiros. Ela é feita com camarões frescos, leite de coco, azeite-de-dendê, cebola e purê de tomate.
20. Bobó de Frango: muitas pessoas têm alergia ou não gostam de frutos do mar. Se você é uma delas, não deixe de conferir essa versão de bobó com recheio de peito de frango.
21. Feijão com Carne-Seca e Mandioca: nesta receita, o caldinho do feijão-de-corda é engrossado com dois ingredientes muito saborosos: a mandioca e a carne-seca.


Receitas com Mandioca: Escondidinho

Escondidinho de Lombo Suíno

 

O escondidinho é um prato tipicamente brasileiro que surgiu na região Nordeste. Essa receita com mandioca era originalmente composta por um purê gratinado com queijo coalho que “escondia” o recheio de carne-seca. O prato se popularizou pelo país e agora é possível encontrá-lo em diversas versões com queijos e recheios variados.

22. Escondidinho de Carne-Seca: se é para falar de escondidinho, nós não poderíamos deixar de iniciar com a receita tradicional. Nela, o recheio de carne-seca é coberto por um delicioso purê de mandioca gratinado com queijo.
23. Escondidinho de Carne-Seca com Bacon: para quem quer dar um up no tradicional escondidinho, nesta receita o purê de mandioca é complementado com todo o sabor que o MAGGI Creme de Cebola com Bacon pode oferecer.
24. Escondidinho de Carne-de-Sol: essa receita com mandioca é uma outra alternativa para quem gosta da versão mais tradicional. Nesse prato, a carne-de-sol é utilizada como recheio e o escondidinho é gratinado com parmesão ralado.
25. Frango escondidinho: das novas versões desse prato tipicamente nordestino, o escondidinho de frango é certamente o favorito de muitas pessoas! Nessa receita com mandioca, o purê gratinado com parmesão esconde um recheio cremoso feito de frango e requeijão NESTLÉ.
26. Escondidinho de Lombo Suíno: nessa receita de escondidinho, o recheio é feito de lombo suíno temperadinho com alho, cebola, tomate e cebolinha-verde.


Receitas com Mandioca: Farofa

Farofa de Linguiça

Dos alimentos derivados da mandioca, o que mais está presente na mesa dos brasileiros é, sem dúvida, a farinha. A farinha de mandioca está presente em diversas receitas doces e salgadas, mas nenhuma delas é tão consumida quanto a farofa. Pensando nisso, nós preparamos uma seleção com deliciosas receitas de farofa de mandioca superfáceis de fazer, para você utilizar como acompanhamento em seus almoços e jantares.

27. Farinha de Mandioca Temperada: essa receita de farinha temperada é uma boa pedida para quem gosta de ter a farinha de mandioca como acompanhamento durante as refeições.
28. Farofa de Mandioca com Tomate e Milho Verde: se você gosta de dar uma incrementada nas receitas tradicionais, aposto que vai gostar dessa farofa de mandioca. Dessa vez, a farinha vem acompanhada de tomate, milho verde, cebola e salsinha picada.
29. Farofa de Mandioca com Linguiça: prática e gostosa, essa receita de farofa de mandioca recheada com ovos cozidos e linguiça refogada é uma ótima opção de acompanhamento para o tradicional arroz com feijão.
30. Farofa de Mandioca Especial: feita com cebola e farinha de mandioca refogadas na manteiga, essa receita de farofa é simples e muito saborosa. Ela cai bem como acompanhamento para frango e carnes vermelhas.
31. Farofa de Mandioca com Maçã e Passas: para quem gosta de uva passa na comida, essa receita de farinha de mandioca com maçã pode ser uma ótima pedida! Simples de fazer, basta acrescentar todos os ingredientes em uma panela com óleo e mexer até misturar bem.
32. Farofa de Mandioca com Coco e Laranja: se você está procurando uma receita de farofa diferente, essa pode ser uma boa pedida! Feita com biju e recheada com coco e raspas de laranja, essa farofa faz uma brincadeira deliciosa com sabores doces e salgados.
33. Farofa de Mandioca com Jerimum: essa receita de farofa é feita com farinha de mandioca, jerimum cozido (abóbora), cebola, coentro, salsa e cebolinha-verde. Ela cai bem como acompanhamento para diversos pratos.
34. Farofa de Mandioca com Cebola e Cebolinha: para quem está à procura de um acompanhamento gostoso e com poucos ingredientes, essa receita de farofa é ideal! Refogada com cebola caramelizada, a farinha de mandioca ganha um tempero especial com o MAGGI Caldo Bacon


Receitas com Mandioca: Pão de mandioca

Pão de Mandioca Cozida

Mais do que compor pratos e petiscos saborosos em almoços e jantares, a mandioca também pode estar presente no café da manhã e no lanche da tarde como um delicioso pãozinho. Alguns dizem que a confeitaria é a parte mais difícil da cozinha, mas, com as nossas receitas, você vai ver como fazer seu próprio pão pode ser fácil e muito gostoso!

35. Pão de Mandioca: o preparo desse pão de mandioca é muito simples! Basta acrescentar à mandioca cozida o fermento já dissolvido. Enquanto esses ingredientes são misturados na batedeira, acrescente a farinha aos poucos, até obter uma massa lisa que desgrude das mãos. Deixe crescer por meia hora e depois modele os pãezinhos. Feito isso, deixe descansar por mais alguns minutos e depois leve ao forno por 15 minutos até que fiquem dourados.
36. Pão de Doce mandioca: além de pão salgado, também é possível fazer pão doce de mandioca! A receita do pão doce é um pouco diferente do pão salgado, mas também é muito simples de fazer: para esse preparo, você vai precisar de leite condensado MOÇA, farinha de trigo, manteiga, ovos e mandioca cozida.


Receitas com mandioca: Bolos

Bolo de Mandioca Cozida

Os bolos ficam ainda mais gostosos se feitos com mandioca! Confira algumas receitas deliciosas e fáceis de fazer, para adoçar ainda mais o seu lanche da tarde.

37. Bolo de Mandioca Cozida: feito com mandioca cozida, leite condensado MOÇA, leite de coco e coco ralado, essa receita de bolo cai muito bem como sobremesa ou lanche da tarde.
38. Bolo de Macaxeira Moça: para quem gosta de combinar sabores doces com salgados, essa receita de bolo de mandioca pode ser uma boa pedida! Na massa são combinados o coco fresco com o leite MOÇA e uma pitada de queijo parmesão ralado, que traz todo um aroma e sabor especiais à receita.
39. Bolo Pé de Moleque: esse bolo traz a releitura de um doce tipicamente brasileiro, o pé de moleque. Em vez de amendoim, a oleaginosa utilizada no bolo é a castanha-de-caju. Junto a ela, são adicionados o Nescafé, a mandioca cozida, o leite de coco, os ovos e uma série de especiarias, como canela e cravo-da-índia, que conferem à receita um aroma maravilhoso.


Receitas com Mandioca: Doces

Quindim sem Ovos

Além dos pães e bolos, também é possível fazer doces com mandioca. Confira abaixo algumas deliciosas receitas com mandioca para as suas sobremesas!

40. Bom-Bocado de Mandioca e Coco: o bom-bocado é um doce tipicamente português. Nessa releitura abrasileirada, tão gostosa quanto a tradicional, ele é feito com mandioca crua ralada, leite de coco, coco fresco e leite condensado MOÇA.
41. Bom-Bocado Mandioca Moça: essa versão de bom-bocado traz leite condensado em dose dupla! Além de estar na massa, o doce é finalizado com o bico pitanga do saco de confeitar, dando o último toque de leite MOÇA de colher.
42. Quindim sem Ovos: se você não come quindim porque não gosta do cheiro de ovos, não deixe de conferir essa receita com mandioca! Tão delicioso quanto sua versão original, esse quindim tem entre seus ingredientes mandioca e coco ralados, leite NINHO Integral, leite de coco e açafrão.

Agora que você já conhece diversas maneiras de utilizar a mandioca e seus derivados na cozinha, chegou o momento de escolher a sua receita favorita e colocar a mão na massa!

Se você gostou dessas dicas e quer conhecer mais receitas para inovar todos os dias na cozinha, não deixe de acompanhar as publicações do Receitas Nestlé!


Perguntas Frequentes

  • O que dá para ser feito a partir da mandioca?

    É possível fazer diversas receitas com mandioca, pois a raiz é um ingrediente muito versátil. Além de pratos doces e salgados, os derivados da mandioca (beiju, polvilho, tapioca, farinha de mandioca) também podem compor inúmeros preparos.

  • Posso comer mandioca crua?

    Não é recomendado comer mandioca crua, pois nesse estado a raiz possui substâncias que podem causar intoxicação, levando a vômitos e tontura.

  • Dá para cozinhar mandioca sem panela de pressão?

    Você não precisa, necessariamente, utilizar a panela de pressão para fazer receitas com mandioca. A raiz também pode ser preparada em panelas comuns. Contudo, o processo de cozimento vai ser mais lento e pode levar mais tempo para a mandioca ficar pronta.

pixel