Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

53 receitas com repolho para uma refeição leve e saudável

Conheça as mais variadas formas de usar o repolho roxo ou verde nas receitas

O repolho é um vegetal que combina com muitos pratos. As saladas, por exemplo, são receitas com repolho muito apreciadas, porque têm um sabor marcante e são cheias de nutrientes. E por falar em nutrição, com o repolho sua dose diária de vitaminas e minerais estará sempre em alta.

Mas também dá para fazer sopas, cozidos, salpicão e uma enorme variedade de pratos – desde os mais simples, como repolho refogado, até os mais requintados. Aproveite essas 53 receitas com repolho e faça refeições leves e saudáveis todos os dias!


Saladas de repolho para uma refeição leve

1. Coleslaw: Salada de Repolho: leve, saudável e prática, essa salada de repolho com maionese é maravilhosa. O prato ganha os sabores adocicados da cenoura e uvas-passas brancas para ficar agridoce. É só misturar todos os ingredientes em um recipiente, colocar na geladeira e servir.

2. Vinagrete Suave e Saladinha Cremosa Fresquinha (Salada Dupla do Poder): nessa receita super saborosa, o repolho roxo ganha o reforço do tomate, orégano, milho e cenoura. A cremosidade da saladinha fica por conta do iogurte natural, que acrescenta muito sabor. Misture o vinagrete à salada e sirva em potinhos, ou acompanhando torradinhas de pão integral.

3. Salada Completa: essa salada de repolho roxo também leva alface, cenoura, salsão e peito de peru defumado. O molho de iogurte fica incrível, com um leve toque de mostarda para que o sabor seja mais marcante. É só misturar os ingredientes e servir com um frango grelhado ou outro acompanhamento de sua preferência.

4. Salada com Molho Refrescante e Frutas: se a intenção é saborear apenas uma salada de repolho sem nenhum acompanhamento, faça essa receita. Os vegetais são combinados com morangos e uvas-verdes, e regados com um molho de iogurte muito saboroso.

5. Salada da fazenda: é uma salada de repolho roxo deliciosa preparada com alface, acelga, cenoura, cebola e pimentão. O tempero para o prato é levemente picante e ganha o frescor da salsa e do salsão. Sirva a salada sobre as folhas de alface, para o prato ficar bem bonito.

6. Salada Colorida com Trio de Molhos: é feita com 3 opções de molho: laranja com pimenta rosa, queijo e ervas e vinagrete de abacaxi. Fica uma mistura de sabores impressionante e muito gostosa.

7. Salada Fatuche: é uma salada muito saborosa feita com tomate, pepino, cebola, rabanete, alface americana e rúcula. Dá para adicionar repolho roxo cru cortado bem fininho, para ficar ainda mais gostosa e nutritiva. A receita indica um molho bem diferente, para deixar a salada incrível.

8. Salada Fresca: o segredo para essa salada ficar bem completa é adicionar, além do frango desfiado, repolho bem picadinho. O molho para acompanhar o prato é feito com mostarda, mel e iogurte. Fica irresistível.

9. Salada Agridoce: é feita com frango em tiras, alface crespa, alface americana, cebola roxa, vinagre balsâmico e azeite. Adicione repolho roxo, separando umas folhas para usar como base para colocar a salada em cima e servir com um toque bem requintado.

10. Salada de Abobrinha com Hortelã: deliciosa, essa salada é preparada com abobrinha, hortelã e queijo branco. Para quem ama uma crocância na salada, é só adicionar castanha-de-caju. O molho indicado na receita é maravilhoso, feito com limão-siciliano e vinagre balsâmico.

11. Salada de Cevadinha com Lentilha, Abobrinha Grelhada e Pesto de Agrião: é mais uma salada que combina muito bem com repolho roxo cortado em tirinhas bem finas. Prepara e cevadinha, o pesto, monte e sirva em seguida.


Repolho com recheios para entradas

12. Charutinhos Express: é um charuto de repolho com carne moída e arroz que se transforma em uma refeição completa. A carne e o arroz são temperados e cozidos juntos e depois envolvidos nas folhas de repolho para serem levados ao forno. Fica uma receita bem diferente, sofisticada e gostosa.

13. Charutos Especiais: são charutos de repolho recheados com carne moída e arroz e cozidos em molho à base de caldo de legumes. A receita é finalizada com extrato de tomate. Sirva os charutos acompanhados com pão de sua preferência.

14. Charutos de Folha de Uva: a base do recheio aqui também é a carne moída e o arroz, mas as folhas de uva para enrolar os charutos são o diferencial da receita. Para deixar os charutos com um sabor suave, os vegetais são primordiais. Acrescente uma porção de repolho roxo para dar mais sabor.

15. Wrap Integral com Pasta de Rúcula, Repolho Roxo e Frango: é um sanduíche com pão sírio e uma pasta maravilhosa preparada com rúcula, queijo branco, repolho e frango. Embrulhe com guardanapos coloridos e presos com barbantes, para ficar bem charmoso na hora de servir.

16. Wrap Mediterrâneo: se é para falar de Wrap, vamos com essa receita de dar água na boca. O pão para formar o rolinho é o pão folha integral. Para o recheio, iogurte Grego light, azeitonas pretas, orégano fresco, tomate seco e rúcula. E, para ficar mais gostoso e nutritivo, adicione uma porção bem caprichada de repolho.

17. Wraps Suculentos de Carne: utilize pães folha para preparar os rolinhos, recheando com coxão mole cortado em tiras cozido e cenoura. A salada do sanduíche é feita com rúcula, tomate e mozarela, e você pode ficar à vontade para adicionar repolho.

18. Wrap de Filé de Frango com Guacamole: uma entrada maravilhosa e surpreendente. Além do mais, esse Wrap é delicioso, feito com filés de frango, abacate, cebola roxa e pães folha integral. Para incrementar mais o recheio, corte uma porção de repolho roxo em fatias bem fininhas e adicione ao preparo.

19. Rolinho Primavera de Legumes com Molhos: o repolho cru entra no preparo do recheio dessa receita maravilhosa, que leva dois tipos de molhos para dar mais sabor. Utilize massa filo pronta para fazer os rolinhos primaveras e sirva como entrada.

20. Rolinho de Tapioca de Ninho Origem Vegetal com Patê Cremoso: essa receita é muito gostosa feita com goma de tapioca, ricota, sal, azeite, cenoura e alface, fica ainda mais nutritiva com a presença do repolho. Adicione uma porção do vegetal e deixe tudo mais saboroso.

21. Rolinho de Pão com Patê Cremoso de Atum com Ninho: feito com cenoura ralada, esse rolinho fica mais completo com o acréscimo de repolho. As receitas de repolho são sempre muito nutritivas – e nessa aqui dá para adicionar o vegetal, que se mistura facilmente aos outros ingredientes.


Sopa com repolho para aquecer os dias frios

22. Minestrone à moda Maggi: para quem não abre mão de uma comida quentinha para aquecer os dias frios, essa é a receita ideal. Rápida e deliciosa, basta fazer o repolho refogado junto com a calabresa e depois misturar os outros ingredientes. O segredo para essa sopa ficar bem encorpada é adicionar feijão cozido.

23. Minestrone: é uma sopa de repolho deliciosa, com feijão e macarrão. A receita é preparada também com linguiça, cenoura e batata, e fica bem nutritiva. É ótima para servir com pão francês fresquinho ou torradas.

24. Sopa do Campo: tem um preparo muito prático e fica deliciosa. Além disso, o repolho verde cortado em tirinhas finas fica perfeito para ser adicionado a essa receita. Sirva ainda quente, acompanhada com o pão de sua preferência.

25. Sopa de Couve com Batata: a couve e o repolho crespo combinam muito bem neste prato. A sopa de carne com conchinhas fica deliciosa com batatas e bacon, e os vegetais se encarregam dos nutrientes.

26. Sopa Colonial: essa sopa deliciosa e cheia de vegetais precisa de um ingrediente a mais: o repolho verde. A sopa de repolho é sempre muito nutritiva, ainda mais se o vegetal é adicionado a um prato já recheado de outros ingredientes naturais. Essa fica bem leve, ótima para tomar em noites frias.

27. Sopa de Galinha Nutritiva: preparar receitas com repolho é muito fácil e essa sopa é um dos exemplos. Basta colocar uma porção de seu gosto de repolho roxo bem picadinho e ela vai ficar ainda mais saborosa e saudável.

30. Sopão Carne com Legumes e Linguiça: entre os legumes dessa sopa tem tomate, couve e batata. Então, basta adicionar o repolho para fazer uma receita com repolho maravilhosa. É uma sopa fácil de preparar, que fica pronta rapidinho e rende 8 porções.

31. Sopa de Alho-poró, Cenoura e Mandioquinha: o alho-poró é cortado em rodelas; a cenoura é ralada no ralo grosso; e a mandioquinha, cortada em cubos. E, para não ficar faltando mais nada, corte repolho roxo em fatias bem finas e adicione à receita.

32. Sopa de Cenoura, Vagem e Mandioquinha: a dica da receita é que você pode adicionar o legume que preferir – especialmente os da safra, que geralmente estão mais baratos. O repolho verde é um vegetal que sempre está em alta e tem um ótimo preço.

33. Sopa de Carne com Legumes: as proteínas da carne unidas às vitaminas e minerais dos legumes deixam esse prato super saudável. É uma sopa saborosa feita com cenoura, batata, mandioquinha e chuchu, que fica melhor ainda com repolho adicionado aos ingredientes.

34. Sopa de Legumes (cenoura, batata, tomate e manjericão): e o que tem que estar nessa sopa, sem falta, é o repolho verde. As receitas com repolho são ricas em vitaminas A e C, ótimas para aumentar a imunidade. Sirva quentinha e aproveite para ficar aquecido sem precisar de cobertor.


Salpicão para fazer com repolho

35. Salpicão de Atum, Repolho e Iogurte: delicioso, esse salpicão de repolho também leva cenoura, e pimentões. A receita indica como preparar um molho incrível para misturar ao salpicão feito com iogurte natural, vinagre balsâmico e azeite.

36. Salpicão Surpresa: essa é uma receita ótima para apresentar em ocasiões especiais. O repolho servirá como base para servir o salpicão. Mas, antes, é preciso retirar o talo mais duro e algumas folhas para a receita com repolho ficar perfeita. Deixe para colocar o salpicão dentro da base de repolho na hora de servir o prato.

37. Salpicão: essa é aquela receita bem tradicional. A salada de repolho roxo, para entrar no prato, ganha também os sabores do pimentão, cenoura e cebolinha-verde. Utilize uvas-verdes sem caroço para dar o toque adocicado que a receita pede e finalize com um molho fantástico indicado na receita.

38. Salpicão de Peru: muito saboroso, é preparado com peru, maçã, salsão, batata, milho-verde e nozes. A dica é adicionar repolho roxo. Além de dar um sabor suave, também deixa o prato bem colorido. Para o molho, o indicado é usar creme de leite.

39. Salpicão de Verão: leva salsa, salsão, batata, azeitona e frango; é só acrescentar repolho verde e o salpicão estará completo. Creme de leite, mostarda e suco de limão deixam a receita muito saborosa e com uma textura impressionante.

40. Salpicão de Frango: delicioso, é feito com frango, azeite, requeijão, batata, salsão, cenoura, amêndoas, uvas-passas brancas e sal. A indicação nessa receita é adicionar repolho bem picadinho e finalizar com batata palha para dar um leve toque crocante.

41. Salpicão de Frango Diferente: é aquela receita para quem não dispensa o adocicado das uvas-passas e o crocante das maçãs. Fique à vontade para adicionar a porção que desejar de repolho, para a receita ficar bem saborosa.

42. Salpicão de Frango Tradicional: é aquele salpicão em que vai tudo que a gente mais gosta: frango, batata, milho, ervilha, cenoura, salsão, maçã e uvas-passas. Para ficar completo, coloque também repolho roxo e finalize com creme de leite: fica perfeito.

43. Salpicão Fácil de Bacalhau: se tem um item que dá sabor a qualquer prato é o bacalhau. Nesse salpicão ele se mistura à cenoura, à maçã e a outros ingredientes incríveis – assim como ao repolho liso, que poderá ser adicionado na quantidade que preferir.


Pratos especiais com repolho

44. Repolho Refogado: se você tiver alguma dúvida de como fazer repolho refogado, vamos te mostrar uma receita bem simples e rápida que fica deliciosa. Com apenas 4 ingredientes e seguindo 4 passos, o vegetal estará pronto para ser saboreado com bacon, um item que deixa qualquer comida mais gostosa.

45. Cozido à Brasileira: essa é uma receita de repolho daquelas bem ricas em nutrientes. O cozido é preparado com linguiça calabresa seca em rodelas e fica muito gostoso. Também entram na lista de ingredientes abóbora e batata-doce. Aproveite o caldo da carne e prepare um delicioso pirão para acompanhar.

46. Cozido dos Pampas com Pirão: aquele panelão de cozido só fica completo se for preparado com repolho. O pirão é feito com o caldo do próprio cozido e com farinha de mandioca. Adicione linguiça de porco picada para ficar ainda mais saboroso.

47. Filé de Frango com Vinagrete Especial: para uma refeição completa, basta acrescentar arroz, e o almoço ou jantar estarão prontos. O frango fica maravilhoso e o vinagrete é muito fácil de preparar – basta misturar todos os ingredientes indicados e colocar na geladeira.

48. Okonomiyaki (Panqueca Japonesa): é uma receita surpreendente e muito saborosa, feita com repolho e maionese. Pimenta-do-reino e gengibre em pó deixam o sabor dessa panqueca bem marcante. Prepare um molho delicioso para servir junto com a panqueca.

49. Yakissoba de Carne: delicioso, é feito com carne, cenoura, cebola, couve-flor, pimentão, repolho, molho de soja e saquê. Se estiver com vontade de comer esse yakissoba especial, mas falta o macarrão, pode usar o tipo talharim que também funciona muito bem.

50. Paella: esse prato incrível fica muito saboroso, pois é feito com ingredientes variados e deliciosos como frango, lombo de porco, camarão e linguiça calabresa. O repolho entra como um dos vegetais que enriquecem a receita com seus muitos nutrientes.

51. Hambúrguer Caseiro com Toque Alemão: o hambúrguer artesanal feito com dois tipos de carne se completa com uma salada de repolho saborosa e bem natural. Se preferir, faça com minipães, para render 16 porções.

52. Frango Assado ao Vinagrete: saboroso feito com peito de frango, salsão, repolho roxo e pimenta biquinho. Fica perfeito para servir com folhas de alface lisa. Se preferir, adicione também arroz ao prato.

53. Costela com Cuscuz Marroquino: a carne fica super suculenta e muito saborosa, temperada com vinho tinto, pimenta-do-reino, cheiro-verde e outros ingredientes maravilhosos. O repolho roxo picado entra no preparo do cuscuz marroquino e fica irresistível.

Viu como o repolho combina com tudo? Agora que você tem tantas opções variadas de receitas com repolho, é só preparar o cardápio e aproveitar todas as dicas. Se quiser conhecer mais opções, acesse o site Receitas Nestlé e aproveite os mais de 4 mil pratos doces e salgados – além de bebidas – que a página oferece.


Perguntas frequentes

  • 1. Como fazer repolho?

    O repolho pode ser consumido cru, cozido ou refogado e entra nas mais variadas receitas. O vegetal entra no cardápio como acompanhamento, pode ser parte de uma receita de entrada ou virar o prato principal.

  • 2. Como fazer repolho refogado?

    Use meio repolho, 3 colheres (sopa) de bacon picado, 1 dente de alho amassado e 1 colher (sopa) de Maggi Fondor. Lave bem o repolho e corte-o em tirinhas bem finas. Reserve. Em uma panela, frite o bacon em sua própria gordura e junte o alho. Adicione o repolho e o Maggi Fondor e refogue por aproximadamente 5 minutos, até o repolho murchar um pouco. Desligue e sirva a seguir.

  • 3. Quais os benefícios do repolho?

    O repolho é rico em vitaminas A, B6, C e K, e também é fonte de manganês, potássio, cálcio, proteína e fibras. Esses nutrientes são bons para o metabolismo e ajudam no funcionamento do sistema nervoso. Além disso, são ótimos para fortalecer o sistema imunológico, melhoram a digestão e fazem bem ao coração.

  • 4. Quais os tipos de repolho?

    Existem vários tipos de repolhos, mas dois são os mais populares: o verde e o roxo:

    Verde: com cabeça densa e folhas externas verdes;

    Roxo: é semelhante à variedade verde, mas as folhas são vermelhas ou roxas; é muito mais rico em vitaminas C do que os outros.

pixel