Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

10 utensílios básicos de cozinha para presentear alguém

Ter uma cozinha completa é o desejo de várias pessoas. Veja 10 opções de presentes

PUBLICADO: 04/06/2021

Uma cozinha que se preze tem que ter pelo menos um fogão e uma geladeira. Esses dois itens são indispensáveis. Mas eles por si só não vão deixar esse cômodo da sua casa completo. E é aí que entram os utensílios básicos de toda cozinha, que vão desde talheres e louças, passando por panelas e refratários, até chegar nos eletroportáteis. Esse conjunto de ferramentas – podemos chamar assim – é que deixa sua experiência mais rica e prática na hora de cozinhar. Por conta disso, elas aparecem como ótimas opções na hora de presentear sua mãe, seu pai, ou aquele amigo que tenha acabado de se mudar para uma casa nova.

Então, se você acha que essas pessoas iriam ficar felizes com um presente desse, nós estamos aqui para ajudar. Separamos 10 utensílios básicos (alguns não tão básicos assim) que toda cozinha precisa ter. De quebra, para alguns deles separamos receitas que sua mamãe já pode preparar utilizando o novo utensílio. Vamos à lista?


1. Jogo de facas

Todo bom cozinheiro precisa de uma boa faca – e se for um conjunto delas, melhor ainda. Todos sabemos para que servem as facas, é óbvio, mas o que talvez você não saiba é como uma faca boa irá deixar sua vida ainda mais fácil na cozinha.

De frutas e verduras a carnes mais duras, uma faca de boa qualidade e bem amolada é sempre bem-vinda.


2. Um amolador de facas

Ora, do que adianta ter aquele jogo de facas magnífico se na hora de cortar ela estiver sem fio? E é aí que entra a importância de um amolador. Seja manual (mais conhecido como chaira) ou até mesmo um eletrônico (que torna o ato de amolar bem mais fácil), esse item vai ser necessário na sua cozinha.

Agora, um alerta: cuidado na hora de manusear esse utensílio. A combinação de faca amolada com a inexperiência pode trazer graves riscos.


3. Espátulas

Sejam de silicone ou de metal, as espátulas precisam fazer parte da sua cozinha. Elas são essenciais em vários preparos de alimentos. Então anote aí: uma boa cozinha precisa de boas espátulas.


4. Jogo de Panelas

Não existe cozinha sem panela, não é mesmo? Um jogo de panelas pode ser um presente que as pessoas irão adorar. E as opções são inúmeras. Há panelas de alumínio, antiaderentes, de aço inoxidável, barro, ferro fundido, cerâmica... se a gente for falar todas vamos passar o dia aqui.

Pergunte a quem você vai presentear qual tipo de panela a agrada mais e a presenteie. É importante ter em uma cozinha frigideira, caçarolas, panela de pressão, entre outras.


5. Formas e refratários

Assim como as panelas, as formas e refratários são essenciais em uma cozinha. Dificilmente você conseguirá fazer um bolo ou uma lasanha sem elas. Há de todos os tipos e tamanhos, numa variedade de materiais: vidro, aço, ferro e até mesmo silicone.

Que tal surpreender e montar um kit com várias opções de formas e refratários? Com certeza a pessoa presenteada irá amar.


6. Copos e colheres medidores

Olha, se tem um item que parece bobo, mas que vai deixar sua vida muuuuuito mais fácil na cozinha são os copos e colheres medidores. Ou vai dizer que você nunca se embananou na hora de preparar uma receita que pedia uma quantia X de algum ingrediente, por exemplo?

Então, esse presente é uma ótima escolha. E com ele em mãos, é só escolher um prato em Receitas Nestlé e prepará-lo sem errar nenhuma medida.


Eletroportáteis

Falamos acima de seis utensílios básicos que toda cozinha precisa ter. Mas uma boa cozinha também precisa de eletroportáteis para ser realmente completa, não é mesmo? Então separamos quatro deles, acompanhados de 15 receitas cada para a pessoa inaugurar o presente.


7. Liquidificador

Com certeza esse é um utensílio que não pode faltar na sua cozinha. Um liquidificador é extremamente útil (e, em alguns casos, necessário) para preparar inúmeras receitas, de sucos a tortas salgadas. Então vamos à lista:

Mini Coxinha de Liquidificador com Café au Lait

Brigadeirão Nescau

Vitamina de Ninho Vegetal

8. Micro-ondas

Quem busca praticidade na cozinha não pode abrir mão de ter em casa um forno micro-ondas. Pense num aparelho que facilita e muito a vida do cozinheiro. Desde apenas esquentar uma comida a preparar receitas rápidas, esse utensílio é fundamental de se ter em casa, e com certeza sua mãe vai querer um.

E se a gente trouxer ainda uma lista de 15 receitas para preparar no micro-ondas? Fica ainda mais atrativo, não é? Então, lá vai a lista:

Pão de Microondas

Almôndegas Rápidas

Peixe com Legumes

9. Airfryer

É bem possível que você não considere esse utensílio como básico para uma cozinha. Talvez seja porque você ainda não tem um: além de deixar suas receitas bem mais saudáveis, a versatilidade deste equipamento pode te surpreender. Sua mãe vai poder fazer uma variedade imensa de receitas, de simples bolinhos de chuva a sobremesas. Com certeza é um presente que valerá a pena.

E se a gente mostrar 15 receitas? Fica melhor ainda, não é? Então chega de conversa e vamos aos pratos:

Tender na Airfryer

Romeu e Julieta na Airfryer

Lasanha de Berinjela na Airfryer

10. Batedeira

Assim como a fritadeira sem óleo, você deve estar dizendo que sua mãe consegue viver em uma cozinha sem uma batedeira. Bem, até pode ser verdade – desde que ela não tenha o costume de preparar bolos e sobremesas. Pois, caso tenha, esse utensílio se torna básico na cozinha. Ou vai querer deixar sua mãe batendo massa com as próprias mãos?

Separamos também 15 receitas que necessitam de batedeira para seu preparo. Vamos a elas:

Cookies Kids

Rocambole de Chocolate

Cupcake de Nescau

Bônus

Aproveitando o clima da data, incorporamos o espírito mamãe e decidimos trazer alguns utensílios bônus que sua mãe gostaria de ter na cozinha. Somos muito bonzinhos, hein? Lá vai a lista:

Fouet (pronuncia-se “fuê”)
Um utensílio que lembra um garfo da batedeira que irá ajudar sua mãe em preparos mais leves, como um molho branco ou uma omelete.

Termômetro
Está longe de ser algo indispensável na cozinha, porém pode quebrar um galho para a sua mãe. Nunca é demais ter utensílios que podem nos ajudar, não é?

Ralador
Diferente do termômetro, esse sim é um utensílio básico para toda cozinha. Pode ser útil para ralar verduras e legumes, como também queijos. Há de vários tamanhos e tipos.

Tábua de corte
Ninguém vai querer a mãe cortando as carnes e verduras em cima da mesa ou do balcão da pia, não é? Então, uma tábua de corte é muito bem-vinda. Você pode encontrá-la feita com materiais diferentes, como vidro ou madeira, por exemplo.

Peneiras
Outro item simples, mas com uma utilidade enorme. Toda cozinha precisa de uma peneira.

Pronto, agora talvez esteja mais fácil presentear sua mãe nesse Dia das Mães. Com essas opções de utensílios, qualquer cozinha ficará ainda mais agradável. E aproveite que a cozinha de sua mãe estará mais completa e, quando passar essa pandemia, faça uma surpresa e vá cozinhar para ela. Afinal de contas, nossas mães merecem todo o amor do mundo.

Com a cozinha da sua mãe equipada, ela estará pronta agora para preparar qualquer uma das mais de 4 mil receitas listadas em Receitas Nestlé. Elas foram cuidadosamente selecionadas pelos nossos culinaristas e vão desde entradas e acompanhamentos, a pratos principais e sobremesas.


Perguntas frequentes

  • O que não pode faltar de utensílios na cozinha?

    Há uma lista enorme de opções, mas panelas, facas, alguns eletroportáteis,como liquidificador, microondas, airfryer... e outros utensílios, como peneira, colher medidora, e espátulas, são essenciais para qualquer cozinha.

  • Eletroportáteis são considerados utensílios?

    Sim. Liquidificador, batedeira, cafeteira, entre outros, são considerados utensílios de cozinha.


Fontes:

https://www.tasteofhome.com/collection/essential-kitchen-tools/

https://www.sheknows.com/food-and-recipes/articles/809383/top-10-kitchen-tools/