Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

40 receitas de macarrão para diferentes momentos do dia

Seja no almoço ou no jantar, o macarrão pode ser preparado de várias maneiras. Veja receitas e dicas.

PUBLICADO: 20/07/2021

Se existe um prato que cabe em vários momentos e com diferentes roupagens é o macarrão. Ele serve para o almoço, para o jantar e até para matar a fome da turma na casa de praia. Seja com salsicha ou com salmão, o macarrão é um prato democrático presente em quase todos os lares brasileiros. Por conta disso, separamos 40 receitas de macarrão, das mais simples às mais elaboradas. Confere com a gente.


Macarrão com frutos do mar


macarrao com atum cremoso

1. Macarrão com Atum Cremoso: feito na panela de pressão, esse macarrão é extremamente cremoso e delicioso.
2. Macarrão ao Molho Branco com Salmão: massa com frutos do mar é uma ótima combinação. E quando o fruto do mar é salmão, não tem como dar errado. Uma receita fácil que leva apenas 20 minutos para ficar pronta.


Macarrão com carne vermelha


macarrao de panela de pressao com carne

3. Macarrão com Ragú de Carne: macarrão combina com carne vermelha, né? E se for um ragú de músculo picado então, nem se fala. Reserve sua panela de pressão e os ingredientes, e mão na massa!
4. Macarrão de Panela de Pressão com Carne: uma delícia que leva apenas 20 minutos para ficar pronta. Ideal para aquele almoço de domingo com a família toda reunida.
5. Macarrão com Ragú de Costela e Agrião: outra opção de macarrão com ragú, dessa vez de costela. E para dar um toque todo especial, essa receita ainda conta com agrião e vinho tinto seco.
6. Macarrão com Tirinhas de Carne e Mozarela de Búfala: tirinhas de alcatra bem fininha e muçarela de búfala casam muito bem neste prato, que ainda tem tomate-cereja para trazer cor e frescor.
7. Macarrão à Bolonhesa: mais clássico que este prato, impossível. É praticamente o “pai dos macarrões”. Nessa receita, aprenda como fazer um macarrão à bolonhesa perfeito.


Macarrão com queijo


macarrao aos quatro queijos

8. Macarrão aos Quatro Queijos: um clássico, que leva queijo prato, provolone, parmesão e gorgonzola. Se é de queijo que você gosta, aqui está uma boa pedida
9. Macarrão Romance: com um saborosíssimo molho cremoso de gorgonzola e pinhões, esse prato leva apenas 20 minutos para ficar pronto. Praticidade e sabor em um prato só.
10. Macarrão à Fiorentina: uma mistura de macarrão, espinafre e queijos parmesão e prato, esta receita cremosa é uma ótima opção para acompanhar um vinho branco.
11. Macarrão ao Creme de Ricota e Ervas: leve e refrescante, esse prato feito com macarrão gravatinha leva apenas 20 minutos para ficar pronto. Uma boa escolha para um jantar a dois.
12. Penne ao Molho de Queijo e Brócolis: queijo e brócolis casam muito bem nessa receita leve e saborosa.
13. Macarrão Especial com Queijo e Tomate-Cereja: já no nome você sabe que vem algo especial por aí. Preparado com um queijo meia-cura, essa receita é de dar água na boca.


Macarrão e molho: uma dupla perfeita


macarrao ao molho sugo

14. Macarrão ao Molho Sugo: outro prato tradicional. Bastante consumido na Itália, o macarrão ao molho sugo, por mais simples que seja, é rico em sabor. Com queijo parmesão ralado, fica uma delícia.
15. Macarrão ao Pomodori Frescchi: uma deliciosa receita de macarrão parafuso com molho de tomate fresco, mozzarella de búfala e manjericão.
16. Macarrão com Molho da Mama: esse é para matar a saudade da casa da mamãe e da vovó. Receita simples, mas com muito sabor.
17. Macarrão ao Molho Branco: outra receita prática e rápida. Perfeita para aqueles dias em que não estamos com muito tempo para preparar a refeição.
18. Macarrão ao Molho de Creme de Cebola: um toque de sabor ao tradicional molho branco. Prática, essa receita leva apenas 10 minutos para ficar pronta. Fácil, não?
19. Macarrão ao Limone ao Creme: para quem gosta de um toque cítrico no prato, essa é uma excelente pedida. Essa receita é feita com limão, azeite, queijo parmesão, NESTLÉ Creme de Leite, manjericão, sal, noz-moscada e macarrão tipo parafuso.


Macarrão cremoso


macarrao cremoso de forno

20. Macarrão Cremoso de Forno: receita simples, que leva pouco mais de meia hora para ficar pronta. É cremosa, como o próprio nome já diz, e extremamente saborosa.
21. Macarrão Cremoso com Alho-Poró: abrindo a categoria do macarrão cremoso, temos essa receita simples, que leva alho-poró, requeijão, creme de leite, manteiga e, é claro, macarrão. Poucos ingredientes, muito sabor.
22. Macarrão Cremoso Orgânico Ninho: essa opção é para quem não abre mão de ingerir alimentos orgânicos em sua dieta. Além de extremamente saboroso, é um prato muito colorido, deixando sua refeição ainda mais saudável e bonita.
23. Macarrão Cremoso: com espinafre e castanhas-de-caju, essa receita alia o melhor da cremosidade com pitadas de crocância. Uma delícia.


Saladas de macarrão


salada de macarrao com frango defumado

24. Salada de Macarrão com Frango Defumado: quem disse que macarrão é só para o prato principal? Essa receita de salada de macarrão vai provar que você está errado.
25. Salada Prática de Macarrão: que é prática, não podemos duvidar – afinal de contas, está no próprio nome. Mas outra coisa que você não sabe, é que essa receita fica linda após o preparo. Uma ótima opção de entrada.
26. Salada de Macarrão Parafuso: outra salada leve e prática de fazer. Com presunto, queijo, azeitonas, salsinha, orégano e cebolinha, essa receita é uma explosão de sabores e deve ser consumida fria.


Receitas práticas com macarrão


macarrao Preguiçoso

27. Macarrão Preguiçoso: o nome já diz tudo. Para fazer é super simples. Para o molho, basta bater os ingredientes no liquidificador e levar para a panela por 15 minutos. Depois é só montar tudo em um refratário e levar ao forno. Moleza, hein? 28. Macarrão Rápido da Praia: essa opção é para aquele verão em que você junta sua turma na casa de praia e surge a dúvida: quem sabe cozinhar? Com essa receita, o problema deixará de existir.
29. Macarrão Ligeiro: está com pressa? Pronto, aqui está uma receita para você. Com bacon, salsa e cebolinha, esse prato é uma delícia e rapidinho de preparar.
30. Macarrão Express: 15 minutos. Esse é o tempo de preparo desse prato. Dá para fazer até no intervalo de um jogo de futebol. Praticidade que chama, né?


Mais receitas com macarrão


macarrao com cogumelos e file de frango

31. Macarrão com Cogumelos e Filé de Frango: prato leve e bonito. Com um preparo de apenas 20 minutos, essa receita é ideal para um jantar acompanhado de um bom vinho.
32. Macarrão de Forno Ninho: com queijo branco, palmito e azeitonas, essa receita é super simples de fazer, e uma ótima pedida para um jantar rápido.
33. Macarrão com Legumes Assados: com a necessidade de um pouco mais de tempo de preparo, essa receita leva beterraba, cenoura e batatas assadas. É uma explosão de sabores.
34. Macarrão com Frango e Milho-Verde: Rápido e fácil, o macarrão com frango desfiado e milho-verde é uma receita gostosa e bem completa, já que garante proteínas, fibras e carboidratos no mesmo prato.
35. Macarrão com Brócolis: ainda não havíamos trazido uma receita de macarrão ao alho e óleo, não é? Para incrementar, essa ainda tem o brócolis. Para finalizar, queijo parmesão ralado.
36. Macarrão com Pesto de Agrião (Macarrão Indestrutível): nome imponente, não? Nada mais é do que um delicioso prato, feito com agrião, azeite, queijo parmesão e macarrão tipo penne integral.
37. Macarrão com Abóbora: essa receita é feita com penne, acompanhado por molho de abóbora. Por fim, ainda é colocada uma cebolinha para dar uma acentuada no sabor.
38. Macarronada Nutren Kids: Uma opção super nutritiva, esta é uma receita fácil e prática para você preparar para as crianças.
39. Macarrão al burro e sálvia: essa receita é preparada com vinho branco, manteiga e sálvia. Leve e refrescante. Uma ótima pedida para um jantar à luz de velas com seu amor.
40. Macarrão ao Bacon: você pega o macarrão (que é uma delícia) e junta com o bacon (outra delícia), não tem como dar errado, né? Essa receita leva apenas 30 minutos para fazer e vai deixar você com água na boca.


Agora não faltam receitas deliciosas para você dar uma bela variada quando for preparar um macarrão. Para conhecer mais receitas de massas e muitas outras – são mais 4 mil receitas –, acesse Receitas Nestlé.


Perguntas Frequentes

  • Preciso colocar óleo na água para cozinhar macarrão?

    Não. Adicionar óleo à água ou à massa cozida para evitar que grude fará com que o molho escorregue do macarrão. Você também vai acabar deixando a massa gordurosa.

  • Preciso salgar a água em que vou cozinhar o macarrão?

    Sim. Salgar a água é sua única oportunidade de temperar a própria massa. A água precisa “ter gosto de mar” para dar sabor ao macarrão. Três litros de água requerem no mínimo 1 colher de sopa de sal.

  • Por quanto tempo devo cozinhar o macarrão?

    O tempo de cozimento ideal estará contido na embalagem do macarrão. Lembre-se que, se for adicionar o macarrão ao molho (e vice-versa), a temperatura do molho poderá continuar cozinhando o macarrão. Fique de olho para não ter uma massa que passou do ponto.

Fontes:

https://www.chatelaine.com/recipes/how-to-cook-perfect-pasta/