Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Dia de Santo Antônio: 13/06 - História e receitas dessa data junina

Descubra a origem do Dia de Santo Antônio e aprenda a fazer receitas deliciosas de festas juninas.

PUBLICADO: 04/06/2021

Dançar quadrilha, cantar um forró, vestir roupas coloridas e caipiras, pular fogueira… Nossas tradições de festas juninas unem a alegria que só o brasileiro tem com comidas maravilhosas pelas quais a gente espera o ano inteiro.

Essa festança possui um significado religioso – ou pelo menos possuía em sua origem –, pois vários santos têm suas datas comemoradas em junho, como São João (dia 24), São Pedro (29) e Santo Antônio (13). Esse último é o tal “santo casamenteiro”, adorado pelas solteiras por seus supostos poderes de unir casais.

Mas quem foi Santo Antônio e como ele ganhou sua fama? Nesse artigo você encontra todas as respostas para essas perguntas, assim como receitas típicas de festas juninas para comemorar essa data.


Quem foi Santo Antônio

Uma das figuras mais importantes da religião católica, Santo Antônio foi um missionário franciscano que nasceu em Lisboa, em 1195, e morreu em Pádua, em 1231. É por isso que é conhecido tanto como Santo Antônio de Lisboa como Santo Antônio de Pádua.

Apesar de não pregar diretamente sobre casamentos, acabou conhecido como “santo casamenteiro” por ajudar financeiramente as moças solteiras que queriam se casar, conseguindo para elas dote e enxoval.

Existem várias histórias, algumas mais para lendas, que reforçam a reputação casamenteira desse santo. Numa delas, uma mulher pedia diariamente à estátua do Santo por um marido, mas, após anos sem resultados, teria se irritado e atirado a imagem de Antônio pela janela. A imagem teria atingido um rapaz que, ao conhecer a responsável pelo acidente, se apaixonou. O casamento saiu e o santo, claro, levou o crédito pela união.

Isso de jogar a imagem para a janela não está muito distante de outras simpatias que ainda persistem. Colocar a estátua de Santo Antônio na geladeira, ou de cabeça para baixo, até conseguir um par continua a ser prática comum em algumas partes do mundo.

E é por causa da ligação de Santo Antônio com os casais que o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho, véspera do dia do santo.

Além de casamenteiro, Santo Antônio também ficou conhecido como “padroeiro dos humildes”, por distribuir alimentos aos pobres e como autor de diversos milagres. Enfim, não faltam motivos para comemorar seu dia.


Receitas

Para o Dia de Santo Antônio, as comidas típicas são aquelas das festas juninas, como os pratos deliciosos feitos à base de milho e amendoim, encontrados em qualquer quermesse.

Desde a tradicional Pamonha de Milho-Verde com Leite Moça até os doces gourmets que são a cara de um arraiá em casa, como o Arroz Doce Integral com Especiarias e Calda de Frutas Vermelhas, nós separamos diversas receitas incríveis para você celebrar essa data:


Salgadas

No início da comemoração, nada melhor do que aperitivos salgados para abrir o apetite. Seja com pratos simples ou complexos, você vai ser a estrela do arraiá com essas sugestões:

Broa de Fubá Mineira

Pipocas

Além do cinema, a festa junina é outro local em que a pipoca é indispensável. São tantas variações que ela pode funcionar como lanche ou sobremesa. Veja algumas dicas:

Pipoca com Manteiga de Ervas e Queijo

Bolos

Os bolos são fundamentais em qualquer festa, e não é diferente na nossa tradicional festa junina. De amendoim, fubá ou milho, os bolos típicos dessa data fazem a alegria de todos:

Bolo de Amendoim (Prendas)

Cocadas

Um doce de coco que combina com diversos momentos, as cocadas fazem bonito nas festas de São João – e de Santo Antônio, é claro. Confira algumas sugestões:

Cocada de Corte

Canjicas

Tão tradicional quanto a própria festa junina, a canjica é um prato feito de grãos de milho, leite de coco, leite e especiarias que aquece o coração – e o estômago – de todo mundo. Com um pote de canjica quentinha na mão, a vida fica mais fácil. Veja algumas receitas:

Canjica

Arroz-doces

Parecido com a canjica e também tradicionalíssimo das quermesses e festas de junho, o arroz-doce junta a sustância do arroz com os gostos únicos da canela e do leite moça. Experimente essa explosão de sabores com nossas sugestões:

Arroz Doce

Doces de abóbora

Já deu para ver que doces fazem sucesso nessa data, não é? Então, aqui estão algumas opções de doce de abóbora que são uma delícia:

Doce de Abóbora sem Açúcar

Com amendoim

Um clássico dessa época, o amendoim faz parte de diversos pratos tradicionais juninos, como os famosíssimos Pé de Moleque e Amendoim Praliné. Para ir além desses sabores, que tal fazer nossas distintas receitas?

Paçoca de Amendoim com Farinha Láctea

Docinhos

Como não podem faltar docinhos em nenhuma festa brasileira, selecionamos alguns que combinam muito bem com essa época. Experimente essas iguarias:

Brigadeiro de Paçoca

Bebidas

E para acompanhar toda essa comilança, você precisa das bebidas de festa junina certas. Seja um quentão ou um vinho quente, aqui separamos opções para agradar diversos paladares:

Bebida Junina de Milho

Agora você já conhece receitas suficientes para várias festas juninas, é só escolher bem e surpreender seus amigos e familiares com pratos novos a cada ano. E, se ainda não está satisfeito, você encontra mais opções para um arraiá de respeito nessas páginas: Festa Junina – Especial Doces, Arraiá #emcasa e Receitas de Festa Junina.

Para outras comemorações e datas especiais ao longo do ano, diversas dicas e sugestões podem ser acessadas no site Receitas Nestlé, então não deixe de conferir.


Perguntas frequentes

  • Por que Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro?

    Principalmente, porque em vida tinha o costume de ajudar financeiramente moças solteiras a conseguirem dotes e enxovais para o casamento.

  • Em que data é comemorado o Dia de Santo Antônio?

    Dia 13 de junho, mês no qual também são comemorados os Dias de São João, São Pedro e São Paulo. Um mês abençoado, podemos dizer.

  • Quais são as receitas típicas do Dia de Santo Antônio?

    Por ser uma das celebrações das festas juninas, as iguarias desse dia são aquelas das quermesses, como canjica, arroz-doce, paçoca e outras gostosuras.


Fontes:

https://www.receitasnestle.com.br/blog-post/receitas-de-festa-junina-descubra-como-fazer-comidas-tipicas-deliciosas

https://www.receitasnestle.com.br/foodlist/festa-junina-em-casa?page=0

https://www.todamateria.com.br/festas-juninas/

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/por-que-santo-antonio-ganhou-fama-de-casamenteiro.phtml

https://www.jb.com.br/cultura/2019/06/1004633-13-de-junho--dia-de-santo-antonio--conheca-um-pouco-da-historia.html

https://grupobisutti.com.br/dia-de-santo-antonio/