Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Receitas com farinha de mandioca: 36 opções para o dia a dia

Veja 36 receitas com farinha de mandioca para deixar sua alimentação mais brasileira, com clássicos nacionais como tutu de feijão, pirão e farofa.

Tal como a mandioca em si, a farinha de mandioca é um ingrediente brasileiro muito versátil e prático que pode ser usado em diferentes receitas, tanto salgadas quanto doces. Neste artigo, descubra 36 receitas com farinha de mandioca para enriquecer sua alimentação com pratos nacionais e internacionais.


Farinha de mandioca temperada

A Farinha Temperada é uma das principais receitas com farinha de mandioca da culinária nacional. Simples e prático, esse acompanhamento combina com carnes, frangos e até com o tradicional arroz e feijão. Veja abaixo como preparar essa delícia:

Ingredientes:

  • 100 g de manteiga ou margarina
  • 1 tablete de MAGGI® Caldo Bacon
  • Meio pacote de farinha de mandioca crua (250 g)
  • 3 colheres (sopa) de salsa picada

Modo de preparo:

1. Em uma panela, coloque a manteiga, o MAGGI Caldo, esfarelado e a farinha de mandioca.
2. Leve a mistura ao fogo baixo, mexendo bem, até que a farinha tenha absorvido a manteiga. Misture a salsa, retire do fogo e sirva a seguir.


Receitas com farinha de mandioca

Além da receita de farinha temperada, a farinha de mandioca pode ser utilizada em diversos pratos principais e acompanhamentos. O mais conhecido é a farofa com farinha de mandioca, mas existem outras opções complexas que impressionam pelo sabor e visual incríveis.

Abaixo, veja mais de 30 receitas com farinha de mandioca para preparar em refeições cotidianas ou especiais:

Farofa com farinha de mandioca

Farofa de Linguiça

1. Farofa de Castanhas-do-pará e Jambu: nessa farofa, o diferencial é o jambu, uma Planta Alimentícia Não Convencional muito usada na culinária da Região Norte do Brasil, que tem um gosto parecido com o do agrião.
2. Farofa de Creme de Cebola: a linguiça calabresa defumada traz uma nova textura à tradicional farofa de farinha de mandioca, que é complementada aqui com o Maggi Equilibrium Creme de Cebola.
3. Farofa de Maçã e Passas: essa receita com farinha de mandioca simples tem toda cara de Natal por causa dos sabores inconfundíveis das maçãs e das uvas-passas pretas.
4. Farofa de Cebola e Cebolinha: a cebola dourada na manteiga com açúcar traz um elemento agridoce a essa farofa de farinha de mandioca, que pode acompanhar carnes, frangos e outros pratos de sua preferência.
5. Farofa de Linguiça: os ovos cozidos aumentam o teor de proteínas dessa receita com farinha de mandioca, que também leva linguiça, cebola e azeitonas-verdes.
6. Farofa Sabor Picanha: com alcatra, bacon e Maggi Caldo Picanha, essa farofa de farinha de mandioca faz a alegria de quem ama carne e deixa qualquer refeição mais nutritiva.
7. Farofa de Coco e Laranja: o coco e a laranja trazem novos sabores e aromas a esse prato salgado, mas também formam uma combinação poderosa em receitas doces, como no Pudim de Laranja e Coco.
8. Farofa de Jerimum: a abóbora, também chamada de jerimum, deixa esse acompanhamento simples mais colorido e nutritivo, perfeito para uma refeição caprichada.
9. Farofa com Melaço: essa receita deliciosa e diferente combina alguns ingredientes inusitados, como melaço de cana, castanhas-do-pará e queijo coalho.
10. Farofa de Carne-seca e Coentro: o coentro é uma planta polêmica utilizada em diversos pratos famosos, como no Guacamole, no Baião de Dois Tradicional e nessa receita com farinha de mandioca e carne-seca.
11. Farofa de Tomate e Milho Verde: além dos ingredientes tradicionais das farofas, como farinha de mandioca, cebola e manteiga, essa receita nutritiva também leva tomate e milho-verde.
12. Farofa Úmida de Abobrinha: o Maggi Caldo Legumes dissolvido em água e a abobrinha deixam essa receita com farinha de mandioca super cremosa, ideal para quem prefere pratos molhadinhos.

Carne com farofa de farinha de mandioca

Sobrecoxa com Farofa de Banana com Couve e Salada de Repolho Natalina

13. Espetinho Brasileiro com Farofa: esse espetinho diferente, que leva carne-seca, abóbora e queijo coalho, fica ainda mais gostoso com essa farinha de mandioca, cebola e Maggi Tempero e Sabor Carnes.
14. Chester com Farofa de Maçã: qualquer carne natalina fica incrível com essa farofa de maçã com amêndoas, ingredientes tradicionais dessa época do ano.
15. Sobrecoxa com Farofa de Banana com Couve e Salada de Repolho Natalina: a farofa de farinha de mandioca ganha a companhia de alimentos deliciosos e nutritivos nessa receita, como banana-nanica, ovo cozido e couve.
16. Frango Grelhado com Farofa e Vinagrete: aqui, três receitas simples são combinadas para montar uma refeição completa, que fica pronta em menos de uma hora.
17. Lombo Recheado na Airfryer: essa receita com farinha de mandioca fica com um sabor natalino por causa das nozes e das uvas-passas brancas, que também adicionam novas texturas ao recheio.
18. Lombo Recheado com Molho de Pêssego: a diferença desse lombo recheado para o anterior é o molho de pêssego simples, que é feito com suco de pêssego, água e farinha de trigo.

Coxinha com farinha de mandioca

Coxinha Assada de Batata-Doce

19. Coxinha Assada de Batata-Doce: nessa coxinha assada saudável, as protagonistas da massa são a batata-doce e a farinha de mandioca, que deixam o salgadinho super macio.
20. Coxinha de Frango sem Glúten: o recheio nutritivo de frango com tomate é o principal componente dessa coxinha sem glúten, preparada com batata, farinha de mandioca e creme vegetal.
21. Coxinha com Ninho Levinho: o Leite em Pó Ninho Levinho participa tanto da massa quanto do recheio dessa coxinha saudável, que é assada em vez de frita, assim como a Coxinha de Palmito Assada.

Cuscuz com farinha de mandioca

Cuscuz à Paulista

22. Cuscuz à Paulista: essa receita com farinha de mandioca completa leva de tudo um pouco, combinando frutos do mar, peixes, ovos e diversos vegetais, como pimentão, tomate e palmito.
23. Cuscuz de Legumes: a versão vegetariana do tradicional cuscuz leva ainda mais legumes, como abobrinha, vagem e milho, dando um show de nutrientes e sabores.
24. Cuscuz de Carne-seca: a carne-seca desfiada, que complementa esse cuscuz com perfeição, também faz bonito no Risoto de Abóbora e Carne Seca e no Escondidinho de Carne-seca com Bacon.

Feijão com farinha de mandioca

Feijão Tropeiro

25. Feijão Mexido: para dar uma variada no feijão preto do dia a dia, prepare essa receita com farinha de mandioca, charque, toucinho e linguiça, que é finalizada com ovos cozidos.
26. Feijão Tropeiro: o simples feijão do dia a dia fica muito mais nutritivo e apetitoso em uma receita completa como essa, que pode fazer parte de uma refeição tradicional mineira ou paulista.
27. Feijão Tropeirinho: esse prato agrada a diferentes paladares, seja nessa versão com linguiça de frango ou na versão de Feijão-Tropeiro Especial com calabresa e bacon.
28. Tutu de Feijão: para deixar o Feijão Básico mais consistente e saboroso, é só adicionar farinha de mandioca, linguiça e outros temperos e ervas de sua preferência.
29. Tutu de Feijão à Mineira: tradicionalmente, essa receita com farinha de mandioca é servida com Arroz Branco, Couve Refogada e outros acompanhamentos brasileiros.
30. Bolinho de Feijoada: saboreie a clássica feijoada de outra maneira com esses bolinhos diferentes, que são feitos com feijão preto, couve e farinha de mandioca.

Pirão com farinha de mandioca

Pirão de Legumes

31. Ossobuco com Pirão Bem Temperado: essa receita impressiona os convidados pelo seu sabor único, resultado da distinta combinação de ingredientes, com ossobuco, vinho branco, polpa de tomate, alecrim e mais.
32. Peixe em Postas com Pirão: em menos de 30 minutos, você pode fazer essa opção prática para almoço, em que o pirão de farinha de mandioca é finalizado com salsa e cebolinha.
33. Pirão de Legumes: os temperos e ervas fazem toda a diferença nessa receita com farinha de mandioca, em que o tomate e a cenoura são os responsáveis pela coloração divertida.
34. Cozido à Brasileira: acrescentar farinha de mandioca ao caldo do cozimento de carnes e peixes é uma forma simples de fazer um acompanhamento delicioso, o tradicional pirão.

Sobremesa com farinha de mandioca

35. Torta Crocante de Jaca: além de todas as receitas salgadas vistas até aqui, existem também receitas doces com farinha de mandioca, como essa em que ela é combinada com castanhas-do-pará, jaca, canela, açúcar e Leite Moça.

No site Receitas Nestlé, você encontra mais receitas tradicionais da culinária brasileira, como Brigadeiro, Pudim, Baião-de-dois e muito mais.


Perguntas frequentes

  • Como consumir farinha de mandioca?

    Você pode consumir essa farinha em diversas receitas clássicas, como Feijão Tropeiro, Farofa de Linguiça e Tutu de Feijão. Outra opção é adicionar esse ingrediente cru ou temperado a pratos salgados de sua preferência.

  • Faz mal comer farinha de mandioca?

    Em quantidades moderadas, a farinha de mandioca é saudável e pode ser consumida sem perigo. Como a maioria dos alimentos, ela só faz mal quando consumida em excesso.

  • Quais são as receitas com farinha de mandioca para prato principal?

    A farinha de mandioca pode ser usada para engrossar caldos e cremes, como no Tutu de Feijão e no Pirão de Legumes, mas também pode rechear carnes, frangos, peixes e muito mais, na forma de farofa. Algumas opções são: Chester com Farofa de Maçã e Lombo Recheado na Airfryer.

  • Quais são as receitas com farinha de mandioca para acompanhamento?

    A receita com farinha de mandioca mais tradicional é a farofa, que pode ser complementada com diversos ingredientes interessantes, como cebola, linguiça, carne-seca, tomate, abobrinha e até passas. Explore todo o sabor da farinha de mandioca nestas receitas: Farofa de Maçã e Passas, Farofa de Carne-seca e Coentro, Farofa de Jerimum e Farofa de Creme de Cebola.

pixel