Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Batata recheada ou baked potato: uma receita cheia de versatilidade

Presentes na nossa alimentação há mais de sete milênios, as batatas fazem sucesso ao redor do mundo em diferentes pratos, como a saborosa e nutritiva batata recheada.

É difícil encontrar alguém que não goste de batata, afinal, podemos utilizar esse tubérculo para fazer diversas receitas. Como acompanhamento ou prato principal, ela dá um show de sabor, nutrição e versatilidade.

A Batata Recheada é uma das receitas mais simples e gostosas a se preparar com esse alimento tão amado. Neste artigo, separamos a história, receitas e variações, além das diferenças entre os principais tipos de batata e outros pratos que podem  ser feitos com esse vegetal.


Origem

A batata está na nossa história há mais de sete mil anos, no início cultivada pelos incas, que viviam no território do atual Peru. Devido ao seu sabor, valor nutricional, alta quantidade de carboidratos e facilidade de cultivo, seu consumo se espalhou pelos quatro cantos do mundo.

Segundo uma teoria, a batata recheada teria surgido na região do Peru e se popularizado na Europa nos períodos de guerra e escassez de comida, por ser um alimento saboroso e de fácil produção, que surgiu e se tornou muito popular na Alemanha. Outra teoria diz que esse prato teria se originado na Inglaterra, com o nome de baked ou jacket potato, no século XIX.


Receitas de batata recheada

Desde uma Batata Recheada com frango até uma Baked Potato com bacon, aqui você encontra opções de dar água na boca. Fique de olho também nas nossas variações internacionais, como a batata rosti e a frittata!


Recheada

Os recheios cremosos tornam esse alimento um prato completo. A famosa Baked Potato com Strogonoff junta o melhor dessas duas iguarias em uma refeição apetitosa, mas são várias as opções de recheios. Experimente essas receitas:


Rosti

Uma variação da batata recheada tradicional, a batata rosti possui casca crocante e interior cremoso. Ela é preparada com o tubérculo ralado e frito, podendo ter vários recheios. Veja nossas sugestões de receitas de Rosti:


Frittata e Tortilha

Outra opção de batata muito conhecida é a fritada de batata, feita basicamente de batata ralada e ovos, mas que também pode ser recheada como a versão rosti. Confira essas receitas de frittata e tortilha:


Tipos de batata

  • Batata-inglesa: também conhecida como Ágata, é a mais encontrada nos supermercados. De casca amarela e lisa, pode ser usada em diversas receitas, como batatas recheadas, purês e nhoques. Existe também a sua variação menor, com nome de batata bolinha, utilizada em conservas e outros pratos;
  • Batata-doce: com sabor mais adocicado, pode ser utilizada em receitas salgadas e doces. É a queridinha do pessoal “fitness” por possuir quase o dobro de fibras de outras batatas;
  • Batata-asterix: possui casca rósea, com polpa igual à da batata-inglesa. Contém menos água e bastante amido e fibras, sendo ideal para purês e nhoques;
  • Batata-yacon: parecida com a batata-doce por fora, mas é mais alaranjada por dentro. Rica em fibras e proteínas, é usada crua e fatiada em saladas;
  • Batata-baraka: possui menos água e mais amido, sendo a melhor para fritar.

Como escolher batatas

Na hora de escolher as batatas, lembre que cada tipo possui características próprias. Assim, uma batata áspera e manchada não é necessariamente velha, mas pode ser de uma outra variedade a que você está menos acostumado.

A batata tradicional, mais comum nos supermercados, é a Ágata, que possui casca lisa, brilhante e bem amarela. Para essa variedade, escolha aquelas que não possuem furos, brotamentos ou manchas. Evite também batatas azuladas ou esverdeadas e moles.


Mais receitas com batata

Confira nossa seleção de receitas imperdíveis com esse alimento super versátil:


Purês


Saladas de batata


Batatas gratinadas


Nhoques


Mais opções


Doces

Outras informações interessantes sobre gastronomia você encontra no site Receitas Nestlé. São várias receitas deliciosas, dicas gastronômicas, programas culinários, quizzes divertidos, artigos relevantes e foodlists imperdíveis. Não deixe de conferir!


Perguntas frequentes

  • Onde surgiu a batata?

    Segundo historiadores, o plantio desse tubérculo teria se iniciado com os incas há mais de sete mil anos, na região da Cordilheira dos Andes, no atual Peru. O alimento popularizou-se na Europa entre os séculos XVII e XVIII.

  • Onde surgiu a Batata Recheada?

    Apesar de não haver comprovações, as teorias são que a Batata Recheada teria na Inglaterra, onde a Baked Potato é bastante famosa.

  • Quais os melhores recheios para Baked Potato?

    Recheios cremosos são ótimas combinações para Batatas Recheadas, como requeijão ou creme de leite com pedaços de bacon e cebolinha, estrogonofe vegetariano, carne ou frango cremoso, entre muitos outros. O limite é a sua imaginação.

  • Quantos tipos de batata existem?

    Estima-se que existam mais de três mil tipos de batatas ao redor do mundo. As mais conhecidas aqui no Brasil são: batata-inglesa, também chamada de Ágata, a mais comum; batata-doce, rica em fibras; batata-baroa, ou mandioquinha, muito usada em sopas; e a batata-asterix, que é rosinha e possui menos água. Para cada receita, existe uma variedade ideal, então procure usar as batatas certas para seus quitutes ficarem ainda mais saborosos.

Fontes:

https://www.daninoce.com.br/gastronomia/tipos-de-batata-quais-sao-e-como-utilizar-cada-uma-delas-nas-receitas/

http://minhamarmitatem.com.br/tipos-de-batatas-e-o-que-voce-pode-fazer-com-elas/

https://www.croyferostie.com.br/2014/05/08/5/

https://www.porbatata.pt/consumidor/

https://www.bembrasil.ind.br/historia-da-batata/

https://www.panelinha.com.br/blog/alimentacaosaudavel/Como-escolher-batata-batata-doce-mandioquinha-mandioca

http://papodecomadreparte2.blogspot.com/2013/01/batata-recheada.html

https://www.happycow.net/blog/potatoes-baked-jacket/

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?