Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Pão caseiro: 56 receitas deliciosas para todos os momentos

Aprenda a fazer pão caseiro com ingredientes simples, para agradar todos os paladares

Pão de queijo, pão doce, pão integral e – o mais famoso – pão francês, estão sempre nas nossas mesas, especialmente no café da manhã. E isso já faz bastante tempo: historiadores contam que lá na Mesopotâmia, há uns dez mil anos, já se usava o pão na dieta. Mas foram os egípcios que criaram o processo de fermentação, deixando a receita bem fofinha como conhecemos atualmente.

Essa delícia, que pode ser feita de várias formas, tem segredos maravilhosos! Aprenda aqui como fazer pão caseiro, para poder variar sempre que quiser e saborear com acompanhamentos doces ou salgados. Aproveite!


Receitas de pão de queijo

Pão caseiro: Pão de Queijo Molico

1. Pão de Queijo: os mineiros são famosos pelo seu pão de queijo, mas o Brasil inteiro ama essa receita. É bem simples: basta ferver o leite com tempero e óleo; depois, misture com polvilho doce, adicionando ovo e queijo e sovando bem; em seguida, é só fazer as bolinhas e assar no forno pré-aquecido. Se preferir, use polvilho azedo. Fica maravilhoso com uma xícara de café ou um bom capuccino.
2. Pão de Queijo de Liquidificador: é tão fácil e prático de fazer que fica pronto em apenas 15 minutos. Só precisa ter leite, ovos, óleo, polvilho doce e queijo parmesão ralado. Bata tudo no liquidificador, coloque em forminhas de empadas e espere assar no forno. Essa receita rende 30 porções.
3. Pão de Queijo Maggi: para esse pão, o queijo branco é o segredo. Faça bolinhas com a massa, que vai ficar crocante por fora e macia por dentro. A receita tem um ingrediente muito especial: o alecrim. A erva traz seu sabor adocicado e aroma único para deixar o pão de queijo perfeito.
4. Pão de Queijo de Frigideira com Massa Colorida de Vegetais: essa receita é surpreendente: feito com tomate e iogurte, o pão de queijo fica com formato de pequenas panquecas. Também é possível fazer com outros vegetais como espinafre, por exemplo, pois é o vegetal que vai dar o colorido do pãozinho. Para ficar com textura de pão de queijo, coloque uma camada grossa na frigideira.
5. Pão de Queijo Molico: a receita leva o tradicional polvilho azedo e queijo parmesão, sendo feito também com leite em pó e azeite. A chia enriquece o pão de queijo com fibras e ômega 3 que ajudam a melhorar o funcionamento do intestino e controlar a pressão arterial.
6. Pão de Queijo de 3 Ingredientes com Mochaccino Canela: o kit aqui já vem completo, porque o pão de queijo é acompanhado dessa mistura incrível de café, leite, chocolate e canela. Para o pão de queijo só vai precisar de 3 ingredientes: polvilho azedo, creme de leite e queijo parmesão. Misture tudo, faça as bolinhas e é só esperar assar.
7. Pão de Queijo Diferente com Requeijão de Espinafre: delicioso, esse pão de queijo é feito com cenoura, batata, inhame, sal, orégano, polvilho azedo e doce, azeite e queijo minas. O requeijão e o espinafre vão servir para fazer uma pasta super saborosa para acompanhar o pão.
8. Pão de Queijo Incrementado: além dos polvilhos doce e azedo, esse pão de queijo é preparado com cereal matinal sem adição de açúcares, o que dá um reforço delicioso para a receita. Se desejar mudar, pode escolher o cereal de sua preferência, utilizando a mesma quantidade indicada nos ingredientes.
9. Pão de Tapioca: esse pão de queijo é maravilhoso, sendo preparado com leite, óleo, tempero, tapioca granulada, ovo, queijo parmesão e polvilho doce. Reserve uma porção de queijo ralado mais grosso para polvilhar.
10. Pão Pioca: é mais uma receita incrível feita com tapioca granulada – mas aqui também é usada a cenoura, com toda a sua vitamina A. A receita também leva queijo minas frescal, azeite e leite em pó. Sirva com Cappuccino de Doce de Leite, uma bebida muito gostosa feita com creme de leite, canela e churros.
11. Pão de Queijo Sem Ovo: inhame, cúrcuma e chia compõem esse pão feito com queijo meia cura. O preparo é simples demais, bastando adicionar o polvilho doce e salgado ao leite, para formar as bolinhas que resultam em um pão de queijo delicioso.
12. Pão de Queijo de Frigideira com Aveia: a maciez da massa de pão de queijo com o formato de crepioca. Basta utilizar 5 ingredientes, seguir 3 passos e em cinco minutinhos a receita fica pronta. Faça em uma frigideira antiaderente.
13. Pão de Queijo Colorido Ninho Zero Lactose: para quem não pode consumir leite, esse pão de queijo é perfeito. Delicioso, é feito com beterraba, leite zero lactose em pó, óleo, polvilho doce, ovos e queijo minas padrão sem lactose. Se preferir, use cenoura ou espinafre.
14. Pão de Queijo com Aveia: a aveia em flocos se encaixa perfeitamente nessa massa de pão de queijo. Os outros ingredientes são polvilho azedo, queijo branco ralado, ovos e azeite. Essa receita vai render 20 porções – mas, se quiser aumentar, é só dobrar a quantidade dos ingredientes.
15. Pão de Queijo de Batata Doce com Ninho Origem Vegetal: a batata precisa ser amassada para ser adicionada ao preparo. Ela se mistura aos polvilhos doce e salgado, queijo branco ralado e óleo. Você pode congelar as bolinhas de pão de queijo em sacos alimentares. Eles terão 3 meses de validade.


Receitas de pão caseirinho

Pão Caseiro

16. Pão Caseiro: esse fica com a massa bem fofinha e tem o preparo bem simples. O creme de leite deixa o pão caseiro com uma textura incrível, mas é preciso lembrar do fermento biológico fresco para fazer a massa crescer. Uma dica é sovar bem por cerca de 10 minutos, até a massa ficar macia e lisa.
17. Mini Pão Caseiro: quentinho e delicioso. Os ingredientes desse pão caseiro rendem 10 porções que ficam prontas rapidinho. Fica um charme para servir a visitas! O fermento biológico usado aqui é o seco. Para ajudar a modelar bem os pãezinhos, basta ir jogando farinha de trigo por cima da massa.
18. Pão de Forma Caseiro: para servir com uma geleia ou preparar um bom sanduíche com aquela saladinha, essa receita é perfeita. Delicioso e fofinho, esse pão caseiro é feito com leite líquido, farinha de trigo, fermento biológico seco e manteiga. Use uma forma retangular, para depois cortar as fatias em formato de pão de forma.
19. Pão Preto: a massa desse pão tem um ingrediente diferente e maravilhoso: a farinha de centeio. O açúcar mascavo também entra na receita com o leite, a farinha de trigo, o fermento, o óleo e o sal. Pode fazer ele redondo e grande, ou em uma forma retangular.
20. Pão de Ervas e Iogurte: o orégano e o manjericão dão um sabor inigualável ao pão caseiro; o iogurte, uma maciez incrível; e ainda tem uma boa pitada de queijo parmesão ralado, para a receita ficar sem defeitos. Esse pão pode ser assado em um recipiente retangular, mas se preferir fazer porções pequenas, acrescente farinha de trigo até que a massa desgrude das mãos. Faça o formato desejado e coloque para crescer.
21. Pão de Aveia com Linhaça: é uma união perfeita para quem quer um pão caseiro super delicioso e muito nutritivo, pois as fibras aqui não faltam. A linhaça é maravilhosa – mas, se quiser, ela pode ser substituída por semente de papoula ou castanha de caju picada, que também são fonte de muitos nutrientes.
22. Pãozinho de Aveia: cinco ingredientes, dois passos a ser seguidos e em 20 minutos tenha um pão caseirinho, quentinho e fofo na mesa. É só misturar ovo, azeite, aveia, água e fermento em pó, deixar a massa ficar homogênea e colocar para assar em forno convencional. Muito prático e super gostoso.
23. Pão de Minuto com Iogurte: fácil e rápido, rende 12 porções e é perfeito para o cafezinho da tarde. Esse pão caseiro é feito com iogurte natural, açúcar, farinha de trigo, manteiga, ovo, sal e fermento químico em pó. Para ele ficar bem douradinho, basta pincelar a superfície do pão com gema de ovo.
24. Pão de Forma de Liquidificador: é uma receita bem simples e super fácil. Basta usar leite líquido, fermento biológico, ovos, margarina light, açúcar, óleo, pimenta de sal, farinha de trigo e cereal matinal triturado. Deixe assar por 30 minutos e sirva com queijo branco.


Receitas de pão doce

Pão caseiro: Pão Doce de Espresso Intenso

25. Pão de Banana: a fruta adiciona à receita uma série de vitaminas e minerais – a exemplo das vitaminas A, B e C, potássio e fibras, que fazem o intestino funcionar bem. E, além dos nutrientes, a banana deixa esse pão caseiro delicioso. O leite condensado e as uvas-passas brancas se misturam à massa, deixando tudo mais perfeito.
26. Pão de Aveia e Maçã: e por falar em fibras... a aveia é riquíssima nesse nutriente. A maçã enriquece ainda mais a receita e traz seu sabor adocicado e crocante para o pão caseiro. Ainda tem, entre os ingredientes, mel e uvas-passas brancas. Fica irresistível.
27. Pão Doce de Frutas: nessa receita, a maçã forma par com o abacaxi em caldas para fazer desse pão doce um dos mais gostosos que já se viu. E ainda tem leite condensado para completar o preparo feito também com manteiga, farinha de trigo, leite e fermento químico em pó.
28. Pão Doce Nescau: para quem quer uma receita simples, rápida e deliciosa, o pão doce Nescau é o ideal. Fica pronto em apenas 30 minutos e rende 28 porções, porque você vai fazer bolinhas, tipo pão de queijo. Uma dica para deixar a receita ainda mais incrementada é polvilhar chocolate ao leite por cima dos pãezinhos ainda quentes.
29. Pão Doce com Goiabada: aqui o preparo também é para pãezinhos e vai render 50 porções. É uma receita deliciosa feita com fermento, açúcar, leite, creme de leite, ovos e farinha de trigo. A goiabada será usada para o recheio e também para decorar os pães. Fica de encher os olhos.
30. Pão Doce com Beijinho: esse pão é simplesmente maravilhoso, quase um doce de festa! Feito com leite condensado e beijinho, tem um formato bem diferente: depois de preparar a massa, divida em quatro partes e faça duas tranças com dois cordões cada. O beijinho será colocado entre os cordões da massa. Fica incrível.
31. Pão Doce de Espresso Intenso: é pão e café, tudo junto formando uma combinação perfeita que resulta em um pão doce super saboroso. E ainda tem um recheio de leite condensado e coco em flocos, que serão misturados e espalhados sobre a massa antes de assar. O resultado é surpreendente.
32. Pão Doce de Mandioquinha: a erva-doce entra nessa receita trazendo o seu sabor adocicado. A mandioquinha é cozida e espremida para compor o preparo feito com leite condensado, leite, farinha de trigo, fermento biológico e manteiga. Use uma gema de ovo para pincelar e deixe o pão doce bem douradinho.
33. Pão de Coco: tem massa, recheio e cobertura: pe um pão doce completo. Para a massa, leite, farinha de trigo, creme de leite, açúcar, manteiga e fermento biológico fresco. O coco em flocos entra na mistura para o recheio e a cobertura é super simples, feita com açúcar e água.
34. Pão de Coco Enrolado: é um pão doce delicioso, feito com fermento biológico, leite líquido, farinha de trigo, creme de leite, coco seco e açúcar cristal. Esse pão tem um recheio maravilhoso preparado com leite condensado e coco.


Receitas de pão de alho ou cebola

Pão caseiro: Pão de Alho com Queijo

35. Pão de Alho: é fácil, rápido e delicioso. Para preparar essa receita é preciso 4 baguetes médias. Elas serão cortadas em forma de torradas e recheadas com manteiga, alho, tempero, cheiro verde e queijo parmesão ralado. Fica pronto em apenas 20 minutos e rende 12 porções. Se quiser fazer um número maior de porções, basta dobrar a receita.
36. Pão de Alho com Queijo: delicioso, é feito com pão italiano. Ele será cortado em cubos com uma faca serrilhada, mas sem ser separado da base. Os vãos formados no pão serão recheados com uma mistura preparada com manteiga, azeite e tempero. Para finalizar, adicione queijo mozarela ralado.
37. Pão de Alho com Pesto de Espinafre: o pesto é super fácil de preparar, com iogurte grego tradicional, manjericão, alho, cebola, pimenta-do-reino e pimenta dedo de moça; além do queijo parmesão, o azeite e, claro, o espinafre. Todos esses ingredientes são batidos no liquidificador e pronto: é só colocar no pão tipo baguete cortado em fatias.
38. Pão para Aperitivo: o pão para o preparo dessa receita pode ser o tipo baguete ou o francês. Inicialmente, o pão será cortado ao meio no sentido do comprimento. Em seguida, é só adicionar a mistura feita com manteiga, tempero, alho e salsa picada. O pão de alho será colocado no forno convencional e, só depois de assado, cortado em fatias.
39. Pão de Cebola: comece cortando duas baguetes (ou uma bengala de pão italiano) em fatias finas, sem separar as fatias, formando uma espécie de sanfona ligada pela base. Faça uma mistura de creme de leite, creme de cebola, queijo prato ralado ou picado e ramos de dill fresco picado para colocar entre as fatias do pão. Finalize a receita polvilhando queijo parmesão ralado.
40. Pão de Cebola e Bacon: essa receita deliciosa é feita com pão francês, manteiga, alho, creme de Cebola com bacon, cheiro verde e queijo parmesão. É bem simples: corte o pão em fatias, sem separar da base, e recheie com a mistura feita com os demais ingredientes.
41. Pão de Cebola com Aveia e Ervas: tomilho, alecrim e manjericão são as ervas que compõem esse pão incrível. A massa é formada por farelo de aveia orgânica, sementes de linhaça e milharina – um tipo de farinha de milho. Decore o pão com um ramo de alecrim.


Receitas de pão sem glúten

Pão caseiro: Pão de Aveia Sem Glúten e Sem Lactose

42. Pão Sem Glúten: aqueles que não podem comer glúten também têm direito a um pão fresquinho e delicioso. Esse é feito com fermento biológico, açúcar, leite, manteiga, ovos, batata, sal e fécula de batata. Asse em duas formas de bolo inglês e, na hora de servir, é só fatiar.
43. Pão Básico Sem Glúten: polvilho doce, farinha de arroz e batata formam a massa desse pão muito gostoso, que pode ser servido com uma geleia de sua preferência. Você também pode acrescentar ervas ou queijo parmesão no momento de assar, para deixar a receita ainda mais rica em sabores e nutrientes.
44. Pão de Aveia Sem Glúten e Sem Lactose: a massa desse pão fica super macia. Ela é feita com açúcar mascavo, farinha de arroz, polvilho doce, farinha de linhaça e aveia orgânica flocos grossos. A dica é dourar grãos de aveia em uma frigideira e depois polvilhar sobre o pão para finalizar.
45. Pão Doce com Frutas Secas sem Glúten: pão doce também faz parte das receitas para quem não puder consumir glúten – e essa receita é deliciosa. Entre os ingredientes estão abóbora, damascos, uvas-passas pretas e brancas, e castanhas-do-pará. A massa super macia envolve a textura das frutas e ganha o crocante das castanhas. Fica perfeito.
46. Pão Recheado Sem Glúten: delicioso, é feito com farinha de arroz, fécula de batata, creme de leite e queijo parmesão ralado. Esse pão é recheado com presunto, queijo prato e azeitonas verdes picadas. É maravilhoso para servir com café ou suco bem gelado.
47. Pão Australiano Sem Glúten: os ingredientes desse pão são surpreendentes e resultam em uma massa incrível e fofinha. Mel, vinagre de maçã, farinha de arroz, fubá, polvilho doce e fécula de batata são alguns dos itens usados para o preparo desse pão, que se complementa com cacau em pó.


Receitas de pão integral

Pão caseiro: Pão Integral Rápido

48. Pão Integral Nesfit: esse pão integral tem ingredientes especiais, para quem segue uma dieta mais rígida. Um deles é a margarina light; outro, a farinha de trigo integral; e o cereal matinal sem adição de açúcares dá o toque final à receita. Se preferir, escolha o cereal de sua preferência, mas coloque a mesma quantidade indicada.
49. Pão Integral de Micro-ondas: a massa desse pão é deliciosa, feita de farinha de trigo integral, iogurte Grego Tradicional, sal, páprica picante, orégano e fermento químico em pó. É preciso atenção com a potência do micro-ondas, que precisa estar alta. O mais incrível é que o pão fica pronto em apenas 10 minutinhos.
50. Pão Integral Rápido: essa receita tem dois segredos maravilhosos. Um é o leite em pó, que deixa a massa do pão mais macia; o segundo é o gergelim, com seu gosto suave capaz de destacar os sabores dos outros ingredientes do pão integral. A massa desse pão será dividida em 12 bolinhas. O formato fica parecendo pão de hambúrguer. Então, pode servir como base para para um delicioso hambúrguer de grão-de-Bico.
51. Pão Integral com Omelete: o pão com ovo nunca foi tão especial. Pode usar uma receita simples de pão integral e fazer uma cavidade rasa nas fatias. Dentro dessa cavidade será colocada uma mistura feita com leite e ovo, e a combinação será assada em uma frigideira. Fica uma delícia.
52. Pão Integral Nestlé: compõem essa receita o fermento biológico, açúcar mascavo, ovos, óleo, aveia flocos, farinha de trigo integral e normal. A linhaça, o gergelim e a castanha-do-pará dão um toque crocante e enriquecem o pão com muitos nutrientes, como as fibras.
53. Pão de Minuto com Farinha Integral e Aveia: a massa desse pão integral fica fofinha e muito saborosa, e isso quem garante é o iogurte. Depois de misturar bem a massa, faça pãezinhos redondos, que devem ser pincelados com gemas de ovos para ficarem bem dourados depois de assados.
54. Pão de Abóbora Integral Molico: é mais uma receita para fazer pão em formato de bola. A abóbora do tipo cabochá dá um sabor diferenciado ao pão e acrescenta vitamina C, potássio, fibra e proteínas ao pãozinho integral. E como a receita é preparada com leite zero lactose, pode ser consumida por pessoas com intolerância à lactose ou com alergia à proteína do leite de vaca.
55. Pão integral de Aveia e Castanha-do-Pará Sem Ovo e Sem Lactose: A massa é preparada com linhaça dourada, vinagre de maçã, azeite e sementes de girassol, além da aveia e castanha-do-pará.
56. Pão Integral de Mandioquinha: delicioso, é feito com fermento biológico, leite líquido, azeite, mandioquinhas, farinha de trigo, farinha de trigo integral e aveia flocos finos. Asse em uma assadeira para bolo inglês, que é aquela retangular. Se preferir, prepare este pão em formato pequeno, usando forminhas, como as de empada.

Viu como é fácil fazer um pão caseiro delicioso? Para aprender mais receitas é só acessar o site Receitas Nestlé. Lá você vai encontrar mais de 4 mil opções de pratos para todas as ocasiões.


Perguntas frequentes

  • 1. Posso congelar o pão de queijo?

    O pão de queijo pode ser congelado, se quiser deixar para comer depois. Basta fazer bolinhas e congelar em recipiente aberto. Depois de congeladas, coloque-as em sacos plásticos para uso culinário e deixe por até 3 meses em freezer. Para descongelar, asse em forno pré-aquecido.

  • 2. Por que meu pão caseiro rachou?

    O segredo para a massa do pão não rachar e ficar bem fofinha, é sovar bem. É preciso ter carinho e paciência nessa hora. A sova vai fazer o glúten se desenvolver bem, previnindo esse problema. Cuidado também com a quantidade de água: se for pouca, vai comprometer o resultado do seu pão.

  • 3. Quais são os tipos de pães que existem?

    Existe uma variedade enorme de tipos de pão. Tem pão de queijo, pão integral, pão doce e, o mais famoso no Brasil, que é o pão francês.

  • 4. Por que meu pão murchou?

    Para que a massa do pão cresça bonita, é preciso que o forno esteja pré-aquecido. É a intensidade do calor do forno pré-aquecido que acelera a fermentação. Um forno frio pode fazer a massa murchar.

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?