Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Início do Inverno: 21/06 - As melhores comidas de inverno

Comidas quentinhas aquecem a alma e fazem do inverno uma estação deliciosa. Sopas, fondues e muito mais, aprenda a fazer receitas perfeitas para o frio.

O friozinho que atinge o país a partir de Junho é o par perfeito para várias receitas saborosas, e nesse artigo nós separamos para você mais de 70 opções incríveis para aproveitar esse período tão gostoso – ou para suportá-lo, se você não curte o frio.

Mas, antes de mergulhar nesse mundo gastronômico, que tal aprender um pouco mais sobre o inverno? Saiba por que temos as estações e quando começa o inverno em diferentes partes do mundo.


Inverno em diferentes hemisférios

As estações resultam da inclinação da Terra, que faz com que certos pontos do planeta sejam mais iluminados do que outros em diferentes períodos do ano. Assim, o solstício de inverno marca o início dessa estação, sendo o menor dia do ano em seu respectivo hemisfério. No Hemisfério Sul e, logo, no Brazil, essa data cai em 20 ou 21 de Junho. Nos países do Norte, o mesmo dia marca o início do verão.

Durante nosso amado – ou tolerado – inverno, o Hemisfério Sul recebe menos luz solar do que o Norte, resultando em dias mais curtos e noites mais longas. Para aproveitar essa época, seja você um dos entusiastas ou antipatizantes dessa estação, separamos receitas imperdíveis.


Receitas para o Inverno

Para o inverno, nada melhor do que comidas tradicionais que aquecem nosso coração e alma. Durante o (não tão) frio inverno brasileiro, as estrelas de qualquer refeição são as sopas, caldos, fondues, chocolates quentes e outras delícias que vamos te apresentar neste artigo.


Sopas

Saudável e gostosa, a sopa é um dos pratos de inverno mais tradicionais. Um alimento quentinho, cheio de nutrientes, vitaminas e minerais, que pode ser feito de várias maneiras, com os mais diversos ingredientes. Veja algumas opções:

Sopa de Grão-de-bico com Carne

Caldos e canjas

Mais simples, mas não menos saborosos do que as sopas, os caldos esquentam a alma – e o estômago – de todos. Já as canjas são pratos famosos por serem nutritivos, acabarem com o frio e com qualquer indisposição. Quem não lembra da canja preparada com carinho pela avó? Confira nossas receitas:

Canja de Galinha Completa

Feijoadas

Para quem prefere comidas com mais sustância, a feijoada é o prato ideal. Não há quem resista a essa combinação de feijão preto com bacon, carnes, linguiça de paio e muitos outros ingredientes deliciosos. E não podemos esquecer os acompanhamentos indispensáveis, como arroz, farofa, laranja e couve. Confira algumas opções:

Feijoada

Se quiser inovar, faça nosso Bolinho de Feijoada, que é uma nova interpretação desse sabor clássico.

Bolinho de Feijoada

Fondues salgados

De carne, queijo e até frutos do mar, os fondues salgados são pratos chiques e variados, que agradam diversos grupos. Experimente essas iguarias apetitosas com nossas receitas:

Fondue de Queijo

Fondues doces

Uma versão para sobremesa desse prato tão famoso, os fondues doces podem ser de chocolate, brigadeiro, doce de leite e vários outros sabores. O único limite é sua imaginação. Inspire-se com as nossas sugestões:

Fondue de Chocolate

Bolos

Bolos combinam com qualquer estação do ano, mas são especialmente adorados e consumidos na época do frio. Veja algumas dicas cheias de chocolate e outras delícias:

Bolo Trufa de Chocolate

Chocolates quentes

Uma bebida quente é essencial para acompanhar todos esses quitutes, e o chocolate quente é a opção mais famosa – e gostosa. Do chocolate quente clássico à sua versão com marshmallow, trazemos treze receitas dessa maravilha para você:

Chocolate Quente

Além de todas essas receitas maravilhosas, outras opções perfeitas para essa época são os pratos típicos das festas juninas, que são comemoradas durante o final do nosso outono e início do inverno. Veja algumas sugestões nessas listas de receitas: Receitas de Festa Junina, Festa Junina – Especial Doces e Arraiá #emcasa.

Mais delícias para o ano inteiro você encontra no site Receitas Nestlé, então não perca a oportunidade de surpreender seus familiares e amigos com comidas saborosas ao longo das estações.


Perguntas frequentes

  • Por que o inverno no Brasil começa em 20/21 de junho?

    Dependendo do ano, o começo dessa estação pode cair no dia 20 ou 21 de junho, data em que ocorre o solstício de inverno no Hemisfério Sul, o dia mais curto do ano. Já no Norte, nessa mesma data ocorre o solstício de verão, que marca o início do verão para os países situados acima da Linha do Equador.

  • Quais são as comidas típicas de inverno?

    Por causa do frio característico, os pratos típicos desse período são quentinhos e, geralmente, calóricos, para auxiliar no aquecimento do nosso corpo – como a tradicional feijoada e os fondues de queijo ou de chocolate. Porém, existem versões “fits” desses alimentos, como o Fondue Leve de Morangos.

  • Quais são os doces mais gostosos de inverno?

    Doces com bastante chocolate e caldas deliciosas combinam com todas as estações do ano, mas são especialmente adorados no friozinho. Fondues de chocolate, bolos recheados e chocolates quentes são ótimas opções.


Fontes:

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/culinaria/guia-da-cozinha/13-receitas-de-inverno-para-curtir-a-estacao-que-acabou-de-chegar,0c137e7abf5d3aad7bfbf512e8ce7419pe5yfyfu.html

https://www.todamateria.com.br/inverno/

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/solsticios-equinocios.htm

https://www.cooper.coop.br/noticia/coopernews/saiba-a-diferenca-entre-sopas-caldos-e-cremes