Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Brócolis: 56 receitas para deixar o prato mais verde e vitaminado

Adicione o brócolis nas refeições, com as várias formas de preparação que a gente ensina aqui!

O brócolis é um vegetal que traz um verde especial para qualquer receita. E isso não é tudo: ele é rico em nutrientes que fortalecem o sistema imunológico, porque contém vitaminas A, C, E e K, fibras, proteínas e sais minerais, que trazem muitos benefícios à saúde. Entre as vantagens de comer brócolis estão o bom funcionamento do intestino, a prevenção de doenças cardíacas e o fortalecimento dos ossos.

As receitas que listamos são, portanto, deliciosas e nutritivas. E o melhor: vão agradar de crianças a adultos, de pessoas que gostam de carne a vegetarianos, e conquistar a simpatia até de quem diz que não gosta muito de vegetais.


Receitas rápidas de macarrão com brócolis

1. Parafuso ao Pesto de Brócolis: cozinhe o macarrão de forma que ele fique al dente. O brócolis fará parte do molho ao pesto preparado com azeite, alho, tempero sabor vegetais, água e queijo cottage, que se derrete e dá cremosidade ao prato. Se preferir, pode substituir o cottage com ricota fresca ou defumada. A receita pode ser servida quente ou fria – faça sua escolha!
2. Penne ao molho de queijo e brócolis: é uma massa deliciosa feita com creme de queijo, brócolis, creme de leite levíssimo, macarrão tipo penne e queijo parmesão. A receita é fácil de preparar e fica pronta em apenas 15 minutos. Basta cozinhar o macarrão. Faça o molho misturando os demais ingredientes, sirva sobre a massa e polvilhe o queijo parmesão.
3. Macarrão com Brócolis: para essa receita, use o macarrão tipo espaguete. A massa e o brócolis devem ser cozidos de forma separada até ficar al dente; depois, é só misturar os dois e colocar queijo parmesão ralado. O prato é muito gostoso e fica pronto em poucos instantes.
4. Farfalle ao Brócolis Cremoso: essa massa incrível é preparada com peito de peru defumado, brócolis e creme de leite. Em apenas 25 minutos a refeição estará pronta e rende até 6 porções. Polvilhe queijo parmesão ralado antes de levar a receita ao forno. Se desejar, tempere o macarrão com noz-moscada ralada.
5. Penne com Brócolis e Azeite: a massa é deliciosa e simples. Primeiro, cozinhe o macarrão para que ele fique al dente. Para o molho, será preciso apenas azeite, cebola, brócolis e azeitonas pretas. No momento de servir, coloque o molho sobre a massa e se delicie.
6. Penne Integral com Brócolis ao Creme: para quem quer uma massa muito rica em fibras, a integral é a ideal. O peito de peru, o brócolis e o creme de leite completam esta receita deliciosa e prática. Antes de levar ao forno, adicione queijo parmesão ralado.
7. Macarrão Integral com Molho Branco e Brócolis: a massa para essa receita também será o penne. O molho é especial, porque é sem lactose: é preparado com creme vegetal, cebola, farinha, creme de leite zero lactose, especiarias, brócolis e peito de peru. O sabor é garantido e o prato é super prático.
8. Yakissoba: o frango é a proteína adicionada a essa receita, que ganha o sabor e os nutrientes da cenoura, brócolis, gengibre e cebolinha verde. Como todo bom yakissoba, tem um molho delicioso preparado com molho de soja, saquê, amido de milho e açúcar.


Receitas com brócolis com carne ou frango

Receitas com brócolis: Batata Assada com Recheio de Frango Cremoso

9. Carne com Brócolis: a receita é preparada com uma peça de carne tipo lagarto, que será temperada e cozida em panela de pressão, enquanto o brócolis é preparado à parte em água fervente. Com tudo pronto, é só fatiar a carne, colocar o brócolis por cima e servir. O prato é ótimo para ser servido com pão.
10. Bife Recheado de Forno: a carne usada nessa receita é a alcatra, que ficará muito suculenta. Para o recheio, misture bem o brócolis com queijo branco, a cebola e a cenoura; tempere e recheie os bifes. Para o rolinho de carne não se abrir, enrole e amarre com cordão culinário – ou use palitos.
11. Carne do Oriente: a alcatra cortada em tiras vai ser feita com cebola, alho, broto de feijão, brócolis e cenoura. Para ficar um prato bem suculento, os ingredientes perfeitos são amido de milho e molho de soja. É só misturar tudo e servir.
12. Bolo de Frango com Abóbora e Brócolis: esse é um bolo salgado ótimo para servir em ocasiões especiais – seja no almoço de domingo, ou simplesmente porque deu vontade de caprichar no cardápio. Feito com frango, queijo minas, abóbora e brócolis, rende 8 porções. Se quiser servir mais pessoas, é só dobrar os ingredientes da receita.
13. Frango com Curry e Brócolis: o prato fica super cremoso e suculento, sendo o curry, o iogurte e o creme de leite os responsáveis pela textura. O peito de frango deve ser cortado em tiras e preparado com sal, pimenta-do-reino e alho. Para finalizar a receita, adicione amêndoas em lascas e sirva.
14. Espetinho de Frango e Brócolis: é ótimo para servir como entrada ou aperitivo. Parte do frango temperado e cortado em cubos será envolvido em bacon. Em espetos de madeira, intercale um cubo de frango com bacon, um ramo de brócolis e um cubo de frango sem bacon, repetindo a operação até completar o espetinho. Faça assado ou grelhado, como preferir.
15. Batata Assada com Recheio de Frango Cremoso: o brócolis será picado em pedaços pequenos para compor o recheio dessa receita. Faça o frango desfiado e use creme de leite para deixar a textura bem consistente. O prato adquire um leve toque picante com a adição de pimenta-do-reino.


Receitas de tortas com brócolis

Receitas com brócolis: Torta de Legumes

16. Quiche de Brócolis: essa torta tem um recheio super cremoso que se mistura à massa, deixando a receita incrível. A massa é muito simples e leva poucos ingredientes – apenas farinha de trigo, leite líquido, caldo de legumes, fermento e manteiga. Para o recheio serão usados queijo prato, creme de leite, manteiga, caldo de legumes e ovo. Depois de prontos, é só montar o prato colocando a massa, uma camada de brócolis e o recheio, e assar em forno pré-aquecido.
17. Torta de Liquidificador de Queijo, Tomate e Brócolis: deliciosa e super fácil, essa torta é preparada com leite, creme de cebola com queijo, farinha de trigo, brócolis e queijo minas. Tomates-cereja e orégano finalizam o prato adicionando muito sabor, aroma e beleza.
18. Torta de legumes: a massa fofinha e deliciosa é feita com ovos, leite, óleo, farinha de trigo, fermento em pó e caldo de legumes. Para o recheio, use abóbora, brócolis, tomates, mussarela e cebola roxa. Finalize com orégano, para acrescentar aroma e sabor.
19. Mini Quiche Integral de Brócolis: é a receita ideal para quem tem intolerância à lactose ou alergia ao leite de vaca, pois o leite utilizado é zero lactose. Deliciosa, é preparada com farinha de trigo, linhaça, aveia em flocos finos, sal, azeite, leite, fermento em pó, ovos, cebola, brócolis, pimenta-do-reino e noz-moscada.
20. Mini Quiche de Frango com Legumes Sem Leite: a massa é perfeita para quem tem intolerância à lactose ou alergia ao leite de vaca, porque é feita com creme vegetal. O recheio de frango tem um ingrediente especial: Nesfit bebida sabor natural. A mini torta leva ainda brócolis e azeitonas verdes picadas.
21. Torta Oriental Molico: é mais uma receita para quem precisa evitar o leite na dieta: a massa é preparada com composto lácteo zero lactose, aveia em flocos finos e farinha de trigo. E o recheio é super colorido, porque tem uma variedade de ingredientes deliciosos, como shimeji, shitake, brócolis, tomate e abóbora – e fica muito cremoso, porque é feito com a mistura de composto lácteo e amido de milho.
22. Torta Rústica de Brócolis, Tomate-Cereja, Queijo-Minas e Alecrim: é rústica porque a massa não precisa ficar naquele formato perfeitinho – basta abrir com um rolo para ficar com um formato redondo e simples. O recheio fica por conta do queijo-minas, brócolis, tomate-cereja, requeijão light tempero e sabor de massas e molhos.


Receitas de arroz com brócolis

Receitas com brócolis: Arroz Integral Cremoso com Frango e Legumes

23. Arroz Integral Cremoso com Frango e Legumes: uma refeição completa e leve, ótima para ser servida no jantar. O prato é preparado com arroz integral, frango, brócolis, abóbora e creme de leite zero lactose. Abóbora e milho verde também compõem a receita.
24. Arroz com Brócolis e Amêndoas: para quem quer uma comida leve, nutritiva e gostosa, essa receita é perfeita. O arroz, após refogado, será cozinhado junto com o brócolis. Cinco minutos antes de terminar o cozimento, espalhe amêndoas tostadas em lascas, para dar um toque adocicado à receita, e sirva.
25. Arroz Natural: a receita vai ficar cremosa, porque é feita com iogurte natural. Para o preparo do prato também serão utilizados manteiga, quinoa, cenoura, brócolis, champignon e queijo parmesão ralado. Nem precisa de acompanhamento, pois já é uma refeição completa e bem nutritiva.
26. Risoto de Legumes Nutren Senior: os legumes adicionados a esse prato o tornam delicioso: brócolis, cenoura, cebola e pimentão, tudo unido ao manjericão fresco, à cebolinha-verde e à pimenta-do-reino. Fica levemente picante e muito saboroso.
27. Risoto de legumes com Cúrcuma: esse prato colorido é preparado com brócolis, cenoura, cebola e tomates. Junte tudo e cozinhe com o arroz, para que os sabores se misturem. Depois, adicione cúrcuma, cebolinha e queijo parmesão ralado.


Receitas especiais com brócolis para vegetarianos

Receitas com brócolis: Strogonoff de Brócolis

28. Strogonoff de Brócolis: essa receita super diferente agrada principalmente aos vegetarianos, que vão poder desfrutar de um strogonoff maravilhoso sem precisar adicionar nenhum tipo de carne no prato. Além do brócolis, a receita leva mandioquinha e champignons. O creme de leite, claro, marca sua presença, deixando a textura do preparo maravilhosa.
29. Strogonoff de Legumes Levíssimo: esse é mais um prato surpreendente: cenoura, brócolis, batata e mandioquinha formam o quarteto de legumes que será preparado com cebola, alho, mostarda e ketchup. Para ficar ainda mais gostosa, a receita tem champignons e creme de leite.
30. Dourado de Batata e Brócolis: é praticamente um escondidinho de brócolis. O preparo é simples, basta montar uma camada de purê de batata e uma de recheio, e depois cobrir usando de novo o purê. Finalize o prato polvilhando queijo parmesão ralado, leve ao forno e depois é só servir.
31. Legumes ao forno: couve-flor, brócolis, azeite e tempero: é somente disso que você vai precisar para preparar essa receita deliciosa, leve e nutritiva. Se quiser deixar o prato mais colorido e recheado, adicione vagem, batata, berinjela e cenoura. Junte todos os ingredientes e coloque no forno convencional. Em pouco tempo a refeição estará pronta.
32. Legumes Salteados com Maggi da Horta: muito saborosos e práticos, são feitos com tempero horta, especiarias e ervas finas para legumes e ovos, cenoura, vagem, brócolis e alho. Se quiser, adicione batata, abóbora, abobrinha ou o legume de sua preferência.
33. Panquecas de legumes: prepare o recheio dessa panqueca com brócolis, queijo minas e cenoura. Para sair do tradicional e surpreender, em vez de fazer rolinhos, sirva as panquecas dobradas em quatro. A receita não usa molho.
34. Cumbuca de legumes: a farinha de trigo, a manteiga e o leite formam uma massa que será misturada ao requeijão cremoso. Depois, é só juntar a cenoura e o brócolis. A mistura irá para cumbucas individuais, onde serão colocados os pães, e levada ao forno coberta com queijo parmesão ralado para gratinar. É delicioso.
35. Legumes Glaceados ao Forno: esta receita super nutritiva é feita com uvas-passas pretas, nozes picadas e açúcar, para deixar o prato com sabor agridoce. As ervilhas tortas cortadas e o brócolis se misturam ao orégano e à pimenta calabresa, deixando os legumes incríveis.
36. Arrumadinho de vegetais com Ovos: o chuchu, a couve, a abobrinha e o brócolis são cortados em quadradinhos pequenos. A receita será composta, ainda, por quatro ovos – que não precisam ficar bem cozidos, basta que fiquem firmes.
37. Panqueca Vegetariana de Legumes: a massa para as panquecas é diferenciada e muito gostosa, pois preparo leva Nesfit bebida sabor natural e aveia flocos finos. O recheio também ganha o sabor da bebida natural, que o deixa cremoso. Ervilhas, abobrinha e brócolis compõem essa delícia de legumes, e o molho de tomate dá o arremate.


Receitas com brócolis e peixe

Receitas com brócolis: Bacalhau de Páscoa

38. Salmão Assado com Tomates e Brócolis: o peixe fica muito saboroso porque é assado com azeite e feito com Tempero e Sabor legumes, tomates cereja, brócolis, limão-siciliano, e ervas. A receita ainda tem uma crosta de castanhas-de-caju preparada com orégano, sálvio e molho de tomate, para deixar o prato com uma crocância irresistível.
39. Salmão Grelhado com Purê de Brócolis: o purê de brócolis é surpreendente: feito com batatas, manteiga, leite e água, fica com um sabor único. O salmão é preparado com Tempero e Sabor legumes, sal, limão, azeite, tomate, champignons e salsa. A combinação fica perfeita.
40. Filé de Peixe com Purê de Brócolis Nutren Senior: o purê de brócolis ganha os nutrientes das ervilhas frescas. Para ficar ainda mais saboroso, é só usar noz-moscada, manjericão, queijo parmesão e sal. Faça o filé de peixe grelhado para acompanhar a receita.
41. Bacalhau Especial: o bacalhau em postas, já limpo e dessalgado, será preparado com alho. Vá adicionando os outros ingredientes: azeite, pimentão, cebola e brócolis. Faça batatas bolinhas sem casca para acompanhar o peixe.
42. Bacalhau de Páscoa: esse prato para a data comemorativa é prático e simples. Basta aferventar o bacalhau já dessalgado e limpo, e fazer as lascas. Depois, prepare o tomate, as batatas, o pimentão, as cebolas e o brócolis,fazendo camadas de peixe e de legumes. Regue com azeite e leve ao forno. Fica irresistível.


Receitas com brócolis para inserir na dieta das crianças

Receitas com brócolis: Hambúrguer de Ricota e Brócolis

43. Creminho de Frango com Milho, Brócolis e Ervilha: a receita é para uma porção individual – pois será servida ao seu bebê – e, por isso, precisa apenas de meio filé de frango. No preparo vai alho, cebola, ervilha fresca, brócolis, Mucilon, tomilho e azeite. Misturados, os ingredientes viram uma papinha muito saudável.
44. Papinha de Carne com Mandioquinha, Brócolis e Escarola: a carne moída é a mais adequada para a receita. A mandioquinha será cozida junto com a carne. Cinco minutos antes de finalizar o cozimento, junte a escarola e o brócolis. Para terminar, amasse tudo com um garfo, adicione Mucilon e azeite.
45. Minipizza Nesfit: os ingredientes que compõem essa receita fazem ela ficar surpreendente. A massa é preparada com iogurte e biscoito Nesfit, quanto o recheio leva requeijão, queijo mozarela e brócolis. É perfeita para servir em festinhas de aniversário.
46. Chips Crocantes com Patê Cremoso: as vitaminas contidas no brócolis fazem desse chips um aperitivo carregado de nutrientes. O brócolis deve ser aferventado e depois picado. Misturado às farinhas de milho e de trigo, ele forma uma massa pronta para se transformar num salgadinho para ser degustado com um patê delicioso feito com abobrinha, cenoura, ricota e azeitonas.
47. Muffin Omelete (Muffins Legionários): com esse bolinho vai ficar muito fácil adicionar vegetais à dieta da criançada. O recheio tem queijo mozarela, azeitona, gergelim, milho verde e brócolis. Decore formando um coelhinho, para ficar bem atrativo.
48. Mini Pizza Sem Leite: essa é uma ótima opção para quem tem criança com intolerância à lactose em casa, pois o creme vegetal entra como a parte líquida da receita. Presunto, brócolis, milho verde e tomate-cereja ficam deliciosos no recheio da pizza.
49. Hambúrguer de Ricota e Brócolis: essa receita é para arrasar nas festinhas. O recheio é feito com brócolis, ricota e aveia flocos finos, e temperado com alho, cebolinha-verde e uma pitada leve de pimenta-do-reino. Opte pelos mini-pães de hambúrguer para servir para a criançada.
50. Mini Pizza sem Glúten: extremamente saudável, a massa é feita com fécula de batata, grão-de-bico, farinha de aveia, queijo parmesão e floretes de brócolis. Depois, é só colocar o recheio de tomate para deixar tudo gostoso.


Receitas variadas para fazer com brócolis

Receitas com brócolis: Sopa Cremosa de Couve-flor e Brócolis

51. Sopa Cremosa de Couve-flor e Brócolis: deliciosa, essa sopa é feita com azeite, cebola, alho, couve-flor, brócolis, caldo de legumes, creme de leite e salsa picada. Depois de cozidos, os ingredientes serão batidos em liquidificador para formar o creme e voltar ao fogo. Sirva com torradas.
52. Sopão Galinha com Legumes: o preparo dessa receita é muito simples e rápido, porque será utilizado um envelope de sopão galinha com legumes, ao qual serão acrescentados o brócolis, abóbora e frango cozido desfiado. Sirva ainda quente.
53. Sopa Creme de Queijo no Pão Italiano: essa sopa é diferente de tudo que você já viu. A base são 4 mini pães italianos redondos. O brócolis é o ingrediente principal do creme, que ganha o sabor inconfundível do bacon e do creme de queijo. Preencha o pão com o recheio e distribua pedacinhos de bacon por cima.
54. Crumble de Legumes com Ninho: a união de farofa, legumes e creme resulta em uma refeição completa e deliciosa. O creme é feito com castanhas e leite. Os legumes são abóbora, cenoura, batata, abobrinha e brócolis, cortados em pedaços pequenos e com uma pitada de noz moscada. Para a farofa, farinha de amêndoas e aveia em flocos.
55. Caçarola de Hortaliças e Ovos com Crocante de Ervas: deliciosa, essa receita é feita com pão de forma, orégano, manjericão, azeite, cebola, brócolis, vagem, tomate, couve-flor, salsão, batata e abobrinha. Sirva com os ovos e, se quiser, com um molho de iogurte.
56. Lasanha de Panqueca com Brócolis e Molho Branco: a combinação de uma montagem de lasanha com a massa de panqueca é de encher os olhos e abrir o apetite. É um prato delicioso feito com ovos, leite, farinha de trigo, sal, manteiga, cebola, noz-moscada, palmito e brócolis. Finalize a receita com queijo mozarela.

Com tantas receitas assim fica fácil ter o brócolis sempre presente no cardápio. E se você gostou de todas essas dicas, saiba que no site Receitas Nestlé tem muito mais: são mais de 4 mil pratos dos mais variados tipos e também bebidas para você arrasar na cozinha.


Perguntas frequentes

  • 1. Como preparar o brócolis?

    O brócolis pode ser consumido cru ou cozido. Uma forma prática e fácil de preparar o vegetal é colocá-lo no vapor por cerca de 20 minutos. Assim, ele vai cozinhar sem perder os nutrientes.

  • 2. Qual a importância de comer brócolis?

    É importante ter brócolis no cardápio porque ele é fonte de vitaminas A, C, E e K; além de proteínas, fibras e sais minerais que protegem o sistema imunológico, auxiliam no funcionamento do intestino e previnem doenças.

  • 3. Quando o bebê pode comer brócolis?

    O brócolis pode ser introduzido na dieta dos bebês já a partir dos 6 meses de idade. Mas é sempre bom conversar com o pediatra antes, para receber as orientações adequadas.

  • 4. O que fazer com o brócolis velho?

    Se o brócolis envelheceu e está um pouco amarelado, não é motivo para jogá-lo fora. Aproveite-o em receitas variadas, preparando-o refogado, gratinado ou no vapor.

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?