Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

72 receitas de muffin deliciosos para festas e lanches do dia a dia

As receitas de muffins podem ganhar recheios variados de chocolate, frutas ou queijos

A receita de muffin, um bolinho inglês que conquistou o mundo, começou a ser feita nas casas das vovós que queriam agradar os netinhos com porções individuais e recheadas. E esse recheio pode ser de vários sabores. São muffins de chocolate, muffins de banana ou outras frutas, queijos, o que você preferir, basta usar a criatividade. Listamos 72 formas de fazer um bolinho maravilhoso.


Receitas de muffins com frutas

1. Muffin de Laranja: receita que tem leite condensado é certeza de ser deliciosa. Para deixar essa receita bem bonita na hora de servir, polvilhe açúcar de confeiteiro. Para assar, coloque porções da massa em formas de empada grandes, forradas com forminhas de papel. Se não tiver as forminhas de papel, basta untar as formas de empada.
2. Muffins de Abacaxi: essa delícia de muffin feita com abacaxi vai surpreender. A fruta se mistura aos ovos, óleo e leite em pó dissolvido em água para formar a massa dessa receita de muffin. Fica um bolinho super gostoso e nutritivo, já que o abacaxi é cheio de vitaminas e minerais.
3. Muffin de Ameixa com Neston: é um bolinho super saboroso e saudável. A ameixa é uma fruta fonte de vitaminas do complexo B, vitaminas A, C e K e minerais e tem fibras. E a canela, com seu sabor amadeirado, deixa a receita de muffin ainda mais gostosa.
4. Muffin Nesfit de Morango e Maçã: a maçã picada deixa o bolinho com uma textura incrível. O biscoito de morango e cereais deve ser triturado antes de se misturar a massa. Depois que os muffins estiverem assados, polvilhe com açúcar de confeiteiro e canela em pó para decorar e acrescentar sabor.
5. Muffin de Fubá e Morango: essa é uma união surpreendente. A textura macia do morango cortado em pedacinhos pequenos fica ainda melhor porque a receita também tem creme de leite, o que deixa o muffin delicioso. Polvilhe com açúcar de confeiteiro na hora de servir.
6. Muffin de Farinha Láctea, Maçã e Laranja: maçã e laranja é aquela combinação vitaminada. A laranja tem o poder da vitamina C e a maçã traz para o muffin as vitaminas B1, B2 e B3. Uma fortalece o sistema imunológico, as outras desempenham papel importante para o bom funcionamento do metabolismo. E, além disso, ficam deliciosas juntas na mesma receita.
7. Muffin de Farinha Láctea, Pera e Laranja: se você gosta de uma fruta um pouco mais macia do que a maçã, temos essa variação da receita com pera. Para a massa, use os mesmos ingredientes da receita anterior e na hora de inserir a fruta é só substituir a maçã pela pera.
8. Bolinho Moça de Maçã Cremoso e Muffin Moça com Chocolate: aqui a gente te presenteia com duas receitas de muffin em um só lugar. Comece preparando a receita base feita com leite condensado, ovos, farinha de trigo e fermento em pó. Em seguida é hora de fazer o Bolinho Moça de Maçã Cremoso e, por último, o Muffin Moça com Chocolate. A receita base é dividida em duas partes. A primeira fica com a receita de maçã e, a segunda, com a de chocolate. É uma delícia em dose dupla.


Receitas de muffins de chocolate ou com achocolatado

 

9. Muffins Choc Chip: essa receita de muffin de chocolate é maravilhosa. Para ela serão utilizados 3 tipos de chocolate. O primeiro é o chocolate em pó e ainda tem o meio amargo e o branco. Para arrematar toda essa gostosura, utilize creme de leite e 1 colher de suco de limão. O sabor vai ficar bem equilibrado e não muito doce.
10. Muffin Mesclado: uma receita de muffin feita com cereal fortificado, leite, farinha de trigo, fermento em pó, bicarbonato e achocolatado. Para a massa ficar mesclada, prepare-a e depois separe adicionando o achocolatado apenas em uma das partes. Na hora de enformar é só colocar porções das duas massas de forma intercalada.
11. Muffin Crocante de Nescau: as gotas de chocolate ao leite inseridas nesse muffin de chocolate são o segredo para o bolinho ficar perfeito. Elas dão crocância e um sabor incomparável. Fique atento para a quantidade de massa ao colocar nas forminhas. Preencha apenas a metade para o muffin não vazar.
12. Muffins de Chocolate: deliciosos, esses muffins são feitos com chocolate em pó, chocolate meio amargo, farinha de trigo, açúcar e fermento em pó. A receita também tem nozes entre os ingredientes, o que deixa esse muffin crocante.
13. Muffin de Aveia, Chocolate e Maçã: a combinação de chocolate com maçã fica perfeita. A fruta pode ficar escura ao ser descascada. Para evitar que isso aconteça, deixe-a de molho em água com limão. A receita ainda tem uvas passas só para ficar mais deliciosa.
14. Muffins com Chocolate: uma receita deliciosa e fica pronta em apenas 5 minutinhos, porque é feita no microondas. No preparo tem chocolate ao leite, farinha de trigo, leite líquido, ovo, óleo, fermento químico em pó e açúcar. Polvilhe chocolate em pó no momento de servir.
15. Muffins com Chocolate e cobertura de leite condensado: quer deixar os muffins de chocolate ainda mais gostosos e bem bonitos? Você só precisa adicionar à receita anterior uma cobertura bem simples. Use Moça de Colher.
16. Muffin com Gotas de Chocolate ao Leite Dois Frades: essa receita de muffin de chocolate é deliciosa. Feita com farinha de trigo, ovos, açúcar, gotas de chocolate ao leite e fermento em pó fica uma massa super fofinha.


Receitas de muffins salgados

17. Muffin de Arroz: Esse muffin salgado é delicioso, feito com iogurte natural desnatado, farinha de trigo, tomate sem pele, presunto, queijo minas e queijo parmesão. E você pode usar sobras de arroz cozido para o preparo dessa receita de muffin. Fica ainda mais prático.
18. Muffin Sabor Pizza: é uma receita perfeita para servir nas festinhas de aniversário da criançada. O preparo é feito com queijo branco. Assado em forno convencional fica pronto rapidinho, em apenas 30 minutos. Também pode ser feito no microondas. Basta colocar a massa nas forminhas de papel e levá-las ao forno, em potência alta, por 4 minutos.
19. Muffin Caprese: o preparo é bem parecido com o de sabor pizza, mas muda o queijo. Para esse bolinho, utilize muçarela em cubos pequenos. Os tomates sem pele e sem semente e o orégano adicionam sabor e aroma à receita. Use tempero de caldo de galinha para ficar mais saboroso.
20. Muffin de Atum, Tomate Seco e Alecrim: uma receita de muffin mais leve, mas com um sabor bem marcante graças ao alecrim e ao tomate seco. E a muçarela derretida na massa fica uma delícia.
21. Muffin de Sardinha, Tomate Seco e Orégano: a sardinha também é rica em ômega 3 e tem um sabor mais marcante. Prepara a massa com ovos, leite, azeite e farinha de trigo. Coloque queijo mussarela em pedaços dentro da massa enformada e asse em forno pré-aquecido. Os tomates secos e o orégano podem se misturar à massa e decorar o bolinho já pronto.
22. Muffins de Peito de Peru e Queijo Branco: são bolinhos mistos deliciosos. O queijo indicado para essa receita é o minas. Adicione também cereal matinal sem adição de açúcares, ovos, leite, farinha de trigo e fermento em pó. Fica uma massa de bolo fofinha.


Receitas de muffin de banana

23. Muffin de Banana com Coco: bananas trazem todo o poder do potássio, ótimo para aliviar dores e cãibras. Para essa receita serão utilizadas as do tipo nanica e precisam estar maduras para os muffins ficarem deliciosos. As nozes, ou castanhas, dão uma crocância especial ao bolinho. A parte líquida da receita fica por conta da bebida de coco e do óleo de coco. Também é possível fazer com óleo de soja, canola, girassol ou o óleo de sua preferência.
24. Muffin de Banana e Iogurte: a massa desse bolinho fica muito fofinha. E a receita é bem simples de preparar. Basta misturar os ovos levemente com o iogurte, a manteiga derretida e as bananas-nanicas e depois adicionar a farinha de trigo, o açúcar e o fermento em pó misturando bem até ficar uma massa homogênea.
25. Muffin de Chocolate e Banana: amasse as bananas até formar um creme. Isso vai deixar a receita de muffin de banana muito mais gostosa. Use chocolate em pó e nozes picadas para completar o preparo.
26. Muffin de Fruta Divertido: muito saboroso, esse muffin é feito com banana prata. O iogurte sabor maçã e banana enchem a receita de sabor e a deixam com uma textura super macia. A aveia em flocos se mistura com a farinha de trigo para formar a massa dos bolinhos.
27. Muffin de Frutas Divertido: é uma receita com nome idêntico, mas com um detalhe diferente. Aqui nesse muffin, a banana usada será a nanica, que é um pouco mais doce que a banana prata. O iogurte traz sabor e cremosidade . Ainda tem ovos, farinha de trigo, óleo e açúcar.
28. Muffin Prático de Banana e Nesfit Cereal: delicioso, esse muffin de banana é feito com cereal matinal sem adição de açúcares, açúcar de coco e gotas de chocolate meio amargo. A aveia e a pasta de amendoim dão muito mais sabor ao bolo fofinho que também fica cremoso.
29. Muffin Nutritivo de Ninho com Banana: para preparar essa receita de muffin, basta juntar a banana-nanica picada com aveia em flocos, farinha de trigo, leite em pó, açúcar demerara, ovos, óleo, fermento em pó e água e misturar bem todos os ingredientes. Quando a massa estiver bem homogênea, coloque em forminhas para muffin e asse em forno convencional. Rende 8 porções.


Receitas de muffins integral e para alérgicos

30. Muffin Integral Salgado (Muffins Incríveis): delicioso, esse muffin é feito com peito de peru, tomate, azeitonas e leite líquido e farinha de trigo integral. Os tomates devem ser adicionados sem pele e sem sementes à receita. O orégano traz seu sabor levemente amargo e seu aroma inconfundível.
31. Muffin Sem Glúten de Aveia com Abobrinha: tem muffin para os celíacos também. Quem tem intolerância ao glúten vai poder comer um muffin delicioso sem se preocupar. A massa é feita com farinha de arroz integral e farelo de aveia. Frango, cebola e queijo formam um recheio maravilhoso e as ervas como o orégano e a cúrcuma trazem sabor e um aroma incríveis.
32. Muffin de Blueberry sem Lactose: fica super gostoso, feito com granola, mirtilo, açúcar mascavo, aveia em flocos, óleo de canola e extrato de baunilha. E para quem tem intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite, é a receita de muffin perfeita, porque o leite utilizado aqui é zero lactose. Após colocar a massa do bolinho nas forminhas, cubra com granola. O resultado é incrível.
33. Muffin de Maçã, Canela e Castanha-do-Pará sem Glúten: a farinha de arroz e a fécula de batata formam a massa com sua consistência que resulta em um bolo fofo muito saboroso. As maçãs e uvas passas ficam com aqueles pedacinhos adocicados e maravilhosos que agradam qualquer paladar.
34. Muffin Integral de Damasco e Gengibre sem Açúcar: o damasco tem uma textura bem carnosa e vem para a receita garantindo uma textura firme para o bolinho. E o sabor é doce e suave ao mesmo tempo. O muffin também é feito com suco de maçã integral sem açúcar e leite zero lactose.
35. Muffin Integral de Pêssego: nessa variação da receita anterior, o damasco entra no lugar do pêssego e o gengibre pode ser deixado de lado se a ideia é ter um muffin mais adocicado.


Receita de muffin de vegetais

36. Muffin Omelete (Muffins Legionários): com essa receita de muffin salgado, vai ficar fácil fazer a meninada comer vegetais. Integram o preparo do bolinho couve, brócolis, milho verde, azeitona e queijo mussarela.
37. Muffins de Espinafre: deliciosos, feitos com azeite, espinafre, leite, ovos, manteiga, farinha de trigo e fermento químico em pó. O queijo prato acrescenta aos bolinhos toda a suavidade do seu sabor. Mas, se preferir, pode substituí-lo por queijo mussarela, peito de peru defumado ou presunto.
38. Muffin de Espinafre: o nome da receita é igual, mas o preparo é diferente. Nesse muffin de espinafre também são adicionados pimentões amarelo e vermelho, gergelim e aveia flocos finos.
39. Muffin de couve: uma simples substituição na receita anterior muda o sabor, mas sem deixar a nutrição de lado. Para quem gosta de variar na cozinha, basta pegar os ingredientes das receitas de espinafre e substituí-lo pela couve.
40. Muffin de Tapioca com Legumes: cenoura, tomates e ervilhas frescas são os vegetais para preparar esse muffin. A receita ainda tem ovos, sementes de linhaça, queijo minas e a tapioca utilizada é a hidratada. É um bolinho irresistível.
41. Mini Muffin de Cenoura: fica pequenininho e delicioso. Feito com ovos, manteiga, cenoura, leite líquido, caldo de legumes, farinha de trigo, fermento em pó e queijo mussarela. Fica pronto em 30 minutos e a receita rende 60 porções.
42. Muffin de Beterraba: o bolinho fica com um colorido especial por conta da beterraba. Além disso, a raiz é rica em vitaminas A, C e do complexo B, proteínas e potássio. Todos esses nutrientes dão energia e ajudam a melhorar a imunidade. É sabor e nutrição juntos.
43. Muffin de Beterraba e Cenoura: se a cenoura e a beterraba já são super nutritivas separadas, juntas elas ficam ainda mais poderosas. Para preparar esse bolinho, use os mesmos métodos das duas receitas anteriores, com um pequeno detalhe: reduza pela metade a quantidade da beterraba e também da cenoura, já que ao juntá-las elas formarão a quantidade exata para fazer o muffin.


Receitas de bolinhos com cara de muffin

44. Bolinho de Chuva Assado: o bolinho de chuva ganha uma cara nova nessa receita e fica muito parecido com um muffin. Os ingredientes são os tradicionais. A farinha de trigo, fermento em pó e o leite. O açúcar muda um pouco, porque aqui vai ser utilizado o demerara. Reserve a canela em pó para polvilhar. Os bolinhos serão enformados em forminhas para doces.
45. Bolinho de Açaí com Banana e Aveia: um sabor marcante do açaí faz desse bolinho um muffin especial e super diferente. Para encorpar a massa e deixá-la cremosa, utilize bananas-nanicas e aveia em flocos orgânica sem glúten.
46. Bolinho de Tapioca: nessa receita de muffin salgado, além da goma de tapioca hidratada, a batata doce, a aveia flocos finos e o fermento em pó vão compor a massa. O atum garante a proteína, enquanto o requeijão e a mussarela deixam o bolinho cremoso.
47. Bolinho de Ninho e Banana: a banana chega em mais uma receita trazendo o potássio e o sabor adocicado da fruta. O iogurte do tipo Petit Suisse entra no preparo da massa trazendo sabor e suavidade. Distribua a massa em forminhas de papel e coloque-as em formas de empadas na hora de assar. É uma receita perfeita para entrar na lancheira das crianças.
48. Bolinho de Limão com Chia e Geleia de Morango: é o doce e o azedo se misturando e dando equilíbrio ao bolinho. A geleia também é preparada na hora. Basta colocar os morangos para cozinhar com água e, depois de prontos, colocar sobre os muffins.
49. Bolinhos de Cenoura com Neston: inserir vegetais em receitas de bolinhos é perfeito para conquistar o paladar das crianças que, às vezes, torcem o nariz para legumes, hortaliças e verduras. Para o preparo desse muffin é só utilizar cenoura ralada, cereal, açúcar, ovos, amido de milho e farinha de trigo. É muito delicioso.
50. Bolinhos de Abóbora com Canela: mais uma maravilhosa receita de muffin com vegetais. E esse bolinho tem uma massa super gostosa e fofinha e ainda é incrementada com uma cobertura espetacular bem simples de fazer. Use abóbora, açúcar, canela em pó e Moça de Colher. Vai ficar irresistível.
51. Bolinho Cremoso de Cacau e Abobrinha: delicioso, feito com aveia em flocos finos, abobrinha, cacau em pó, açúcar demerara, óleo, essência de baunilha, fermento em pó e cardamomo. Use forminhas de petit gateau para assar os bolinhos e desenforme-os ainda mornos.
52. Mini Bolinho de Chocolate com Gotas: uma receita rica em crocância e sabor. O chocolate aparece no seu formato pó e nas gotas de chocolate ao leite. A receita rende 15 muffins maravilhosos.
53. Bolinho Integral de Banana e Passas sem Açúcar: para quem não quer ou não pode fugir da dieta de jeito nenhum, essa é uma opção de muffin de banana perfeita. O preparo tem aveia em flocos finos, farinha de trigo integral e suco de maçã integral sem açúcar. A banana para esse bolinho é a nanica.


Receitas de cupcake que são quase muffins

54. Buquê de Cupcake: não basta ser delicioso, tem que ser lindo. A massa tem chocolate amargo que deixa a receita muito mais saborosa. A cobertura tem chocolate branco e creme de leite extra cremoso. Com tanta cremosidade assim nem precisa falar sobre a textura desse muffin super poderoso. Para montar o buquê de cupcake, espete os bolinhos enformados em formas de papel em palitos de churrasco e coloque em um vaso.
55. Cupcake de Nescau: a massa é básica e deliciosa. Feita com manteiga, ovos, açúcar, achocolatado, farinha de trigo, leite, fermento em pó e bicarbonato de sódio. Para a cobertura desse cupcake, utilize cream cheese e achocolatado.
56. Cupcake Baton: ideal para servir em festinhas de aniversário. O cupcake tem uma cobertura de chocolate ao leite, creme de leite, confeitos coloridos e, para cada bolinho, um baton, que será colocado na cobertura para decorar e deixar essa receita perfeita.
57. Cupcake de Fubá com KitKat Guava: essa receita de cupcake é muito prática. Para prepará-lo é só bater os ingredientes em um liquidificador e depois despejar nas forminhas. Para massa é um preparo básico com farinha de trigo, óleo, açúcar, leite e fermento em pó. A cobertura só precisa de uma lata de Moça de Colher.
58. Cupcake Integral: aveia em flocos, farinha de trigo integral e açúcar mascavo estão entre os ingredientes para o preparo desse bolinho. A cobertura é feita com cream cheese e ganha a crocância das castanhas-de-caju picadas.
59. Cupcake de Morango e Aveia: o morango é uma fruta que tem um sabor doce e suavemente ácido e todo mundo ama, mas aqui ele entra no formato de um complemento alimentar desenvolvido especialmente para as crianças. O bolinho tem também maçã picada. E, se desejar, faça uma cobertura de morango misturando bem 3 colheres de sopa de Nutren Kids Morango com 1 e meia colher de chá de água. Com uma colher, sirva sobre os cupcakes.
60. Cupcake de Espinafre: é um bolinho salgado que tem uma cobertura surpreendente feita com ricota cremosa, peito de peru e tomates-cereja. No preparo da massa, além do espinafre, também são adicionados ingredientes como queijo prato e orégano.
61. Cupcake de Chocolate e Aveia: a decoração desse bolinho é bonita e super gostosa. A mistura de claras de ovos, açúcar e cereja em calda vai formar um creme maravilhoso que será colocado sobre os cupcakes com saco de confeitar com bico. Finalize colocando uma cereja em cada bolinho.
62. Cupcake de Frutas Vermelhas: delicioso, feito com chocolate, creme de leite, leite líquido, farinha de trigo, fermento em pó e frutas vermelhas. A cobertura é preparada com chocolate e creme de leite. Use morangos para decorar.
63. Cupcake de Leite Ninho com Recheio de Manga: essa fruta tropical é rica em fibras e tem um sabor muito adocicado e delicioso. Para esse recheio é só fazer o purê de manga. Leve ao fogo 1 xícara de chá de manga picada com meia xícara de chá de água e cozinhe mexendo de tempos em tempos, até adquirir a consistência de purê. Na hora de montar o cupcake, basta fazer um buraquinho no bolo e colocar o purê de manga dentro.
64. Cupcake Dark com Nestlé ChocoBiscuits: deliciosa e linda, essa receita é bolinho de chocolate com cobertura de chocolate. É perfeito para qualquer ocasião, especialmente em festas. Use um bico de confeiteiro para colocar a cobertura no cupcake decore com muito cuidado picando o ChocoBiscuits ao meio.
65. Cupcake de Baunilha com Buttercream de Cookies Nestlé Classic: é bolo, cobertura e cookies tudo junto. O resultado é impressionante e os bolinhos ficam lindamente bem decorados. Utilize os cookies com gotas de chocolate nessa receita para deixá-la perfeita.
66. Mini Cupcake de Maçã, Ninho Fases 3+ e Aveia: as lancheiras das crianças vão ficar recheadas de bolinhos gostosos e nutritivos. É simples de fazer e as maçãs cortadas em cubos vão dar uma crocância maravilhosa ao cupcake. Faça em forminhas de papel e nem precisa desenformar.
67. Cupcake de Banana com Aveia: é muito saboroso, feito com aveia flocos finos, leite líquido, banana-nanica, açúcar mascavo e farinha de trigo. A receita é prática e rende 6 porções. Faça em forminhas de papel e asse em forno pré-aquecido.
68. Cupcake Encantado: esse bolinho é bem diferente e super gostoso. Entre os ingredientes da receita estão abóbora, azeite, essência de baunilha e açúcar demerara. O bolinho ganha uma calda feita com leite em pó e suco de laranja. Finalize decorando com pedaços de frutas de sua preferência.
69. Cupcake de Chocolate com Cheerios Mel: feito com chocolate em pó e cereal matinal, esse bolinho fica delicioso e com uma decoração incrível. O cereal entra na massa e depois decorar o cupcake deixando-o de um jeito de comer com os olhos.
70. Cupcake Prático de Iogurte com Morango: esse cupcake é bem simples e rende 12 porções. Em um liquidificador, bata todos os ingredientes que incluem iogurte, morangos picados e ovos. Depois, é só colocar em forminhas individuais e esperar assar. É delicioso.
71. Cupcake Integral de Cacau e Banana Sem Ovo e Sem Lactose: a farinha de trigo integral, o açúcar mascavo e o cacau em pó dão muita leveza a essa receita. Use bananas-nanicas. A castanha-do-pará traz uma crocância maravilhosa para o bolinho.
72. Minicupcake Colorido de Beterraba e Suco de Limão: a beterraba vai deixar o cupcake bem vermelhinho. O suco de limão traz equilíbrio para a receita, para que ela não fique muito doce. Para o bolinho ficar gostoso e bonito, prepare um glacê para decorar. Faça com 3 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro e meia colher de sopa de suco de limão.

Os muffins são bolinhos que caem bem em qualquer ocasião. Pode fazer para as festinhas de aniversário, para levar para o lanche ou para comer em casa. E se você gostou dessas dicas, acesse o site Receitas Nestlé. Lá você encontra mais de 4 mil opções para um cardápio super diversificado para o dia a dia ou ocasiões especiais.


Perguntas frequentes

  • 1. Posso congelar os muffins?

    Se quiser congelar os muffins, coloque-os já assados em um recipiente com tampa e leve ao freezer por até 3 meses. Para descongelar, deixe-o de véspera na geladeira.

  • 2. Como deixar o muffin com formato perfeito?

    O segredo para garantir que os muffins mantenham um formato perfeito ao assar é colocar as forminhas de papel dentro de formas de alumínio para empada.

  • 3. Qual tipo de forminha devo usar para fazer muffins?

    Para os muffin ficarem bonitos e não correr o risco de grudar, é importante utilizar forminhas de boa qualidade. Há forminhas de papel que são de baixa qualidade e costumam grudar. Se for desenformar os muffins, espere até que eles fiquem mornos.

  • 4. Qual a diferença entre muffin e cupcake?

    O formato é o mesmo, mas existe uma pequena diferença entre cupcakes e muffins. Os cupcakes são feitos com receitas de bolo e com as técnicas específicas para esse preparo; além disso são recheados depois de prontos. Já os Muffins são bolinhos preparados de forma única, com ingredientes de massa e recheio unidos e levados para assar.

pixel