Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Comidas de Natal: 55 receitas de Natal práticas e deliciosas

Cardápio para ceia de Natal completa? A gente dá todas as dicas para preparar comidas de Natal deliciosas

O natal é uma festa linda, cheia de cores e sentimentos. E na noite da comemoração com a família e com os amigos, o menu tem que estar recheado de receitas de Natal perfeitas. Afinal, a celebração pede uma mesa farta. Alguns itens são indispensáveis para compor a festa, como o peru, o arroz, a farofa, a salada e a sobremesa. Eles compõem um cardápio para ceia de Natal completa.

Listamos aqui 55 comidas de Natal diferentes, desde a tradicional receita de Peru Recheado com Farofa de Natal até um maravilhoso Bolo Cremoso de Chocolate e Nozes. Explore todas elas e prepare uma ceia natalina inesquecível.


Receitas de Arroz de Natal Soltinho

Comidas de Natal: Arroz com Champanhe e Amêndoas

1. Arroz à Grega: seja uma ceia de Natal simples ou a mais sofisticada, o arroz é um prato indispensável. Essa receita ensina como preparar um arroz delicioso e bem colorido. As cores ficam por conta dos pimentões verde e vermelho, da cenoura e das uvas-passas que acrescentam um adocicado suave ao prato.
2. Arroz Colorido: por falar em cores, esse arroz de Natal tem o laranja da cenoura, o verde da abobrinha e o rosa do peito do presunto para fazer jus ao seu nome. Fica perfeito para servir na ceia de natal simples ou sofisticada, além de ser delicioso.
3. Arroz com Lentilha: as receitas de Natal ficam muito gostosas com a entrada das lentilhas no preparo. E para completar esse arroz prático e perfeito para a noite da ceia, ainda tem nozes carameladas que acrescentam muito sabor ao prato.
4. Arroz de Festa com Lentilhas: aqui está mais uma opção de arroz de Natal com lentilhas. E essa receita fica ainda mais especial porque ganha uma porção de cebola caramelizada no preparo e que será servida sobre o arroz.
5. Arroz com Champanhe e Amêndoas: o champanhe deixa o sabor do arroz bem marcante e as amêndoas, além de gostosas, dão crocância ao prato. Essa receita é deliciosa e fica pronta em poucos minutos. Sobra até tempo para descansar antes de a festa começar.
6. Arroz Crocante de Festa: as castanhas-de-caju que deixam a receita crocante e podem ser substituídas por amêndoas. Esse arroz também leva coentro, que aromatiza a preparação e tem um sabor bastante característico.
7. Arroz Tropical: esse arroz é muito saboroso e bem simples, porque é básico. O que o deixa bem especial é que ele é feito com abacaxi, uvas-passas e peito de peru, que só serão adicionados à receita de natal após o arroz já estar cozido.
8. Arroz com Amêndoas e Passas: esse arroz de natal tem um sabor agridoce e crocante que fica maravilhoso junto com o peru e a farofa natalina. Faça um arroz simples, lavado e escorrido e finalize misturando aos outros ingredientes para ficar maravilhoso na hora de servir.


Receitas práticas de salpicão

Comidas de Natal: Salpicão de Frango Tradicional

9. Salpicão: esse salpicão de Natal é bem prático e delicioso. O frango cozido e desfiado é o básico e vem acompanhado de legumes como cenoura e repolho roxo. O molho é maravilhoso preparado com iogurte, creme de leite e curry.
10. Salpicão de Peru: muito saboroso, esse salpicão de natal é feito com peru, maçã, salsão, batata, milho-verde, nozes e creme de leite. Para quem gosta de um sabor mais picante, é só adicionar uma pitada de pimenta-do-reino.
11. Salpicão de Atum: essa receita é diferenciada e bem gostosa. O atum é uma ótima opção para quem quer variar a receita básica de salpicão de Natal. E pode usar o atum enlatado que o sabor é maravilhoso e a receita fica bem prática. Adicione castanhas-de-caju ao prato para deixá-lo crocante.
12. Salpicão Superfresquinho: a hortelã é a responsável pelo frescor desse salpicão que também ganha os sabores incríveis do palmito, milho verde e cenoura. Esses e outros ingredientes são misturados ao iogurte natural desnatado para resultar em uma receita de salpicão de natal delicioso e cremoso.
13. Salpicão de Frango: feito com frango, azeite, batata, salsão, cenoura, amêndoas e uvas-passas brancas. O tradicional molho que dá cremosidade e sabor à receita dessa vez fica por conta do requeijão. Fica perfeito para acompanhar o arroz e o peru de natal.
14. Salpicão Natalino: uma comida de Natal até no nome, essa receita de salpicão de leva maçãs verdes, cenoura e batatas para um sabor levemente adocicado. O molho de creme de leite com iogurte dá um toque de delicadeza.
15. Salpicão Fácil de Bacalhau: as lascas de bacalhau dão um sabor impressionante a esse salpicão de natal e deixam o prato muito mais incrementado. É uma receita super gostosa que ganha o creme de leite como molho e fica com uma textura incrível.
16. Salpicão de Frango Tradicional: O frango com batata, milho, ervilha e cenoura se misturam às uvas-passas e ganham o sabor adocicado que realçam a receita. Uma comida de Natal e tanto.


Receitas de Farofas Salgadas e Agridoces

Comidas de Natal: Farofa de Coco e Laranja

17. Farofa de Banana: a farofa de Natal tanto pode servir para rechear o peru como pode ser feita à parte para compor a mesa da ceia e acompanhar as outras comidas de Natal. Essa com banana-nanica, por exemplo, se encaixa muito bem nos dois momentos. A indicação da receita é para preparar com farinha de milho. Fica muito gostosa.
18. Farofa de Linguiça: é uma receita de natal simples e deliciosa. Utilize linguiça fresca, adicione ovo cozido e azeitonas verdes picadas para a farofa ficar perfeita. A cebola e a salsa realçam ainda mais o sabor da receita que comporá a mesa de natal.
19. Farofa de Cebola e Cebolinha: muito deliciosa, é feita com farinha de mandioca, cebola, cebolinha e caldo de bacon. O segredo da receita a gente não esconde. É meia colher de chá de açúcar para que a farofa de natal fique com um sabor agridoce maravilhoso.
20. Farofa de Maçã e Passas: comece a farofa dourando a cebola com óleo. Nessa receita, a maçã e as uvas-passas entram primeiro e são refogadas junto com a cebola para só depois adicionar a farinha de mandioca. Depois de misturar bem é só servir.
21. Farofa Panko com Frutas Secas e Amêndoas: muito usada para empanar, a farinha panko é muito gostosa e fica melhor ainda misturada com coco, uvas-passas, cebola roxa, amêndoas e cebolinha-verde. Nessa receita, sai a maçã e entra a pera.
22. Farofa Super Rápida de Beterraba: gostosa e nutritiva, essa farofa de natal é feita também com feita com biscoito Tostines Água, salsão, tomates, azeitonas e ovos cozidos. Use os ovos para decorar essa farofa que fica bem colorida.
23. Farofa de Coco e Laranja: essa farofa de natal é preparada com farinha de mandioca flocada, conhecida como biju e fica deliciosa. Utilize coco seco ralado e raspas da casca de laranja para montar a receita que fica com um sabor bem especial.
24. Farofa Prática de Pão: deliciosa, feita com azeite, cebola, alho, cenoura, azeitona verde, pão francês e cheiro-verde. Os pães para o preparo da receita devem ser os amanhecidos. Rale-os para formar a farinha e preparar essa farofa de natal nem diferente.


Receitas de Peru de Natal para a Ceia Perfeita

Comidas de Natal: Peru à Brasileira

25. Peru com Ervas: chegamos a estrela da noite quando o assunto é ceia natalina. O peru de natal é aquele prato que não pode faltar na ceia. Essa receita com ervas fica perfeita para a ocasião. O orégano e a manjerona são as ervas usadas para o preparo. Utilize frutas frescas picadas para decorar.
26. Peru Festivo: esse peru de natal é bem recheado. A receita indica todos os passos, desde o modo de temperar o peru até a farofa natalina que acompanha o preparo. Também tem a indicação de um molho delicioso com salsa picada para acompanhar o prato e realçar o sabor.
27. Peru Clássico: tem um tempero simples, prático e muito saboroso. Basta um tablete de caldo de galinha, vinho branco, suco de laranja e manteiga para o peru compor um cardápio para ceia de natal completa e maravilhosa. Prepara um molho para acompanhar. Na receita tem a dica de como fazer.
28. Peru à Brasileira: a farofa de natal entra no preparo dessa receita com um agridoce incrível que acrescenta muito sabor ao peru. E tudo isso porque ela é preparada com uvas-passas e bananas-nanicas. Ainda tem a crocância das castanhas-do-pará para ficar mais perfeito.
29. Peru ao Champanhe: essa receita de natal mistura o simples e o sofisticado e fica super gostosa. O peru, talvez a comida de Natal mais popular, é temperado e deixado de molho na champanhe. Depois de um tempo, é só levar ao forno para assar e aproveitar a festa.
30. Peru com Tomates-cereja e Manga: esse peru de Natal é para ser servido em pedaços. Mas, se preferir, deixe-o inteiro para colocar à mesa no momento da ceia. O tomilho e o alecrim são ervas que se juntam ao tempero e dão suavidade ao sabor do prato que fica bem gostoso.
31. Peru Recheado com Farofa de Natal: suculento e saboroso, esse peru é feito com farinha de milho, caldo em pó sabor galinha, ovos e castanhas-do-pará. O peru será recheado com a farofa natalina para que os sabores das duas receitas se misturem e resulte em um prato super delicioso.
32. Peru com Mel e Especiarias: os ingredientes para preparar essa receita de peru de natal misturam sabores suaves e ao mesmo tempo bem marcantes como o cravo-da-índia, o cardamomo, a noz-moscada e a canela em pó. Para decorar o prato, utilize legumes cozidos e tomates-cereja. A ceia natalina vai ficar incrível.


Receitas de Saladas para surpreender

Comidas de Natal: Salada de Nhoque Dourado com Rúcula, Tomates, Erva-doce e Lentilhas

33. Salada de Batata com Bacalhau e Grão-de-Bico: a salada vem sempre acompanhando a ceia de natal para dar leveza e muito sabor a esse momento. E essa é uma uma salada de natal maravilhosa feita com com batata, bacalhau em lascas, grão-de-bico, palmito e azeitona.
34. Salada de Batata Cremosa: é uma receita de natal deliciosa feita com batata bolinha, vagem e cenoura. O creme de leite dá o toque final deixando a salada com uma textura maravilhosa. Decore com sua erva preferida, pode ser salsa, alecrim ou hortelã.
35. Cheesecake Salada: uma comida de natal para impressionar. É uma salada saborosa e diferente, porque tem uma base feita com grão-de-bico e aveia que deixa a receita fantástica. A salada com rúcula, alface roxa e tomates-cereja formam o recheio desse prato.
36. Salada de Nhoque Dourado com Rúcula, Tomates, Erva-doce e Lentilhas: os pratos de natal com lentilhas ficam super gostosos. Essa salada de natal mistura o frescor das folhas e ervas com a massa leve do nhoque e deixa a ceia natalina muito mais saborosa.
37. Salada de Lentilha, Cebolas Douradas e Salsa de Ervas: muito saborosa, essa salada de natal também leva cebolas douradas, cranberries e é decorada com castanha-de-caju, que além de decorar são muito gostosas e dão um croc croc maravilhoso à receita.
38. Salada na Cestinha de Parmesão: essa salada fica bem sofisticada e é servida em porções individuais. A receita mostra como é fácil preparar a cestinha que será recheada dos nutrientes contidos na alface, beterraba, cenoura e rúcula ou agrião, se preferir. Tem também um molho incrível para adicionar à receita.
39. Salada Fatuche: o nome diferente indica que é uma salada diferenciada e muito gostosa. Essa é feita com tomate, pepino, cebola, rabanete, alface americana e rúcula. O molho que acompanha essa salada de natal é surpreendente e delicioso.
40. Salada de Pêssego Grelhado: deliciosa, é feita também com, rúcula, alface, presunto cru e nozes-pecã. O molho de creme de leite e tempero sabor legumes ganha um leve toque azedinho de 2 colheres de suco de limão e fica muito gostoso.


Receitas de Sobremesas Variadas

Comidas de Natal: Pudim de Leite Condensado MOÇA

41. Pudim de Leite Condensado Moça: essa é uma das sobremesas de natal que todo mundo ama. Esse pudim de leite condensado é super fácil de preparar e precisa de poucos ingredientes para ficar delicioso. A calda é feita à base de água e açúcar, e o pudim leva leite condensado, leite líquido e ovos.
42. Delícia de Abacaxi: essa é uma ótima receita de sobremesa de natal porque ela já é preparada em formas individuais. Assim, dá para controlar a quantidade de convidados servidos. Os ingredientes indicados rendem 12 porções. Se precisar servir mais sobremesa, é só dobrar a quantidade e faça mais sobremesa.
43. Torta de Limão: para essa sobremesa de natal você vai seguir 3 etapas simples. Comece preparando uma massa deliciosa feita com creme de leite. O recheio tem leite condensado e suco de limão. A receita mostra ainda como preparar o merengue que vai adicionar sabor e beleza ao prato doce.
44. Merengue de Chocolate com Frutas de Estação: delicioso, esse merengue de chocolate é uma sobremesa de natal perfeita. É feito com chocolate em pó, com recheio de creme de leite líquido e chocolate meio amargo. Utilize frutas da e que sejam de sua preferência, como figos, uvas sem caroço e ameixa fresca.
45. Pavê de Chocolate: na lista das sobremesas de natal, essa é sem dúvida a mais tradicional e uma das mais deliciosas também. O pavê de chocolate é preparado com biscoito tipo champanhe, leite condensado, creme de leite e chocolate em pó.
46. Pavê de Coco com Biscoito São Luiz: e por falar em pavê, esse é simplesmente maravilhoso. É uma receita prática feita com leite de coco, leite condensado e creme de leite extra cremoso. Para decorar, utilize coco ralado grosseiramente.
47. Gelatina Salada de Frutas: essa é uma sobremesa de natal para quem quer surpreender e agradar. Prepare a receita com morango, manga, mamão, laranja, uva verde e banana. Para a gelatina, o segredo é adicionar um biscoito Nesfit para ficar bem consistente.
48. Bolo Cremoso de Chocolate e Nozes: para quem quer servir um bolo de natal e arrancar elogios, essa receita é a ideal. Delicioso, esse bolo de chocolate é feito com creme de leite, leite líquido, cacau em pó e chocolate meio amargo. E para ficar ainda mais perfeito, o bolo tem um recheio e uma cobertura de chocolate incríveis.


Receitas de Sobremesas com Panetone

Comidas de Natal: Taça de Panettone Zero Adição de Açúcares, Iogurte e Frutas

49. Taça de Panettone Zero Adição de Açúcares, Iogurte e Frutas: nossa lista não ficaria completa sem essa tradicional comida de Natal. Temos uma lista de doces maravilhosos com panetone e esse é só o primeiro. Feito com iogurte, figo, damasco e morango, fica uma delícia.
50. Naked Panettone: para quem quer uma comida de Natal gostosa e rápida de fazer, essa é a sobremesa certa. Bastam um panetone, uma lata de leite condensado de colher e açúcar de confeiteiro. Faça cortes no panetone para rechear com o leite condensado e está pronto.
51. Cassata de Chocolate com Amêndoas: sobremesa de natal com panetone e sorvete, tem também e essa aqui é muito gostosa. A cassata ganha uma cobertura super fácil, preparada com claras de ovos e açúcar. O resultado é surpreendente.
52. Torta de Banana com Panettone Zero Adição de Açúcares: utilize bananas-nanica para o preparo dessa sobremesa de natal. Asse em forno pré-aquecido até ficar dourada e sirva polvilhada com chocolate em pó.
53. Pavê de Panetone e Frutas: os nutrientes das frutas deixam a sobremesa gostosa e saudável. Para essa receita, utiliza manga, kiwi e figo. Finalize espalhando a geleia indicada na receita por cima das frutas para ficar com um brilho incrível.
54. Trufas de Panettone com Gotas de Chocolate: as trufas são doces irresistíveis e essas com panetone ficam ainda mais especiais. A cobertura tem chocolate meio amargo e chocolate branco só para ficar tudo perfeito. Essa receita rende 30 porções.
55. Manjar com Panettone de Calda de Frutas: leite condensado, leite de coco e panetone. Esse trio vai surpreender nessa comida de natal maravilhosa. E se quiser deixar a receita mais completa, corte morangos ao meio e decore o manjar. Além de deixar a receita bonita, vai adicionar muito sabor.

Com tantas opções de comidas de natal, a festa vai ficar completa e gostosa. E tem muitas outras variedades de pratos doces e salgados e também de bebidas. É só acessar o site Receitas Nestlé e conferir as mais de 4 mil opções que tem lá.


Perguntas frequentes

  • 1. O que não pode faltar na ceia de Natal?

    Existem as comidas de Natal mais populares: arroz, farofa, salada, peru e sobremesa.

  • 2. Como fazer para o peru de Natal ficar com a carne macia?

    A dica para o peru ficar com a carne macia e úmida é regar com o molho que vai se formando na assadeira enquanto ele assa. O peru é um dos pratos mais importantes da noite e para ele ficar mais saboroso é importante deixá-lo marinar. Tempere-o na véspera de prepará-lo ou pelo menos 5 horas antes de colocar para assar.

  • 3. O que fazer para o arroz de Natal ficar soltinho?

    Para um arroz soltinho para a ceia de natal, frite-o em óleo antes de adicionar o restante dos ingredientes.

  • 4. Como deixar as uvas-passas mais macias e saborosas para as comidas de Natal?

    As uvas-passas estão presentes em vários pratos do cardápio da ceia de natal completo. E para elas ficarem mais macias e saborosas, hidrate-as em 1 colher (sopa) de água morna por cerca de 5 minutos antes de usá-las na receita.

  • 5. Como retirar a pele das amêndoas para usar nas comidas de Natal?

    Para retirar a pele das amêndoas, mergulhe-as em uma panela com água fervente. A medida que forem subindo à superfície, retire-as com uma escumadeira e pressione a amêndoa entre os dedos. A pele se soltará facilmente.

  • 6. Como fazer o pudim perfeito para a ceia de Natal?

    É essencial que o pudim seja preparado em banho-maria para que asse de forma lenta e controlada, para atingir a textura ideal. Leve a forma ao forno na grade superior, longe da chama.

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?