Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

40 opções de almoço rápido e fácil para o dia a dia agitado

O corre-corre do cotidiano não pode ser justificativa para pular refeições, então mantenha a sua saúde com um almoço rápido

PUBLICADO: 16/06/2021

Acordar cedo nem sempre é sinônimo de ter tempo para preparar um almoço caprichado. O relógio não para e a manhã cheia de tarefas às vezes impede que você monte um cardápio completo.

Se você também costuma ter dias super corridos, saiba que isso não é mais justificativa para deixar de se alimentar bem. Afinal, manter uma boa saúde exige uma alimentação regrada, e isso exclui pular refeições. As receitas rápidas para almoço, completas e bem nutritivas, são a solução para o seu problema.

Existem várias receitas de almoço rápido e simples prontas para garantir uma dieta equilibrada e que podem ser preparadas para levar ao trabalho. Em poucos minutos, você terá a marmita pronta, garantindo a chegada pontual ao trabalho.


Receitas de almoço rápido com macarrão

Um almoço rápido e fácil pede ingredientes simples que podem ser encontrados até no mercadinho da esquina de casa. E se existe um prato que se encaixa nesse perfil, é o macarrão. A massa fica pronta em poucos minutos e os molhos também são muito práticos.

Dependendo da receita, o macarrão pode vir acompanhado de carnes, legumes, verduras ou hortaliças, o que deixa o prato mais saudável e com um sabor irresistível. Explore as receitas que separamos para você:

Macarrão à Bolonhesa

Salada de Macarrão com Frango Defumado

Curiosidades sobre macarrão

Agora que você dispõe de uma variedade de receitas com macarrão para fazer um almoço rápido e fácil, que tal conhecer um pouco da história dessa massa tão amada pelos brasileiros? A teoria mais difundida é que o macarrão surgiu na China há pelo menos quatro mil anos.

Os italianos amaram a receita trazida para o seu país por Marco Polo, segundo relatos históricos. O macarrão ficou tão popular por lá que há quem acredite terem sido os próprios italianos que inventaram a massa. Hoje, a Itália conta com mais de 500 tipos de massas, e tudo por causa da origem do macarrão.

E por falar nos italianos... Foram eles que trouxeram a receita para o Brasil. Nosso povo gostou tanto da massa apresentada pelos imigrantes que foram abertas pequenas fábricas para produzir o macarrão. Nessa época ele era feito de forma bem artesanal e caseira. Somente anos mais tarde é que a fabricação passou a ser em grande escala, modernizando-se com o passar do tempo até chegar à variedade e facilidade dos dias atuais.


10 saladas para uma comida rápida e fácil

As saladas são uma ótima opção de comida rápida e fácil para o dia a dia. Combinada com frutas, carnes, atum ou outros ingredientes, a salada torna-se uma refeição bem completa para o almoço, podendo ser preparada em pouquíssimo tempo. Veja algumas receitas:

Salada de Soja

Salada Tropical

O que é que a salada tem?

A salada tem muitos nutrientes. Essa mistura de folhas e vegetais é, além de gostosa, saudável. Ela também pode ser combinada com molhos deliciosos para dar um toque diferenciado ao prato. Perfeita para quem quer um almoço rápido para balancear a dieta. E como você viu nas receitas listadas, as saladas podem ser feitas com a adição de frango, carne vermelha, frutas, peito de peru, atum e uma variedade incrível de ingredientes, que deixam a refeição ainda mais saborosa e nutritiva.

Nas saladas é possível encontrar muita água para hidratar o corpo e também vitaminas do tipo A, B, B6, B9, C e K, super importantes para a prevenção de doenças. Os sais minerais são outros nutrientes das saladas, e ajudam no fortalecimento dos ossos e dentes, sendo suas melhores fontes as batatas, tomates, cenouras e pepinos.


Almoço de domingo rápido e barato com arroz

Um almoço de domingo rápido e barato é um sonho para quem passou a semana inteira cumprindo uma lista interminável de tarefas e quer uma comida deliciosa, sem gastar muito. O dia de descanso merece um prato bem prático, que fique pronto em pouco tempo – porque ninguém quer ficar horas no fogão em pleno domingo e depois ainda ter que encarar a pia cheia de louça para lavar.

e tal apostar em receitas com arroz? Elas garantem um almoço rápido e bem completo. Separamos alguns pratos incríveis feitos a partir do arroz para saborear no domingo:

Baião de Dois Tradicional

Arroz Chinês

Curiosidades sobre o arroz

O arroz é uma planta da família das gramíneas que é amada no mundo inteiro. Ele é utilizado nos mais variados pratos, do Oriente ao Ocidente. Na Ásia, ele foi cultivado primeiro na China, no vale do Rio Yangtzé. Os japoneses também são muito conhecidos por terem o arroz como base de várias refeições. Por lá, a planta já é cultivada há pelo menos sete mil anos.

O arroz é rico em fibras, proteínas e vitaminas do tipo B2, B3 e B6. Aqui no Brasil, ele é produzido principalmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Tocantins e Maranhão. Presente na mesa dos brasileiros todos os dias, o arroz com feijão é o prato mais tradicional na hora do almoço.


Carne rápida para almoço

Para os que não dispensam a carne, podem ficar tranquilos que existem muitas opções rápidas com carne para almoço, então você pode acrescentar esse item tão saboroso à sua refeição prática sem receio. Aqui preparamos uma lista inteira de receitas para você:

Macarrão com Atum Cremoso

Macarrão com Atum Cremoso

Curiosidades sobre a carne

Além de saborosa, a carne vermelha é rica em nutrientes fundamentais para manter o bom funcionamento do organismo. Bons exemplos são as vitaminas do complexo B, o ferro – nutriente que combate a anemia e está muito presente na carne – e as proteínas.

Na hora de cortar as carnes, a dica é: corte as carnes cruas sempre no sentido contrário às fibras, assim a fibra é interrompida e não encolhe no cozimento, o que garante a maciez.

Gostou dessas receitas? No site Receitas Nestlé são mais de 4 mil variedades de doces e salgados para todos os dias, além de dicas incríveis para você acertar sempre.


Perguntas frequentes

  • 1. O que fazer para um almoço rápido?

    Macarrão, arroz, saladas e carnes são ótimas opções. Rápidas e fáceis de fazer, essas refeições são perfeitas para um almoço completo.

  • 2. Posso substituir o almoço por salada?

    Uma salada bem completa é equivalente a um almoço. Ela pode ser feita com vegetais, hortaliças e ainda carne, ovos, atum, frango, o que a deixa ainda mais completa.

  • 3. O que comer em um almoço saudável?

    Um almoço rápido pode ser uma refeição saudável. As saladas, carnes, arroz e até o macarrão são opções saudáveis, basta ficar atento aos molhos e acompanhamentos.


Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Macarr%C3%A3o

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-10/brasil-e-o-terceiro-maior-produtor-de-macarrao-do-mundo

https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/por-que-devo-comer-salada/

https://www.healthline.com/nutrition/healthy-salad-toppings#TOC_TITLE_HDR_4

https://pt.wikipedia.org/wiki/Arroz

https://www.infoescola.com/alimentos/carne-vermelha/