Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

12 receitas com brócolis e couve-flor que unem sabor e nutrição

Adicione vitaminas e minerais às refeições com receitas com brócolis e couve-flor práticas e deliciosas.

Eles são da mesma família: um tem uma cor mais viva, enquanto o outro é um pouco mais pálido, mas nem por isso deixa de ser saudável. Estamos falando dos brócolis e da couve-flor, dois vegetais que acrescentam nutrição e sabor aos pratos.

As receitas com brócolis e couve-flor são gostosas e nutritivas, uma vez que os brócolis são ótimas fontes de vitaminas A e C, têm minerais, como fósforo e cálcio, e são ricos em fibras, enquanto a couve-flor possui, além do fósforo e do cálcio, as vitaminas B9, B12 e C.

Agora, chegou a hora de conhecer 12 receitas com brócolis e couve-flor deliciosas para inserir no cardápio semanal.


Receitas com brócolis e couve-flor

1. Sopa Cremosa de Couve-flor e Brócolis

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 cebola picada
  • 1 dente de alho amassado
  • 1 couve-flor pequena
  • 1 xícara (chá) de brócolis picado
  • 2 tabletes de MAGGI® Caldo Legumes
  • 1 Caixinha de NESTLÉ® Creme de Leite
  • 1 colher (sopa) de salsa picada

Modo de preparo

1. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho.
2. Junte a couve-flor, os brócolis e o MAGGI Caldo dissolvido em 1 litro de água quente.
3. Tampe e cozinhe em fogo médio por cerca de 20 minutos.
4. Espere amornar e bata no liquidificador.
5. Volte à panela e deixe ferver.
6. Junte o Nestlé Creme de Leite e a salsa e misture bem.
7. Sirva a seguir com torradinhas de pão.

 

Legumes ao Forno

1. Legumes ao Forno: uma receita muito prática de preparar – basta colocar no forno e esperar ficar pronta. Como leva apenas 4 ingredientes, essa é uma das receitas com brócolis e couve-flor mais fáceis de fazer.
2. Caçarola de Hortaliças e Ovos com Crocante de Ervas: deliciosa, essa receita com brócolis e couve-flor também leva pão de forma, cebola, vagem, tomate, salsão, batata, abobrinha e outros ingredientes nutritivos.
3. Pizza de Frango com Legumes Sem Glúten: um lanche delicioso e nutritivo para surpreender o paladar. A massa dessa pizza é feita com frango, couve-flor e farinha de arroz, e é coberta por molho de tomate, queijo muçarela e brócolis.
4. Yakissoba de Frango com Legumes: o macarrão se mistura aos legumes de uma forma deliciosa. Além dos brócolis e da couve-flor, essa receita também leva cenoura, pimentão vermelho, cebola e acelga.
5. Legumes Coloridos: essa receita com brócolis e couve-flor é cheia de cores, sabores e nutrientes. Muito fácil de preparar, ela vai ao fogo por poucos minutos. Os legumes ficam firmes e macios ao mesmo tempo, sendo ótimos acompanhamentos para peixes, carnes ou frangos.


Receitas com brócolis para adicionar couve-flor

Cumbuca de Legumes

6. Yakissoba de Carne: esse prato de origem japonesa é muito apreciado pelos brasileiros. Além dos ingredientes indicados na receita, você pode acrescentar brócolis, acelga, pimentão vermelho e outros vegetais de sua preferência.
7. Lombo Suíno Agridoce: para tornar esse prato mais nutritivo e saboroso, você pode adicionar couve-flor, que combina muito bem com os brócolis, o pimentão amarelo e a cenoura.
8. Frigideira de Legumes ao Creme: deliciosa e colorida, essa frigideira de legumes completa fica ainda mais gostosa e nutritiva com alguns floretes de couve-flor.
9. Lasanha de Panqueca com Brócolis e Molho Branco: nessa receita de lasanha com massa de panqueca, o recheio é feito com palmito e brócolis, mas pode ser complementado com couve-flor.
10. Cumbuca de Legumes: a responsável pela cremosidade dessa receita é a mistura de requeijão, leite e farinha de trigo. Feita com pão, cenoura e brócolis, ela pode ser incrementada com couve-flor.
11. Quiche de Brócolis: essa receita é perfeita para dias festivos e datas especiais. A massa crocante contrasta com o recheio cremoso, enquanto os brócolis adicionam uma nova textura no momento da montagem, assim como a couve-flor, que não está na receita, mas pode ser adicionada.

As receitas com brócolis e couve-flor deixam as refeições muito mais gostosas e nutritivas. Encontre milhares de receitas saborosas e saudáveis no site Receitas Nestlé.


Perguntas frequentes

  • Quais são os benefícios dos brócolis?

    Os brócolis são uma ótima fonte das vitaminas A e C, fósforo, cálcio e fibras.

  • Quais são os benefícios da couve-flor?

    Os nutrientes da couve-flor são bem semelhantes aos dos brócolis: além do fósforo e do cálcio, a couve-flor também possui as vitaminas B9, B12 e C.

  • Que receitas com brócolis e couve-flor posso fazer?

    Os brócolis e a couve-flor são pouco calóricos, o que é bom para quem busca emagrecer ou manter o peso. Assim, alguns pratos calóricos podem ganhar uma versão mais saudável com o acréscimo desses dois vegetais, como pizza, lasanha e quiche. Você também pode fazer sopas, saladas, yakissobas e muitas outras receitas com brócolis e couve-flor.

  • Quais são as partes comestíveis dos brócolis e da couve-flor?

    As partes tradicionalmente consumidas dos brócolis e da couve-flor são os floretes, mas o caule e as folhas desses vegetais também são comestíveis e podem ser usadas em diversas receitas com brócolis e couve-flor.

    Fontes

    https://www.embrapa.br/documents/1355126/31107372/BR%C3%93COLIS_CCCC_2017.pdf

    https://www.embrapa.br/hortalica-nao-e-so-salada/couve-flor

pixel