Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

71 receitas com cenoura para provar que o vegetal é gostoso e nutritivo

Dá para fazer receitas com cenoura do café da manhã até o jantar com as nossas dicas

A cenoura é um vegetal com um sabor levemente adocicado e textura crocante. O vegetal entra nas mais variadas receitas de cenoura para enriquecê-las com muitos nutrientes, os principais deles são as vitaminas A, C, E, K e do complexo B, além de sais minerais. Bolos de cenoura, saladas, arroz, purês, sopas, e pratos doces e salgados podem ser preparados com o vegetal e deixar o cardápio surpreendente.


Receitas de bolo de cenoura com chocolate

1. Bolo de Cenoura com Aveia: uma versão deliciosa da tradicional receita de bolo de cenoura com chocolate. Fácil de fazer, ela fica com a massa super fofinha. A dica é cozinhar as cenouras antes de bater a massa para facilitar o preparo do bolo de cenoura.
2. Bolo-Pudim de Cenoura e Chocolate: se tem uma mistura de sabores que fica perfeita é a junção de bolo com pudim. A receita é feita em três etapas bem simples. O pudim é muito gostoso feito com leite condensado e chocolate meio amargo. O bolo fofinho só precisa de duas cenouras e, para a calda, basta apenas dois passos.
3. Bolo de Cenoura com Brigadeiro: nesse bolo fofinho de cenoura o brigadeiro vai no recheio e na cobertura. Uma receita irresistível, muito saborosa e ótima para servir com um suco gelado ou um capuccino.
4. Bolo de Cenoura de Micro-ondas com Brigadeiro: para quem quer uma receita super rápida e sem desperdício, o bolo de caneca é uma ótima opção. Esse fica pronto em apenas 15 minutos e mistura os sabores inconfundíveis do leite condensado e creme de leite.
5. Bolo de Cenoura de Caneca com Cobertura de Chococino: mais uma receita de bolo de cenoura fantástica que fica pronta rapidinho. Seguindo apenas 5 passos, você terá um bolo de cenoura maravilhoso para saborear com uma caneca de café quentinho ou um chá gelado, como preferir.
6. Bolo de Cenoura com Nutren Kids Chocolate: é uma receita pensada especialmente para as crianças, mas é tão gostosa que a família inteira vai comer junto. A massa tem aveia entre os ingredientes e o recheio, amido de milho e leite condensado.
7. Bolo Nescau de Cenoura com Brigadeiro: feita com cenouras, achocolatado e leite condensado, essa receita de bolo de cenoura ainda é finalizada com chocolate granulado para dar uma crocância à textura.
8. Brigadeiro de Nescau Recheado com Bolo de Cenoura: uma mistura de bolo com brigadeiro no formato do doce mais desejado do mundo. A receita encanta pela textura cremosa do brigadeiro e a massa fofa do bolo de cenoura.
9. Bolo de Cenoura com Gotas de Chocolate ao Leite Dois Frades: as gotas de chocolate dão um toque especial a essa receita de bolo de cenoura. Finalize o bolo de cenoura com chocolate com uma cobertura feita de chocolate em pó, açúcar, manteiga e água.
10. Bolo de Cenoura com Calda de Chocolate Nutren Senior: a indicação da receita é para fazer mini bolos. A massa será distribuída em 4 formas de furo central pequenas decoradas para o bolo ficar gostoso e bonito na hora de servir.
11. Ovo de Colher de Bolo de Cenoura com Brigadeiro Gourmet: uma receita de bolo de cenoura dentro de um ovo de Páscoa só pode ser gostosa. E rende simplesmente 32 porções. O preparo do ovo de colher segue apenas 3 etapas, começando pelo bolo de cenoura, seguindo para o Brigadeiro Gourmet e depois para a montagem.
12. Bolo de Cenoura com Cobertura de Brigadeiro: nessa receita o brigadeiro é utilizado apenas na cobertura e o bolo não tem recheio. A massa fica fofinha e deliciosa e a cobertura tem uma textura super cremosa que encanta qualquer paladar. Finalize a receita polvilhando chocolate granulado por cima do bolo.


Receitas de suco de cenoura e bebidas com cenoura

13. Super Suco: uma bebida reforçada com cereais e ótima para começar o dia com muita energia. Basta bater os ingredientes no liquidificador e fica pronto rapidinho.
14. Smoothie De Laranja, Manga e Cenoura: o smoothie é uma bebida cremosa super gostosa. Nessa receita, o suco de laranja com cenoura ganha os nutrientes da manga. O toque final na textura fica por conta de um pote de iogurte natural.
15. Vitamina de Mamão e Cenoura: o poder das vitaminas A e C combinado com as fibras do mamão resultam em uma bebida muito rica em nutrientes e com um sabor incrível. A vitamina fica bem grossa e se quiser deixá-la mais gelada, acrescente pedras de gelo no momento de beber.
16. Vitamina Neston Manga com Cenoura: uma tem o sabor adocicado e macio, a outra, adocicado e crocante. É realmente uma união perfeita essa receita de vitamina de manga com cenoura. A bebida também ganha o cítrico do suco de laranja para ficar ainda mais gostosa e saudável.
17. Bebida Refrescante de Laranja e Cenoura: esse suco de laranja com cenoura fica bem reforçado porque é feito com leite. E para as pessoas com intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite de vaca a solução é simples: basta utilizar leite zero lactose.
18. Vitamina de Mamão, Cenoura e Laranja com Mucilon: essa bebida vira um mingau delicioso e nutritivo para inserir na dieta dos bebês que já passaram dos seis meses. É uma receita fácil e em poucos minutos fica pronta.
19. Vitamina de Papaia e Cenoura: uma receita de vitamina zero lactose, mas que todo mundo pode aproveitar.


Receitas de arroz com cenoura e purê de cenoura para combinar os pratos

20. Arroz Colorido Maggi: uma receita com cenoura colorida e nutritiva. A vagem, o presunto e a cebolinha-verde completam o prato nas cores e no sabor.
21. Arroz Colorido: para esse arroz, sai a vagem e entra a abobrinha. Finalize misturando cebolinha verde.
22. Arroz dia a dia: uma receita de arroz com cenoura bem prática que serve até 6 porções. A cenoura refogada dá mais sabor à receita e deixa o prato reforçado. Misture a salsa após o cozimento do arroz e, no momento de servir, polvilhe queijo parmesão.
23. Arroz à Grega: para o preparo dessa receita, a cenoura refogada se mistura aos pimentões e fica super saborosa. As uvas-passas trazem todo o seu sabor adocicado para o prato ficar com um agridoce maravilhoso.
24. Arroz à Grega na Airfryer: a versão do arroz à grega feita na airfryer é incrível e fica pronta em poucos minutos. Para o preparo é necessário utilizar um cesto sem furos dentro da fritadeira.
25. Purê de Cenoura: essa receita de purê de cenoura é um acompanhamento perfeito para o prato principal. No momento de servir, polvilhe cebolinha para incrementar o gosto e a apresentação.
26. Purê Rápido de Mandioquinha e Cenoura: a combinação da mandioquinha com a cenoura deixa esse purê espetacular. Cebola e alho entram na receita deixando o sabor mais marcante. A mandioquinha e a cenoura podem ser passadas no espremedor e, se desejar um purê com textura mais leve, passe os dois no mixer.
27. Escondidinho de Carne com Abobrinha e Purê de Batata e Cenoura: o recheio é preparado com carne moída bem temperada com cebola, alho, tomate, salsa e pimenta-do-reino. O purê também é bem prático e a cenoura e batatas são espremidas, leite líquido e manteiga.
28. Escondidinho de Frango com Purê de Batata e Cenoura: para quem prefere frango, essa receita de escondidinho fica perfeita. O purê de cenoura e batata é bem cremoso feito com leite líquido. A cenoura também entra no preparo do frango, bem raladinha.


Receitas de saladas com cenoura

29. Acelga e Cenoura Refogadas: o refogado deixa a salada bem mais gostosa. O tempero de cheiro verde se incorpora fácil à acelga, e a receita de cenoura fica maravilhosa. Sirva essa receita super fácil de preparar com filés de frango.
30. Salada de Batata com Atum e Cenoura: leve e prática, essa salada com cenoura fica pronta em apenas 10 minutos e pode ser saboreada no almoço ou jantar. Os legumes são misturados ao suco e limão para ficar com um azedinho suave e muito saboroso.
31. Salada de Cenoura e Abobrinha: muito saborosa, essa salada é feita com queijo emmental e molho com curry e gergelim. A cenoura e a abobrinha são cortadas em tiras e cozidas no vapor para ficarem bem macias. No momento de servir, regue com o molho e sirva com frango grelhado ou uma boa bisteca suína.
32. Salada de Batata Cremosa: a receita é feita com cenoura cortada em cubos e batatas-bolinha com casca. O prato ainda ganha vagem para ficar mais rico em nutrientes. O creme de leite é o segredo da textura da salada, ótima para servir com bifes à rolê.
33. Salada de Acelga: fica muito gostosa com o adocicado e crocância da cenoura cortada em tiras finas e azeitonas pretas em rodelas. O molho é feito com iogurte natural, hortelã e tempero. Sirva a salada com o molho gelado.
34. Salada com Uva Itália: as uvas dão um sabor agridoce sofisticado a essa receita de salada com cenoura. O molho de iogurte natural deixa o sabor ainda mais rico.


Receitas com cenoura para surpreender

35. Suflê Rápido de Cenoura: um suflê de cenoura bem prático de fazer, com poucos ingredientes. O queijo parmesão ralado gratina o prato e o deixa douradinho.
36. Rosti de Mandioca, Cenoura e Alho-Poró: a cenoura ralada se mistura a mandioca, cebola e alho-poró deixando o prato delicioso e nutritivo. E para quem gosta de sabores levemente picantes, basta adicionar uma pitada de pimenta-do-reino branca para ficar ainda mais incrível.
37. Quibe de Grão-de-bico e Cenoura: uma receita bem diferente e supergostosa. Prepare o prato com cenouras raladas e utilize creme de leite para deixar a massa macia. Pincele com azeite e molho de soja antes de levar ao forno para o prato ganhar mais sabor.
38. Torta de Pão de Forma com Atum e Cenoura: uma receita completa e super prática com cenoura, já que leva também atum, tomate, cebola, azeitona , palmito, pão de forma, requeijão light, pão de forma e leite. O recheio de cenoura fica levemente adocicado e crocante.
39. Papillote de Saint Peter com Cogumelos e Cenoura: delicioso, é feito com filé de Saint Peter marinado no saquê, gengibre e tomilho, assado com cogumelos, cenoura e tempero de cheiro verde. É ótimo para servir como entrada.
40. Tortilla de Arroz: saborosa e rápida, nessa receita a vagem, o milho e a cenoura complementam o sabor do arroz, que forma a base do prato. É um prato leve, perfeito para servir no jantar com uma salada de alface e tomates-cereja.


Receitas de carne ou frango com cenoura

41. Ajiaco: carne cozida com batata e cenoura: utilize a carne de sua preferência e corte em tirinhas. A cenoura e as batatas se unem ao tempero da carne deixando-a vitaminada, macia e gostosa. Finalize misturando coentro e sirva com salada, arroz ou farofa.
42. Picadinho de Carne com Batatas e Cenoura: a clássica receita de picadinho com batata ganha o reforço da cenoura e do tempero Maggi Tempero Meu Segredo Tomate e Ervas.
43. Frango Assado com Quiabo e Cenoura: os pedaços de frango são utilizados com pele. A textura do quiabo e a crocância da cenoura se complementam muito bem nessa receita. Sirva acompanhado de um arroz japonês simples de fazer.
44. Enroladinho de Frango Recheado com Molho de Cenoura: o molho de cenoura fica bem temperado e com uma consistência cremosa. O toque de gengibre e noz-moscada deixa o sabor marcante no frango preparado com queijo minas.
45. Bife Rolê: a receita tem um preparo bem simples. Os bifes de contrafilé são recheados com tiras de cenoura e bacon. O segredo para acertar a textura do prato é cozinhar a carne até as cenouras ficarem bem macias.
46. Picadinho de Carne Maggi: esse prato tradicional ganha o sabor adocicado e crocante de cenoura que também é cortada em cubos. Se quiser um caldo mais grosso, adicione uma colher de farinha de trigo.
47. Carne do Oriente: para essa receita corte os pedaços de alcatra em tiras. A cenoura é fatiada e fica bem macia com o cozimento. O prato fica ainda mais completo com o reforço do broto de feijão e do brócolis. Sirva com espaguete que fica perfeito.
48. Ensopado de Frango com Milho: o frango pode ser as partes da coxa e sobrecoxa para serem refogados em óleo. As cenouras são cortadas em pedaços e as espigas de milho, cortadas em três partes. O manjericão fresco acrescenta sabor e aroma ao prato.
49. Picadinho de Coxão Mole Suíno com Legumes: a carne de porco é muito saudável e fica perfeita nessa receita deliciosa e prática feita com coxão mole, cenoura, tomate, cebola, pimentão verde e batata.
50. Tirinhas de Frango com Legumes: um prato maravilhoso e completo. O frango fica super suculento e ganha os sabores incríveis da cenoura, ervilha e salsão. Se desejar, acrescente a salsa picada antes de servir.
51. Picanha de Forno com Legumes: uma receita com picanha para aproveitar essa carne de um jeito diferente (e muito gostoso também). Nela, a cenoura cortada em rodelas grossas se mistura ao tempero da carne.


Receitas com cenoura para o lanche ou sobremesa

52. Bolinhos de Cenoura com Neston: a hora do lanche fica muito mais especial com esses bolinhos de cenoura. Fácil de fazer, rende até 35 porções e ficam maravilhosos servidos com suco ou chá gelado.
53. Flan de Cenoura com Calda de Frutas Vermelhas: é uma sobremesa irresistível e que vai agradar todos os paladares. O flan de cenoura ganha os sabores e texturas do creme de leite e leite condensado. A calda é de morango, amora e framboesa é fácil de fazer e incrementa ainda mais o sabor.
54. Rocambole de Cenoura Especial: a receita dá água na boca só de ver os ingredientes. O recheio é um brigadeiro incrível que se une à massa feita com cenoura misturando sabores diferentes. Polvilhe a massa com açúcar de confeiteiro.
55. Cookie de Cenoura Recheado: essa receita de cenoura é ótima para qualquer ocasião. Os cookies são perfeitos para levar na bolsa ou colocar na lancheira das crianças. As gotas de chocolate deixam o biscoito maravilhoso.
56. Pão de Cenoura: são pãezinhos deliciosos feitos com aveia e linhaça, super saudáveis. Os ingredientes dessa receita de pão de cenoura rendem 15 porções. Você pode consumir com patê, requeijão ou queijo branco.
57. Pão de Minuto de Cenoura e Frutas: é mais uma opção de pão de cenoura para comer uma massa incrível. O iogurte de banana entra na lista de ingredientes para deixar o pão com uma textura bem macia. Experimente saborear com um patê de queijo. Vai ficar irresistível.
58. Bolinho de Chuva de Cenoura com Chocolate: uma variação da receita de bolinho de chuva. Basta uma cenoura pequena para deixar a receita com um sabor diferente. E as gotas de chocolate ao leite fazem a pessoa lembrar do sabor de um bolo de cenoura.
59. Whoopie de Cenoura com Chocolate: cenoura e chocolate são uma combinação perfeita. Nessa receita são duas etapas: a massa e o recheio. Para a massa, a cenoura é misturada à manteiga, açúcar, ovos e farinha de trigo. O recheio é bem prático, feito com chocolate meio amargo e creme de leite.
60. Pão de Cenoura com Chocolate do João Vitti: muito simples e saboroso, é feito com gotas de chocolate ao leite: A massa do pão fica perfeita, macia por dentro e crocante por fora. É ótimo para servir com café com leite, suco, capuccino ou a bebida de sua preferência.
61. Sanduíche de Atum e Ervas Molico: o recheio desse sanduíche é cremoso feito com atum, orégano fresco, cebolinha, cenoura, castanha-de-caju e rúcula no pão integral. Se preferir, substitua a rúcula por alface ou ainda por outro tipo de folha verde de sua preferência.


Receitas de sopa com cenoura

62. Sopa de Cenoura e Chuchu: deliciosa, essa sopa é feita com azeite, cebola, alho, cenoura, chuchu e um tempero super especial. Aqui, uma dica ótima é descascar o chuchu sob água corrente e retirar o miolo branco para não ficar com visgos nas mãos. Depois de pronta, é só saborear a sopa bem quentinha.
63. Sopa de Agrião e Cenoura: é uma sopa bem fácil de preparar e que rende até 6 porções. Tem um temperinho leve e o caldo fica bem consistente e gostoso com o acréscimo do creme de leite. E na receita também tem dica de como preparar essa sopa de cenoura no microondas.
64. Sopa Fria de Cenoura, Tomate e Pimentão: para quem gosta de uma sopa bem cremosa, essa receita é perfeita. E como é um prato para servir frio, cai muito bem no cardápio dos dias quentes também. Decore e sirva com azeite de rúcula e croutons.
65. Sopa de Cenoura, Vagem e Mandioquinha: deliciosa, essa sopa também é preparada com cebola e azeite. Um pacote de sopa de galinha é o suficiente para o preparo render 5 maravilhosas porções. Sirva quentinha com pão francês.
66. Sopa de Legumes (cenoura, batata, tomate e manjericão): é uma sopa com cenoura super nutritiva. Utilize um pacote de sopa de carne com conchinhas. Finalize a receita com manjericão que acrescenta muito sabor e aroma ao prato.
67. Sopa Aconchego: a cebola entra na receita bem raladinha para que a sopa fique pronta rápido. É um prato que só precisa de 30 minutos para ser servido quente. Para acompanhar, sirva com pão francês ou pão italiano.
68. Sopa Colonial: corte a cenoura em rodelas para preparar essa receita e deixá-la deliciosa. Chuchu, ervilhas frescas e escarola compõem o prato que deve ser servido quente. Após a sopa pronta, polvilhe queijo parmesão ralado e sirva com torradas.
69. Sopão Carne com Legumes e Carne Desfiada: a receita leva cenoura ralada e chuchu em cubos. Em apenas 15 minutos, a sopa fica pronta. É ideal para aqueles dias super agitados que não dá tempo de cozinhar pratos mais demorados.
70. Sopa de Carne com Legumes: saborosa feita com cenoura, batata, mandioquinha, chuchu e temperada com caldo de carne. A cenoura picada entra na receita após o primeiro cozimento da carne para que fique no ponto.
71. Sopa de Lentilha: a receita recebe o sabor e a nutrição de cenouras e batatas. Fica muito gostosa e bem variada, ótima para servir em noites frias acompanhada de pão, que pode ser o francês, o caseiro ou torradas.

Com tantas opções de receitas com cenoura, dá para variar o cardápio sempre que quiser. Gostou das dicas? Então acesse o site Receitas Nestlé porque lá tem muito mais. São mais de 4 mil opções de pratos doces e salgados para o meu ficar super gostoso. Tem várias bebidas também.


Perguntas frequentes

  • Quais são os benefícios do suco de cenoura?

    O suco de cenoura, além de delicioso, é super nutritivo. O suco de cenoura ajuda a aumentar a imunidade e é ótimo para a saúde dos olhos. Outro benefício é que a bebida reduz as taxas de colesterol.

  • Como cortar a cenoura?

    A cenoura pode ser cortada de várias formas, vai depender de como é o preparo da receita. Você pode ralar em palitinhos bem fininhos ou tiras mais grossas, também em cubos pequenos ou grandes.

  • Como cozinhar a cenoura?

    Comece cortando o vegetal no tamanho e formato que for usar. Em seguida, adicione a cenoura a uma panela com água fervente e sal. Deixe cozinhar por alguns minutos até ficarem al dente. Tem que estar cozido, mas levemente resistente à mordida.

  • Como fazer um purê de cenoura cremoso?

    Cozinhe a cenoura e depois amasse ou passe no espremedor ainda quente. Adicione leite, creme de leite ou requeijão e manteiga. Utilize temperos para ficar saboroso como, sal, pimenta-do-reino e noz moscada.

pixel