Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

73 receitas de bacalhau fáceis e gostosas para surpreender todos os dias

Variar o cardápio vai ficar mais simples com as nossas receitas de bacalhau

A Páscoa e o Revéillon são disparados as datas do ano onde as receitas de bacalhau são presenças marcantes. Mas para que esperar tanto para saborear pratos deliciosos preparados com o peixe que encanta dos paladares mais simples aos mais sofisticados?

Receitas Nestlé vai ensinar a preparar 73 receitas de bacalhau fáceis e deliciosas para diminuir a distância entre os períodos que ele estará presente na mesa. Dá para fazer desde petiscos, passando pelas entradas até pratos principais maravilhosos que vão te fazer arrancar elogios na cozinha.


Receitas de bacalhau em postas

Receitas de bacalhau: Bacalhau com Broa de Milho

1. Bacalhau com Broa de Milho: delicioso, feito com batatas, tomilho, bacalhau em postas, vinho branco, azeite e pão de milho. O prato mistura o macio com o sabor levemente crocante e é maravilhoso. E, se gostar de um sabor mais intenso, use 2 broas de fubá grandes no lugar do pão de milho.
2. Bacalhau Prático: o nome já diz muita coisa. Nem precisa de ocasião especial para comer bacalhau, porque esse é fácil de fazer e fica muito gostoso. Utilize bacalhau em postas e acrescente cenoura, batata-bolinha, cebola e tomate e aproveite um almoço ou jantar perfeito.
3. Bacalhau prático com vegetais: a receita de bacalhau anterior pode ganhar novos ingredientes e ficar mais nutritiva. Dá para acrescentar nela brócolis e couve-flor e substituir as batatas-bolinha por duas batatas descascadas, cortadas em pedaços grandes.
4. Bacalhau Especial: com essa receita de bacalhau, dá para tornar qualquer momento muito especial, desde a Páscoa até um almoço de domingo. Utilize postas aromatizadas com pimentão e sirva com batatas e brócolis. Fica incrível.
5. Bacalhau com Crosta de Pão e Molho de Tomate e Ervas: uma farofa preparada com pães amanhecidos vai garantir uma receita de bacalhau empanado bem crocante. O molho de tomate e ervas deve acompanhar o prato no momento de ser servido.
6. Postas de Bacalhau com Refogado de Grão-de-Bico: é importante dessalgar o bacalhau para receita ficar com o tempero ideal. Primeiro ele será ferventado para ficar com uma boa consistência e depois é preparado na frigideira com azeite para dourar. Na hora de servir junte ao grão-de-bico e saboreie.
7. Postas de Bacalhau com legumes ao forno: está sem grão-de-bico em casa, mas quer aproveitar a receita de bacalhau anterior? A dica é: prepare legumes ao forno, com couve-flor e brócolis, para acompanhar o prato. Também ficará delicioso.
8. Bacalhau em Postas com Azeite Aromatizado: o segredo especial dessa receita de bacalhau é usar a água do próprio peixe para preparar as batatas e deixar o prato maravilhoso.
9. Peixe Aromático: como o peixe em postas pode ser o de sua preferência, você pode fazer desta uma receita de bacalhau. É muito fácil preparar esse prato que fica bem saudável e gostoso: suco de limão, alho, azeite, molho de tomate e salsa são os ingredientes que vão dar o sabor e o aroma.
10. Peixe na Acelga: a receita original indica o uso da pescada, mas as postas de bacalhau podem substituir e dar uma nova versão a esse prato super saboroso. No caso, as postas de bacalhau vão ser colocadas sobre as folhas de acelga e depois irão ao forno. Fica espetacular.
11. Peixe ao Molho de Lulas: para garantir uma receita de bacalhau deliciosa, dê uma boa aferventada nas posta para ficarem bem macias e depois doure com azeite em uma frigideira. A segunda etapa é preparar esse molho magnífico com lulas e tomates que vão completar essa receita maravilhosa.


Receitas de bacalhau com ovos

Receitas de bacalhau: bacalhau ao forno

12. Bacalhau ao forno com Batata-doce e Couve: a mistura de sabores do bacalhau com a batata-doce fica magnífica. Completam a receita a couve, os ovos cozidos,as cebolas e um toque especial de pimenta-dedo-de-moça para dar um sabor levemente picante.
13. Salada de Batata com Bacalhau e Grão-de-Bico: muito saborosa, essa salada é feita com batata, bacalhau em lascas, grão-de-bico, palmito, azeitona, cebola, pimentão e ovos cozidos. É uma receita de bacalhau bem leve e nutritiva, ideal para o almoço ou jantar.
14. Salada de Batata com Bacalhau, milho verde e ervilha: tem uma segunda maneira de preparar a receita de bacalhau anterior que também fica muito gostosa. Basta adicionar milho verde e ervilha ao preparo. Os vegetais podem ser frescos ou em lata. Aproveite e prepare uma boa sobremesa para depois da refeição. A dica é a Torta Creme Alpino da Tradicional.
15. Bacalhau Crocante: é uma receita de bacalhau desfiado gratinado com batata palha, ovos batidos e requeijão. O prato precisa ir ao forno convencional e, se preferir, pode conferir a dica para preparar o bacalhau no microondas. Fica delicioso e é ainda mais prático.
16. Bacalhau à Gomes de Sá: as camadas de bacalhau intercaladas com batatas e coberto com cebolas e ovos cozidos ficam simplesmente de dar água na boca. Decore com azeitona e coentro e regue com azeite para deixar o sabor dessa clássica receita de bacalhau ainda mais marcante.
17. Bacalhoada: outra receita de bacalhau clássica. Muito gostosa, além do bacalhau, é feita com batata, azeite, tomate, cebola, pimentões vermelho, verde e amarelo, ovos, azeitona e cheiro-verde. Se preferir, você pode colocar os ovos, as azeitonas e o cheiro verde para assar junto com a bacalhoada.
18. Fritada de Bacalhau: deliciosa e super prática, essa receita com bacalhau é ideal para quem precisa preparar uma refeição rápida. Seguindo apenas 3 passos, a fritada estará pronta para ser saboreada. Utilize panelas de material antiaderente para facilitar o preparo desta receita.
19. Fritada de bacalhau com palmito: o que já é muito bom, pode ficar ainda melhor. Pegue a receita de bacalhau anterior e adicione palmito cortado em rodelas finas e azeitonas verdes. Fica sensacional e deixa a receita de bacalhau ainda mais incrementada.
20. Frigideira de Bacalhau: o preparo desse prato super saboroso é feito em apenas 5 minutos. Depois, é só esperar o forno fazer a parte dele. Decore com pimentões, cebola e azeitonas e aproveite todo o sabor que essa receita de bacalhau tem para oferecer.


Receitas de bacalhau para aperitivos

Receitas de bacalhau: Bolinho de Bacalhau com Tapenade

21. Bolinho de Bacalhau: um petisco tradicional e delicioso. A massa fica macia por dentro e crocante por fora. Desfie o bacalhau em pedacinhos bem pequenos e depois basta misturar os ingredientes, modelar os bolinhos, fritar e saborear.
22. Empanadas de Bacalhau: feitas com iogurte natural integral, pimentão e azeitonas pretas, essa receita de empanada ganha o reforço do bacalhau no recheio. Ideal para servir como um bom aperitivo. E essa receita de bacalhau ainda traz uma dica de como preparar com antecedência e finalizar as empanadas apenas na hora de servir.
23. Bolinho de Bacalhau com Tapenade: essa receita com bacalhau é um ótimo aperitivo para servir no happy hour com os amigos. Todos irão apreciar muito o sabor crocante misturado à cremosidade do Tapenade feito com requeijão.
24. Bolinho de Peixe: essa receita deliciosa leva filé de tilápia, mas é só substituir o peixe para transformá-la numa receita com bacalhau. As pitadas de pimenta-do-reino e noz moscada vão dar um sabor todo especial a esse aperitivo sensacional.
25. Petisco de Peixe: fica parecendo um pãozinho, mas é um petisco e é muito gostoso, que será feito com bacalhau e aveia em flocos finos. A receita também mostra como fazer um molho com curry maravilhoso para servir com o petisco.
26. Bolinho de Macaxeira com Bacalhau: uma receita de bacalhau com mandioca só pode ser sucesso. Use a receita de bolinho de macaxeira com o bacalhau desfiado em pedaços bem pequenos e o adicione ao preparo. Escolha um molho de sua preferência para servir com os bolinhos.
27. Bolinho de Couve-Flor com bacalhau na Airfryer: a ideia aqui é a mesma da receita anterior: incrementar receitas saborosas com bacalhau. No caso, basta seguir a receita de bolinho de couve-flor e acrescentar o bacalhau desfiado.
28. Bolinho de Arroz com bacalhau: a ordem na cozinha é não desperdiçar. E essa receita se encaixa perfeitamente aqui, especialmente quando adicionamos bacalhau ao preparo do bolinho de arroz. Depois de fritos, coloque os bolinhos em papel toalha para ficarem bem sequinhos.


Receitas para trocar o atum por bacalhau

Receitas de bacalhau: Torta Integral de Atum de Liquidificador

29. Bolinho de Bacalhau com Abóbora e Ricota: troque o atum desta receita por bacalhau e prepare bolinhos deliciosos para servir como aperitivos. A massa é feita com abóbora cabotiá e farelo de aveia. Utilize fubá para empanar os bolinhos e deixá-los bem crocantes.
30. Salada de Batata com Atum: é uma refeição gostosa, leve e rápida de preparar, perfeita para os dias em que a agenda já está lotada. E o sabor fica ainda mais acentuado quando substituímos o atum por bacalhau, que pode ser desfiado ou em lascas. Sirva gelada.
31. Risoto Expresso de Palmito e Atum: ao invés do atum, adicione 200 gramas de bacalhau. Também dá para acrescentar ervilhas, milho ou até mesmo cenoura picada ao risoto, antes de cozinhar. Para finalizar o prato, polvilhe queijo ralado, salsa e sirva imediatamente após ficar pronto.
32. Salada Waldorf com Atum: deliciosa, é feita com alface americana, maçãs verdes, salsão, nozes, uvas-passas e, no lugar do atum, é só colocar bacalhau em lascas. Tem ainda um molho de iogurte natural e azeitonas para completar essa salada maravilhosa.
33. Muffin de Atum, Tomate Seco e Alecrim: essa receita vai encher os olhos dos adultos e, especialmente, das crianças. Substitua o atum por bacalhau desfiado e experimente uma nova versão desses bolinhos deliciosos.
34. Torta de Pão de Forma com Atum e Cenoura: deliciosa, feita com tomate, cebola, orégano, cenoura, azeitona verde, palmito, pão de forma, requeijão light, leite e, nessa nova cara que você dará à receita, bacalhau desfiado. Para gratinar, polvilhe queijo ralado antes de levar a torta ao forno.
35. Torta Integral de Atum de Liquidificador: super rápida e gostosa é feita com tomates, cebola, ovos, leite, farinha de trigo integral e o toque final é o bacalhau que substituirá o atum nessa receita, que já é deliciosa e ficará ainda mais.


Receitas de tortas com bacalhau

Receitas de bacalhau: mini quiche

36. Torta Brandade de Bacalhau: a massa dessa torta é integral com recheio cremoso de bacalhau desfiado, tomate, azeitonas, abóbora e creme de leite. Fica super saborosa e leve. Na hora de montar, use uma gema para pincelar e deixar a massa bem dourada.
37. Torta Integral de Bacalhau Cremosa: a receita original indica o uso de frango no recheio, mas é possível variar e substituir pelo bacalhau que também ficará super saboroso. O segredo todo especial é o uso de leite zero lactose no preparo da massa.
38. Torta Rápida Colorida (Torta Fortona): essa receita é ótima para quem está com pressa, mas não abre mão de saborear uma comida diferente e gostosa. Feita com abóbora, couve, leite e aveia em flocos, basta substituir o peito de peru pelo bacalhau e rapidinho você tem uma receita de bacalhau perfeita.
39. Torta de Bacalhau: o recheio pede cebola, tomate, palmito e creme de leite. E, no lugar do frango da receita original, é só usar o bacalhau desfiado e experimentar uma nova versão deste prato bem tradicional e delicioso.
40. Torta de Camarão com Bacalhau: deliciosa, feita com farinha de trigo, creme de leite, cebola, pimenta vermelha, palmito, azeitona verde, salsa, leite e camarão fica ainda mais completa com algumas lascas de bacalhau. A mistura de sabores é maravilhosa.
41. Torta de Palmito e Alho-Poró com Bacalhau: é mais um prato para manter os ingredientes originais e adicionar o bacalhau para ficar ainda mais saborosa. A massa fica levemente crocante e o recheio super cremoso, formando uma mistura perfeita.
42. Torta Colorida: separe todos os ingredientes para preparar a torta e acrescente bacalhau desfiado. É uma variação maravilhosa desse prato simples e prático de fazer e que rende até oito porções. Para finalizar, decore com tomates em rodelas e azeitonas.
43. Mini Quiche de Alho-Poró e Bacalhau: para preparar essa receita de bacalhau é preciso deixar o bacalhau de molho já na noite anterior. No dia seguinte, prepare a massa, que é bem simples, e o recheio e monte em forminhas individuais.
44. Quiche com Queijo Brie e Bacalhau: para quem prefere fazer uma porção única para todo mundo se servir junto na hora da refeição, uma ótima opção é preparar o quiche com queijo brie e bacalhau. No caso desta receita de bacalhau, basta substituir o frango por bacalhau e aproveitar o sabor.


Receitas de bacalhau com purês

Receitas de bacalhau: Escondidinho de Bacalhau

45. Escondidinho de Bacalhau e Cará: primeiro prepare o bacalhau que deve ser dessalgado e desfiado. A segunda etapa é o preparo do purê, que também é bem simples e, nesse caso, feito com cará cozido. Depois é só colocar o bacalhau e cobrir com o purê para levar ao forno e em poucos minutos uma refeição deliciosa estará sendo servida.
46. Escondidinho de Bacalhau e Batata: gosta de mudar receitas e experimentar novas variações? Experimente substituir a carne dessa receita pelo bacalhau da anterior. Quem vai ficar muito feliz é quem tem intolerância à lactose, porque para o preparo desse prato o leite utilizado é zero lactose.
47. Escondidinho de Bacalhau: esta receita de bacalhau deliciosa é completa e, ao mesmo tempo leve. Se preferir, monte o escondidinho em refratários individuais.
48. Escondidinho de mandioca com bacalhau: a mandioca é outro ingrediente muito usado para preparar o purê que compõe a receita de escondidinho, que também pode ser uma receita de bacalhau. Aqui a dica é fazer o recheio de bacalhau para substituir o de carne-seca indicado. Vai ficar tão delicioso quanto.
49. Mini Escondidinho: é perfeito para quem adora servir porções individuais. Essa receita vai render 20 porções. Aqui não vai o queijo ralado no purê e a carne-seca vai dar lugar ao bacalhau desfiado. É prático e delicioso.
50. Escondidinho de Batata-Doce: sim, a batata-doce também rende um purê perfeito para preparar um escondidinho de bacalhau. Então, troque o frango indicado na receita e prepare um belo bacalhau para compor esse prato que fica cremoso e muito gostoso.
51. Escondidinho de Cogumelos e Batata-doce: aproveite essa receita incrível e adicione a ela o bacalhau desfiado. Vai combinar perfeitamente no preparo do prato. Para o purê, use bebida de arroz e sirva sem medo para os alérgicos ao leite de vaca.
52. Escondidinho Cremoso de Bacalhau: também a versão com carne moída pode virar uma receita de bacalhau. É só trocar o recheio da receita original por bacalhau desfiado. É mais uma variação para diversificar as formas de preparar escondidinho de bacalhau. E o purê é um dos mais deliciosos feito com mandioquinha, creme de leite, noz moscada e salsa.
53. Escondidinho de Bacalhau com Abobrinha e Purê de Batata e Cenoura: aproveite todas as dicas dessa receita para o preparo do recheio, a única mudança a ser feita é substituir a carne por bacalhau e também ficará muito gostoso. O purê tem uma diferença, porque é feito com batatas e cenoura. Fica incrível.
54. Peixe com Quiabo e Purê de Banana da Terra: o peixe fica a seu critério e a dica é usar bacalhau. Ele será preparado com azeite, cebola, alho, suco de limão e quiabo. O purê de banana da terra é um belo acompanhamento para o bacalhau e fica delicioso.
55. Filé de Peixe com Purê de Brócolis Nutren Senior: no lugar do filé, bacalhau em lascas. Prepare-o de acordo com sua preferência. E, para acompanhar, um purê de brócolis sensacional que vai realçar ainda mais o sabor desse prato.
56. Peixe com Tomilho e Purê de Banana-da-terra: a receita com bacalhau fica perfeita. Saborosa, é servida com um purê super cremoso de banana-da-terra bem simples de preparar e que tem um sabor incomparável.
57. Brandade de Bacalhau Maggi: é um purê de batata-doce com bacalhau desfiado e temperado, coberto com queijo parmesão ralado. Para ficar perfeito, esse prato deve ir ao forno por 10 minutos ou até que esteja dourado.


Receitas de bacalhau para variar sempre

Receitas de bacalhau: Spezzato Maggi

58. Spezzato Maggi: uma receita de bacalhau simples de preparar e, ao mesmo tempo, impressionante para quem estiver à mesa. Feita com pão italiano recheado com creme de bacalhau e tomates, fica perfeita em qualquer ocasião. O creme deve ser despejado ainda quente dentro da cavidade do pão italiano.
59. Macarronada de Férias: quem está de férias quer continuar comendo bem, mas sem ter muito trabalho para aproveitar o descanso. Essa macarronada é a dica perfeita para isso. Pode ser feita com bacalhau em cubos, cenoura e abobrinha. A massa pode ser talharim ou espaguete.
60. Salpicão Fácil de Bacalhau: delicioso feito com lascas de bacalhau cozido, creme de Leite, salsão, maçã, cenoura e cebola roxa. A receita é bem simples de preparar e nem é preciso esperar datas especiais para apresentá-la no cardápio.
61. Lasanha de Bacalhau: lasanha é sempre um prato delicioso e feito com bacalhau fica surpreendente. O sabor especial do bacalhau deixa a receita impressionante. O molho branco ganha a textura do creme de leite e deixa o prato ainda mais saboroso.
62. Lasanha de Bacalhau com molho de tomate: quer variar a receita de bacalhau anterior? Experimente fazer com molho de tomate. Use tomates frescos para deixar a receita de bacalhau mais encorpada. A dica é preparar o Molho da Mama e apreciar a mistura de sabores.
63. Bacalhau de Páscoa: uma receita de bacalhau para a Páscoa e o ano inteiro! Além de gostosa, ela é um prato bem completo feito com brócolis, batatas, cebolas e azeitonas.
64. Bacalhau de Páscoa com couve-flor: tem uma maneira um pouco diferente de preparar a receita anterior que fica tão gostosa quanto. Substitua o brócolis por couve-flor e, se gostar, adicione batata-doce. E, se desejar, monte a assadeira em uma panela grande e deixe cozinhar por 30 minutos em fogo médio, em vez de levar ao forno.
65. Risoto de Aspargos com Bacalhau: delicioso feito com bacalhau desfiado, arroz arbóreo, vinho branco seco e requeijão, que é adicionado à receita de bacalhau já na finalização do prato junto com queijo parmesão ralado. Fica muito cremoso.
66. Risoto de palmito com bacalhau: outra maneira do risoto com bacalhau ficar maravilhoso é substituir os aspargos por 1 e meia xícara de chá de palmito picado. A textura macia e lisa do palmito vai combinar perfeitamente com a cremosidade do requeijão. É uma refeição tão gostosa que vai parecer que você tem um Restaurante em casa.
67. Bacalhau Maravilha: com esse nome, fica até difícil encontrar mais palavras para descrever essa receita de bacalhau. É um prato realmente impressionante e super delicioso. São 3 etapas fáceis a serem seguidas para o preparo e ainda dá para fazer no microondas. Basta seguir a dica da receita.
68. Bacalhau Gratinado ao Creme: delicioso e cremoso, é feito com bacalhau desfiado ao forno com batatas e creme de leite. Dá até para reaproveitar as sobras do bacalhau que sobraram do dia anterior e não deixar desperdiçar nada fazendo um novo e delicioso prato.
69. Rocambole de Bacalhau: essa é uma receita diferente e super especial que vai deixar a mesa ainda mais bonita e saborosa. Feito com bacalhau, requeijão cremoso e tomate seco, o rocambole é coberto com batatas e leite líquido. Finalize com queijo parmesão ralado para ficar bem dourado.
70. Gratin de Bacalhau com Requeijão e Batata: é aquele prato que pode ser saboreado individualmente ou, se preferir, acompanhado de arroz e salada. É delicioso, prático e pode compor o menu do dia a dia ou de ocasiões especiais.
71. Papillote de Bacalhau Fresco: é uma ótima opção para servir como entrada. O bacalhau será bem temperado e se juntará a cenouras e batatas para os papillotes ficarem bem recheados e saborosos. Deixe no forno até dourar para ficar com uma apresentação perfeita.
72. Crumble de Bacalhau: a base dessa receita seria o salmão, mas aqui será utilizado o bacalhau. O crocante do prato ficará por conta dos cereais e castanhas que formarão uma farofa maravilhosa para se juntar ao peixe.
73. Bacalhau em Crosta de Massa Folhada: é mais um prato para substituir o salmão por bacalhau. Saborosa, é coberta com aspargos, geleia de pimenta e massa folhada. É diferente, gostosa e vai surpreender.

O bacalhau é versátil e pode compor inúmeros pratos. E agora que você já tem tantas receitas de bacalhau é só aproveitar e variar o cardápio. No site Receitas Nestlé tem muito mais opções. São mais de 4 mil pratos doces e salgados e bebidas quentes e geladas para aproveitar o ano todo.


Perguntas frequentes

  • 1. Qual o verdadeiro bacalhau?

    O verdadeiro bacalhau, proveniente das águas da Noruega, é também chamado de codfish ou de bacalhau-do-porto. Encontram-se no mercado outras espécies de peixe semelhantes ao bacalhau, a exemplo de saithe, ling e zarbo.

  • 2. Como preparar bacalhau desfiado?

    Coloque o bacalhau de molho em uma vasilha com água na véspera de prepará-lo. Troque a água do molho três vezes. Limpe o bacalhau, retire a pele e as espinhas. Desfie-o e, se a carne estiver muito salgada, afervente-a por alguns minutos.

  • 3. Como dessalgar bacalhau?

    Em um recipiente, coloque os pedaços de bacalhau e cubra com água fria. Deixe em geladeira por no mínimo 12 horas (o ideal são 24 horas), trocando a água de 4 em 4 horas.

  • 4. Como deixar o bacalhau em posta macio?

    Em uma panela, afervente o bacalhau em dois litros de água por cerca de 20 minutos. Escorra a água, tempere a gosto e utilize na receita de sua preferência.

pixel