Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Receitas com abóbora: 68 pratos doces e salgados para fazer o vegetal ser indispensável

Quer aprender a fazer doces de abóbora e vários outros pratos? A gente te dá todas as dicas.

Versátil, a abóbora combina com as mais variadas receitas, desde saladas, doces, sopas e cozidos. Uma das muitas vantagens de ter sempre esse vegetal na lista de compras é que seu aproveitamento é completo. Pode-se usar as flores – chamadas cambuquira –, a polpa e as sementes. Além de tudo isso, as receitas com abóbora são muito nutritivas e, claro, deliciosas.


Receitas com abóbora para sobremesas deliciosas

Receitas com abóbora: Doce de Abóbora sem Açúcar

1. Taça Meio a Meio de Abóbora: uma receita com abóbora em que o doce tradicional se mistura a um creme de ricota maravilhoso para formar uma sobremesa deliciosa com ares sofisticados.
2. Docinho de Abóbora: o preparo só precisa de 5 ingredientes. Os docinhos, além de deliciosos, ficam bem charmosos colocados em forminhas de brigadeiro.
3. Doce de Abóbora Cremoso: esse doce de abóbora fica com uma textura incrível muito parecida com a de uma mousse. E o creme de leite é o ingrediente responsável por isso. Seguindo apenas 5 passos você prepara uma sobremesa fácil e com um sabor incrível.
4. Doce de Abóbora com Beijinho Moça: é delicioso e muito fácil de fazer. O doce de abóbora em pedaços combina perfeitamente com o beijinho e ainda ganha os sabores marcantes da canela e do cravo-da-índia. Em menos de 30 minutos você terá doce para servir até 16 pessoas.
5. Doce de Abóbora sem Açúcar: essa receita com abóbora fica maravilhosa com os pedacinhos de coco ralado dentro. É muito fácil de preparar e ótimo para servir em festas. Sirva em tacinhas individuais decoradas para dar um charme.
6. Pudim de Abóbora: uma receita tradicional e deliciosa transformada pelo sabor suave da abóbora, que será passada pelo espremedor e misturada ao leite condensado, farinha de trigo, manteiga e claras de ovos.
7. Abóbora Divina: esse doce é feito com a abóbora recheada com um creme preparado com leite, leite condensado e ovos. O doce de abóbora é levado ao forno para ficar bem firme. Coloque na geladeira depois de pronto para servir bem geladinho.
8. Cheesecake de Creme com Calda de Doce de Abóbora com Coco: super cremoso, esse doce de abóbora é preparado com biscoitos Tostines de Coco, leite líquido, requeijão e creme de leite. É uma ótima sobremesa para servir em ocasiões especiais.
9. Pudim Leve de Abóbora com Coco: delicioso, esse pudim é feito com leite de coco, leite condensado light, canela, noz-moscada e cravo. Essa receita doce com abóbora tem uma com calda de caramelo feita com açúcar demerara, cravo-da-índia e canela.
10. Sorvete de Abóbora com Coco: receita com abóbora pode ser sorvete? Sim! Esse sorvete de abóbora é feito com leite condensado, creme de leite, suco de limão e coco fresco. Preparo muito simples e sabor extraordinário.


Receitas de sopa de abóbora e variações

Receitas com abóbora: Sopa Creme de Abóbora Nutren

11. Sopa de Abóbora Aromática: o gengibre traz o aroma e sabor marcantes para essa sopa de abóbora. É um prato muito gostoso que combina com pão italiano ou torradas de pão francês.
12. Sopa Creme de Abóbora Nutren: esse creme de abóbora reforçado fica com uma textura muito especial e um sabor incrível. A receita é ótima especialmente em noites frias.
13. Sopa de Abóbora com Cambuquira: a cambuquira é a flor da abóbora, de cor amarela e muito saborosa. Ela vai deixar essa receita ainda mais gostosa. Se preferir, adicione meia lata de creme de leite para deixar a sopa mais encorpada.
14. Sopa de Abóbora e Alho-Poró: muito fácil de preparar, essa receita de sopa de abóbora fica deliciosa feita com creme de leite. Além do alho-poró, outros ingredientes deixam o sabor bem marcante, como o gengibre e a cebolinha-verde.
15. Sopa Cremosa de Abóbora com Pão: mais uma receita deliciosa e nutritiva feita com abóbora, creme de leite, gengibre picado e queijo meia cura.
16. Sopa Rápida de Abóbora: fica pronta em apenas 35 minutos e rende 4 porções. A praticidade desta receita é impressionante e ideal para quem não quer ou não pode ficar muito tempo na cozinha, mas faz questão de ter uma refeição gostosa na mesa.
17. Sopa de Abóbora Especial: é outra opção para quem quer uma refeição quentinha para aquecer os dias frios. Fácil de preparar, só precisa de um pacote de sopa de galinha com arroz, abóbora e alho e cebola para temperar.
18. Sopa de Maçã, Abóbora e Gengibre: é uma mistura de sabores surpreendente. A abóbora traz uma textura aveludada, a maçã cortada em cubos dá um toque agridoce ao prato à receita.
19. Creme de Abóbora: uma receita com abóbora ideal para uma refeição nutritiva e ao mesmo tempo rápida. Em 15 minutos você terá um prato delicioso para saborear bem quentinho. Polvilhe cebolinha-verde na hora de servir para dar um toque especial.
20. Caldo de Abóbora com Maggi da Horta: este caldo fica bem cremoso e com um sabor incomparável. A receita é preparada com abóbora em pedaços e depois levada ao liquidificador para formar o caldo.


Receitas de bolo fofo de abóbora e pão de abóbora

Receitas com abóbora: Bolo de Frango com Abóbora e Brócolis

21. Bolo de Abóbora com Coco: uma receita com abóbora que é um bolo fofinho, daqueles para saborear com uma caneca de café com leite ou um bom capuccino.
22. Bolinhos de Abóbora com Canela: para quem quer inserir a abóbora no cardápio da criançada, essa receita é ótima. Aqui, o bolo de abóbora é feito em forminhas de papel para servir como um muffin. E para completar ainda tem uma cobertura preparada com abóbora e canela em pó.
23. Bolo de Frango com Abóbora e Brócolis: esse bolo de abóbora salgado vai surpreender. A massa fica super macia e o brócolis junto com o queijo minas formam um recheio muito saboroso.
24. Pão de Abóbora: delicioso, esse pão é feito com fermento biológico, abóbora cozida, creme de leite, farinha de trigo e aveia em flocos. A massa fica fofinha e ideal para servir com requeijão no café da manhã ou lanche e também acompanhando uma sopa no jantar.
25. Pão de Abóbora Integral Molico: são pãezinhos deliciosos e zero lactose para compor a lista de receitas com abóbora cabotiá. A mistura de farinha de trigo tradicional e integral dá leveza ao pão e deixa a massa bem macia.


Receitas de massas com abóbora

Receitas com abóbora: Nhoque de Abóbora

26. Macarrão com Abóbora: a abóbora entra no preparo do molho e fica parecendo uma pasta bem leve depois de ser amassada com um garfo. Cebola e cebolinha-verde ajudam a realçar o sabor dessa receita prática para uma refeição completa.
27. Ravioli de abóbora com gorgonzola: essa receita é preparada com abóbora japonesa e massa para lasanha fresca. O molho branco é básico e delicioso e combina muito bem com o ravioli.
28. Lasanha com Molho Branco de Couve-Flor e Molho à Bolonhesa com Abóbora: essa massa deliciosa é perfeita para um almoço de domingo. A lasanha pode ser feita com a massa tradicional ou integral. A receita traz os preparos dos dois molhos que fazem deste prato uma refeição especial.
29. Nhoque de Abóbora Gratinado: delicioso feito com manteiga, gema de ovo, farinha, espinafre, azeite e alho. O molho é preparado com creme de leite, leite líquido, noz-moscada e pimenta-do-reino. O nhoque ganha um sabor incrível junto ao molho.
30. Nhoque de Abóbora: esse nhoque entra para a lista de receitas com abóbora cabotiá. A massa leva farelo de aveia e os sabores marcantes da noz-moscada e pimenta-do-reino.
31. Sofiolli de Abóbora com Molho Natural: essa massa deliciosa é feita com purê de abóbora que formará um recheio cremoso unido ao sabor do queijo parmesão ralado.


Receitas com abóbora e carne vermelha

Receitas com abóbora: Carne de Panela mais Saborosa

32. Carne de Panela com Abóbora e Toque de Nescafé: a carne fica super suculenta e com um tempero espetacular. Uma receita com abóbora perfeita que combina muita bem com arroz e salada.
33. Carne-seca com Abóbora: essa combinação de abóbora com carne-seca fica muito gostosa. A carne seca é cozida primeiro e depois a abóbora se une a ela para deixar o prato bem suculento.
34. Abóbora Cremosa com Carne-seca: mais uma receita com abóbora e carne-seca para garantir que você terá mais opções dessa combinação deliciosa.
35. Risoto de Abóbora e Carne-Seca: e se é para ter muitas opções de carne-seca com abóbora vamos de risoto. O prato fica delicioso feito com requeijão e queijo parmesão ralado e deixa o tradicional risoto bem mais completo.
36. Picadinho de Carne, Ervilha Fresca, Abóbora e Quinoa: o sabor suave da abóbora dá leveza ao prato e se junta a ervilhas frescas e quinoa em grãos para deixar a receita mais rica.
37. Cozido com Abóbora: um cozido prático e saboroso, feito com acém e batatas e temperado com cebola e coentro. Uma receita com abóbora que é sucesso quase garantido.
38. Carne de Panela mais Saborosa: uma receita com abóbora bem prática: basta colocar os ingredientes na panela de pressão e esperar ficar pronta para saborear com o acompanhamento que preferir.
39. Cassoulet à Moda Brasileira: esse prato típico francês, ótimo para ser servido em dias frios acompanhado por arroz branco, ganha todo jeitinho brasileiro com feijão-branco, lombo de porco, linguiça calabresa, couve-manteiga e, claro, abóbora.
40. Arroz com Carne Cremoso: uma receita com abóbora completa que pode até dispensar acompanhamentos.
41. Cozido à Brasileira: além da abóbora, a receita leva repolho, batata, batata-doce e mandioca. Aproveite o caldo que ficar na panela e prepare um delicioso pirão.
42. Baião de Dois: uma receita com abóbora bem brasileira e bem gostosa. Finalize com cheiro-verde picado para decorar e acentuar o aroma.
43. Abóbora Recheada: uma ótima opção para servir em ocasiões especiais e deixar todo mundo com água na boca só de ver.


Receitas de purê de abóbora

Receitas com abóbora: Purê de Abóbora

44. Purê de Abóbora com Filé de Frango: o purê de abóbora combina muito com o frango. E o preparo de ambos é bem simples. Em poucos minutos a refeição fica pronta.
45. Purê de Abóbora: prático, esse purê só precisa de 5 ingredientes para ficar pronto. Sirva com arroz, carne e salada para a refeição ficar completa, gostosa e nutritiva.
46. Abóbora Cadabra: é um purê de abóbora com batata que vai surpreender com seus poucos ingredientes muito bem combinados. Pode ser servido com um frango grelhado, uma carne assada e, se preferir, junte um arroz com ervas ao prato para deixar a refeição bem completa.
47. Purê de Abóbora Especial: uma receita com abóbora perfeita para acompanhar pratos como arroz, saladas e carnes. Tempere a abóbora com caldo de legumes, manteiga e salsa para realçar o sabor do purê.
48. Quibebe Saboroso com Linguiça: esse prato nada mais é que um purê bem incrementado que pode virar uma entrada maravilhosa. A linguiça defumada acrescenta muito sabor à receita e o coentro traz frescor ao prato.


Receitas de saladas e legumes com abóbora

Receitas com abóbora: Refogado de Abóbora e Vagem

49. Salada De Abóbora Com Carne Assada E Vinagrete De Vegetais: essa receita com abóbora cabotiá é uma refeição completa. O cravo em pó, canela em pó, noz-moscada, curry e pimenta rosa são as especiarias que deixam a abóbora com um sabor incomparável.
50. Salada de Abóbora Assada com Vinagrete de Cidra: por falar em salada, essa aqui é outra excelente pedida. Além da abóbora assada em cubos, ela é preparada com rúcula, especiarias, uvas-passas e castanhas portuguesas.
51. Abóbora com Sálvia: essa receita é perfeita para acompanhar as refeições preparadas para o almoço ou jantar. Leve e gostosa, basta cortar a abóbora em cubos, temperar, cozinhar e polvilhar com sálvia no momento de servir.
52. Abóbora Rústica Assada com Ervas: essa abóbora assada no forno fica muito bem temperada com orégano, manjericão, alecrim, cebola roxa, alho e pimenta-do-reino.
53. Legumes Sauté: a mistura de abóbora, mandioquinha, vagem, tomate-cereja e salsa faz desta receita uma ótima opção para quem quer um prato rico em nutrientes. Uma receita simples e deliciosa que fica perfeita com arroz e frango grelhado.
54. Refogado de Abóbora e Vagem: a abóbora refogada com cebola fica saborosa e com um tempero suave, perfeito para acompanhar a carne da sua refeição.


Receitas variadas para fazer com abóbora

Receitas com abóbora: Cozido de Frango com Grão-de-bico e Abóbora

55. Feijão Saboroso com Abóbora: uma receita com abóbora que lembra uma feijoada. O feijão com abóbora também ganham uma porção de linguiça, alho e cebola para temperar. A dica é servir acompanhado de arroz e couve refogada.
56. Cozido de Frango com Grão-de-bico e Abóbora: o grão-de-bico é uma ótima opção para substituir o feijão nas refeições. E ele aparece nessa receita com abóbora como um integrante perfeito.
57. Mini Cuscuz de Abóbora: esse cuscuz é preparado com farinha de milho e farinha de mandioca. Uma receita com abóbora para quem quer uma refeição completa com um prato só.
58. Bolinho de Abóbora Assado com Queijo: essa receita com abóbora é ótima para servir como aperitivo. Delicioso, o bolinho de abóbora é feito com queijo muçarela, farinha de rosca e farinha de trigo e assado no forno. Sirva acompanhado de um molho de iogurte para realçar o sabor.
59. Dip de Abóbora: esse molho super gostoso é ótimo para acompanhar petiscos. Feito com iogurte grego, fica cremoso e com o sabor peculiar da abóbora que mistura seu toque levemente adocicado ao frescor da sálvia e da salsa.
60. Lanche com Nesfit no Potinho: o sabor aveludado da abóbora se mistura à ricota e forma um creme encorpado e delicioso. Vá montando, dentro do pote, formando camadas com o creme, cereal matinal e couve.
61. Frango Assado com Legumes: quer incrementar o frango assado? É só preparar essa receita em que ele ganha a companhia da abóbora e da mandioca.
62. Frango Camponês: aquela receita para lembrar da infância. Preparado com abóbora, champignons e pimentão, o prato fica com aquele aroma especial.
63. Pudim Salgado de Abóbora: o creme de abóbora é preparado com queijo parmesão, ovos e creme de leite. A cobertura também é salgada, feita com amêndoas, tomilho e cebolinha-verde. É uma receita para surpreender.


Receitas para fazer as crianças amarem abóbora

Receitas com abóbora: Sopinha de Frango com Abóbora, Grão-de-bico e Acelga

64. Papinha de Abóbora e Abobrinha com Carne e Acelga: muito fácil, essa papinha super saudável é feita com carne moída e Mucilon Cereal Infantil Arroz e Aveia. Cozinhe os vegetais até eles ficarem bem macios, amasse com um garfo e sirva.
65. Estrogonofinho Saboroso: corte os filés de frango em tirinhas para preparar essa receita. A abóbora ralada compõe o preparo delicioso temperado com cebola, tomates, alho e orégano. O leite em pó vai dar cremosidade ao prato.
66. Sopinha de Frango com Abóbora, Grão-de-bico e Acelga: uma ótima opção para quem tem criança em casa. Essa é nutritiva e fica bem consistente. Amasse a sopinha com um garfo para ela ficar quase um purê de abóbora.
67. Pancake de Abóbora (Panqueca Que Tudo Vê): uma receita com abóbora cabotiá que fica deliciosa servida com frutas, como morango, banana e pera.
68. Cookies Integrais de Aveia e Abóbora: esses biscoitos deliciosos são feitos com aveia, canela, açúcar demerara e uvas-passas para decorar. Ótimas opções para montar a lancheira das crianças com um lanche saudável.

As receitas com abóbora ficam deliciosas e podem ser servidas como entrada, prato principal ou sobremesa. Aproveite todas as nossas dicas e prepare um cardápio bem variado. E para mais pratos doces ou salgados é só acessar o site Receitas Nestlé que tem mais de 4 mil opções.


Perguntas frequentes

  • Quais os tipos de abóbora?

    Os tipos de abóbora são a moranga, uma das mais belas, a abóbora paulista, a japonesa ou cabotiá, a abóbora de pescoço ou seca e a butternut.

  • O que fazer com abóbora?

    A abóbora rende receitas bem variadas que vão desde doces até saladas, sopas e cozidos. Também dá para preparar receitas com abóbora e carnes ou com massas. Todas ficam deliciosas.

  • Posso congelar doce de abóbora?

    Não é recomendado congelar doce de abóbora por conta da calda de açúcar que é utilizada no preparo. Uma vez congelada, essa calda tem sua textura alterada e altera também a textura do doce.

  • Como preparar abóbora de pescoço?

    A abóbora de pescoço é muito indicada no preparo do doce de abóbora, por ter mais fibras e ser mais úmida. Outros tipos, como a abóbora cabotiá, também são bastante utilizados.

  • Como preparar um purê de abóbora cremoso?

    Para um purê cremoso, a abóbora deve amassada ou espremida ainda quente. Adicione a base láctea, que é a responsável pelo corpo e textura aveludada; e a manteiga, que dá a liga. Use temperos a gosto: sal, pimenta-do-reino, noz moscada, por exemplo.

pixel