Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Receitas com couve-flor: 78 ideias para surpreender na cozinha

As receitas com couve-flor são práticas e muito gostosas. Aprenda a fazer pratos variados com esse vegetal

De saladas a massas, a couve-flor se encaixa muito bem nos mais variados pratos. Além disso, a couve-flor é uma hortaliça rica nas vitaminas C, K e do complexo B. Essas vitaminas fortalecem o sistema imunológico, dão energia, ajudam o sistema digestivo e previnem problemas de coagulação do sangue, como é o caso da vitamina K. O vegetal também é fonte de potássio, fósforo, cálcio e manganês. Aprenda a fazer várias opções de receitas com couve-flor e surpreenda na cozinha.


Receita de couve-flor gratinada

1. Gratinado de Couve-flor: feito com dois tipos de queijo diferente, esse gratinado fica muito cremoso porque também leva iogurte natural desnatado, o que deixa o prato bem saudável. A receita é prática e rende 6 porções.

2. Couve-Flor Gratinada: sai o iogurte e entra o creme de leite para deixar a receita com uma textura especial. Lave bem a couve-flor e cozinhe em água fervente para ela ficar no ponto certo. O queijo parmesão ralado vai dar mais sabor e deixar o gratinado perfeito.

3. Couve-Flor Gratinada com Presunto e Queijo: o passo a passo da receita mostra porque essa couve-flor gratinada fica tão gostosa e cremosa. O misto de queijo e presunto transformam o prato em uma refeição completa.

4. Couve-flor Gratinada Recheada: se só o gratinado já deixa a couve-flor perfeita, recheada então... Ela fica espetacular! Peito de peru e queijo mozarela são alguns dos ingredientes que fazem esse prato ficar irresistível.

5. Legumes Gratinados: a couve-flor é adicionada em forma de buquês. É um gratinado super fácil de preparar e feito com leite zero lactose, para os alérgicos não terem problemas. Os legumes devem ser assados no forno convencional.

6. Frango Gratinado: é uma receita perfeita para adicionar couve-flor gratinado. A hortaliça acrescenta muito sabor ao prato, que também leva milho verde. O queijo parmesão ralado dá o gratinado ideal para o frango.

7. Legumes Gratinados Sem Glúten: para quem não dispensa a couve-flor entre os vegetais de uma receita deliciosa como essa, saiba que incluir a hortaliça no preparo vai acrescentar muito sabor e nutrição. O requeijão vai deixar o prato cremoso e o queijo parmesão dá o gratinado esperado.

8. Gratinado de Frango com Batata e Maggi Creme de Cebola: esse prato delicioso e fácil é feito com creme de leite e creme de cebola. Adicionar floretes de couve-flor – ou acouve-flor bem picadinha – deixe a receita mais incrementada e muito gostosa.

9. Cumbucas de Frango Gratinado: feitas com iscas de peito de frango com milho-verde, o prato se completa quando adicionamos couve-flor, mesmo que na receita original não esteja indicando o uso do vegetal. As cumbucas são gratinadas com queijo parmesão ralado.

10. Bacalhau Gratinado Cremoso com Batatas: uma receita feita com bacalhau não tem como dar errado, porque suas lascas são muito gostosas. E, para ficar ainda mais delicioso, adicione couve-flor entre os ingredientes, que vão se misturar e atingir um sabor perfeito.


Receitas de arroz de couve-flor

11. Arroz de Couve-flor com Filé de Frango: essa receita é bem simples de fazer e fica pronta em apenas 20 minutos. Esse arroz de couve-flor ganha tomates-cereja e cheiro-verde. O filé de frango é super saudável e casa muito bem como acompanhamento da receita.

12. Arroz de Couve-flor: um prato muito prático e rápido. São 6 ingredientes e 4 passos para que esse arroz de couve-flor fique irresistível, em apenas 30 minutos. A dica da receita é acrescentar cenoura ralada e tomates picados, pois os vegetais trazem cor, sabor e nutrientes para o prato.

13. Arroz dos Heróis (Arroz de Couve-flor): esse arroz de couve-flor precisa de pouca coisa para ficar delicioso. É só azeite, cebola, orégano e manjericão. As ervas dão muito sabor, sendo refogadas com cebola para depois se juntarem ao arroz de couve-flor.

14. Arroz de Couve-flor Cremoso: se é cremoso, tem que ter creme de leite. E aqui quem é alérgico ou intolerante à lactose nem precisa se preocupar, porque o creme de leite utilizado será o zero lactose. O prato fica bem colorido, porque ganha muitos outros vegetais que dão sabor e nutrição à receita.

15. Arroz Chinês: para quem não quer fazer arroz de couve-flor, dá para fazer arroz com couve-flor. E essa receita encaixa perfeitamente com o vegetal, que pode ser adicionado ao prato em forma de floretes ou em pedaços picados.

16. Arroz de Forno com Frango Defumado: é mais uma receita feita com arroz comum, que pode ganhar o sabor e os nutrientes da couve-flor. A melhor opção para esse prato é picar o vegetal em pedaços pequenos. Esse arroz de forno é preparado com requeijão, o que dá muita cremosidade.

17. Arroz Biro-Biro: delicioso, é feito com arroz, bacon, cebola, ovos, batata palha e tempero e sabor massas, fica ainda mais gostoso e recheado quando ganha floretes de couve-flor. É uma receita super prática que fica pronta em apenas 15 minutos para aqueles dias de pressa.

18. Arroz Cremoso: o prato ganha mais sabor e nutrientes quando feito com couve-flor para incrementar a receita. Então, adicione uma porção a seu gosto e deixe a refeição bem mais completa. Decore com salsa, cebolinha e floretes de couve-flor.

19. Arroz Integral Cremoso com Frango e Legumes: o arroz com couve-flor é muito gostoso – por isso, indicamos adicionar o vegetal nessa receita para ela ficar mais recheada. O prato também é feito com arroz integral, frango, brócolis, abóbora e creme de leite zero lactose.

20. Arroz Natural: é outro prato preparado com arroz integral, que fica mais nutritivo quando adicionamos a couve-flor. A receita é muito prática, rápida e completa. Também leva quinoa, cenoura, brócolis, champignon e iogurte.


Receitas de sopa com couve-flor

21. Sopa Cremosa de Couve-flor e Brócolis: feita com leite, é batida no liquidificador para ficar bem cremosa. Faça torradinhas de pão para o acompanhamento e decore o prato com folhas de salsa.

22. Sopa da Fazenda: é uma receita perfeita para noites frias, deliciosa e prática. Com apenas 6 ingredientes e seguindo 3 passos, você terá um prato quentinho e nutritivo para saborear com a família. Sirva com fatias de pão integral.

23. Sopa Florestal: a receita original não tem a couve-flor entre os ingredientes, mas adicionando a hortaliça o prato vai ficar delicioso e enriquecido. As sopas, aliás, são alimentos que nos deixam muito livres para acrescentar os legumes que mais gostamos. Aposte na couve-flor e tenha uma refeição cheia de nutrientes.

24. Sopão Carne com Legumes e Linguiça: essa é uma receita super prática, que fica pronta em apenas 15 minutos. A couve utilizada é a manteiga – mas, como o nome já diz, a sopa é de legumes, então dá para adicionar os vegetais que você mais gostar. E, para enriquecer o prato com sabor e nutrientes, a couve-flor é uma ótima pedida.

25. Sopa Colonial: é um prato feito com muitos legumes, por isso, adicione a couve-flor para ele ficar mais completo. A receita é muito prática e rápida e vai ajudar a aquecer as noites frias e garantir um jantar bem leve para você dormir a noite inteira.

26. Sopa Aconchego: a couve-flor vai deixar a sopa bem mais encorpada e muito gostosa. É uma receita prática, fácil e fica pronta muito rápido. A dica é aferventar a couve-flor antes de adicionar ao preparo, para que o cozimento fique no ponto certo.

27. Sopa Colorida: cenoura, batata e chuchu recebem o reforço da couve-flor para que a sopa fique mais colorida, nutritiva e saborosa: adicione os floretes do vegetal para a refeição ficar mais completa. O segredinho dessa sopa é que ela é feita no microondas e fica pronta rapidinho.

28. Sopa rápida de Carne com Legumes: a receita indica o uso de cenoura e batatas, mas você pode usar o vegetal que preferir para deixar a sopa mais rica em sabor e nutrientes. Adicionando couve-flor, a sopa fica muito gostosa e saudável.

29. Sopão Carne com Legumes e Carne Desfiada: afervente a couve-flor e adicione à receita junto aos outros ingredientes. A sopa quentinha e gostosa é ótima para os dias frios – e uma ótima opção para o jantar, pois é uma refeição leve.

30. Sopa de Legumes (cenoura, batata, tomate e manjericão): e você pode adicionar também a couve-flor. O vegetal traz todo o poder das vitaminas C e do complexo B e das fibras. Além disso, tem um sabor suave e deixa o prato bem gostoso.

31. Sopão Galinha com Legumes: o prato é simples, prático e saboroso. E, para ficar ainda mais rico, basta adicionar a couve-flor picadinha para deixar a receita com mais ingredientes nutritivos e saborosos. Coloque a quantidade que preferir.


Receitas de couve-flor para aperitivos ou entradas

32. Bolinho de Talos, Folhas e Cascas: na cozinha nada se perde, tudo se transforma. Essa receita é incrível, feita com talos que seriam desprezados, desperdiçando uma enorme variedade de nutrientes. A dica para ficar um bolinho perfeito é ferver os talos da couve, couve-flor e brócolis antes do preparo.

33. Espetinho de Legumes Defumados: é uma receita deliciosa feita com palmito, tomate-cereja, couve-flor, cebola roxa, azeite e tempero toque defumado. Os espetinhos podem ser feitos na frigideira ou no forno. Só fique atento à forma de fazer.

34. Couve-flor Dia a dia: a couve-flor refogada fica com um sabor bem acentuado e maravilhoso. A receita também leva cenoura ralada, que se mistura com a couve-flor no momento de refogar e deixa a receita ainda mais saudável.

35. Couve-flor à milanesa: os floretes da couve-flor ficam bem crocantes por fora e muito macias por dentro. O preparo é simples, como qualquer preparo à milanesa. Use papel toalha para tirar bem o excesso de óleo da fritura.

36. Bolinho de Couve-Flor na Airfryer: assados na fritadeira, os bolinhos ficam sequinhos e saudáveis, porque não precisam de óleo para fritar. Uma ótima opção para deixar os bolinhos ainda mais gostosos é servir acompanhado de molhos. Experimente o molho barbecue caseiro.

37. Espetinho de Frango e Brócolis: a couve-flor pode ser adicionada ao preparo desse espetinho para deixá-lo mais robusto e bem variado. Asse o espetinho em grelha, frigideira, churrasqueira convencional ou elétrica: fica super saboroso de qualquer jeito.

38. Papillote de Frango com Tomilho, Cebola Roxa e Mandioquinha: é uma ótima receita para servir de entrada. E a melhor parte é que dá para adicionar couve-flor. Faça floretes do vegetal para ele se juntar ao brócolis. O prato também leva mandioquinha, que deve ser cortada em rodelas bem fininhas.

39. Mini Pizza sem Glúten: para quem possui alguma forma de intolerância ao glúten, essa é uma opção maravilhosa. Adicione a couve-flor no recheio. Os floretes do vegetal vão deixar a receita super gostosa e também vão servir para decorar.

40. Sopa Creme de Legumes Nutren: floretes de couve-flor casam muito bem com o brócolis que é adicionado a essa sopa. Os ingredientes são batidos no liquidificador com leite, para dar a textura cremosa. Decore com pedaços pequenos de brócolis e couve-flor. O sabor é incrível.

41. Couve-flor Grelhada e Purê de Ervilha: se preferir dá para substituir o purê de ervilha pelo purê de couve-flor nessa receita. O grelhado da couve-flor não tira a maciez da hortaliça, porque é feito no microondas. O sabor picante da páprica deixa o prato muito mais saboroso.

42. Bowl de Creme de Avocado com Colágeno: o sabor suave da couve-flor se encaixa perfeitamente nesse prato que ganha o adocicado o abacate, que também garante que a receita fique muito cremosa. E preparar o creme é super fácil: bata todos os ingredientes no liquidificador, e pronto!

43. Creme de Couve-flor: tem um sabor impressionante, com o picante da pimenta-do-reino acompanhando perfeitamente o prato. A receita, feita com leite, farinha de trigo e azeite – entre outros ingredientes – só precisa de 3 passos para ficar pronta, e um liquidificador para formar o creme.


Receitas com couve-flor para o prato principal

44. Frango com Curry e Brócolis: a couve-flor combina muito bem com o brócolis – então, adicione o vegetal à receita e deixe-a mais completa. As lascas de amêndoas dão crocância ao prato, que também é levemente picante.

45. Strogonoff Vegetariano de Couve-flor: os vegetarianos vão adorar ter mais essa opção para o cardápio. O molho e o strogonoff de couve-flor são preparados separadamente e se juntam apenas na hora de montar. Sirva esse prato delicioso acompanhado de arroz branco soltinho e batata palha.

46. Arrumadinho de Vegetais com Ovos: faltava apenas uma coisa para esse arrumadinho ficar perfeito – acrescente a couve-flor, e não faltará mais nada. Na verdade, aqui podem ser usados quaisquer legumes que você tenha em casa.

47. Lombo Suíno Agridoce: a receita tem brócolis, então também pode ter couve-flor: adicione o vegetal sem culpa nenhuma ao prato, que vai ficar super saboroso. A carne é cortada em tirinhas, e o ketchup e o açúcar garantem o sabor agridoce do prato.

48. Cozido da Roça: o cozido é uma comida em que, quanto mais legumes, melhor – então, não hesite em adicionar a couve-flor para deixar o prato mais recheado e delicioso, pois vai se encaixar perfeitamente nessa receita.

49. Purê de Couve-flor (Purê dos Heróis): a diferença do purê de couve-flor para o creme é que o primeiro fica mais consistente e pode acompanhar o prato principal, deixando-o bem mais completo. Já o sabor, é igualmente espetacular. A receita é bem fácil de preparar, e em 15 minutos você terá um purê maravilhoso para servir acompanhado de um bife e uma salada.

50. Suflê de Couve-flor e Escarola: esse suflê é muito saboroso e pode ser servido acompanhado de arroz. A união da couve-flor com escarola é perfeita, porque as duas são muito ricas em nutrientes. A adição de noz moscada dá um aroma incrível à receita.

51. Suflê de Carne: a receita indica a couve manteiga entre os ingredientes, mas o suflê de carne combina muito bem também com a couve-flor. A proteína da carne com as vitaminas e minerais do vegetal deixam o prato rico em nutrientes. O suflê combina com uma boa salada.

52. Carne do Oriente: deliciosa, feita com caldo de carne e broto de feijão, brócolis, cenoura fatiada e molho de soja. E, para dar ainda mais sabor, é só adicionar a couve-flor na receita, que fica pronta em 20 minutos e rende 5 porções. Se preferir, dobre a quantidade de ingredientes e sirva o dobro das porções.

53. Strogonoff de Legumes Levíssimo: feito com cenoura, brócolis, batata, mandioquinha, creme de leite levíssimo e caldo de legumes, só faltava a couve-flor para ficar melhor. Então, adicione o vegetal à receita e não ficará faltando mais nada.


Receitas de massas com couve-flor

54. Pizza Bites de Couve-Flor com Colágeno: a couve-flor é integrada à massa, deixando essa pizza bem nutritiva. A consistência da massa fica por conta da farinha de coco. O recheio é bem simples e cheio de sabor, feito com pepperoni, queijo e rúcula.

55. Torta Aberta de Couve-Flor (Torta da Resistência de Aço): a massa é bem fácil de preparar e nem precisa ficar sovando para ela ficar no ponto. O recheio é ainda mais prático, precisando de apenas dois passos para ficar pronto. Feito com requeijão, fica super cremoso. Se preferir, use ricota.

56. Lasanha com Molho Branco de Couve-Flor e Molho à Bolonhesa com Abóbora: essa lasanha é super diferente e tem um sabor inigualável. As camadas para formar a lasanha ganham os nutrientes da abobrinha. A receita indica também o passo a passo de como fazer cada molho à parte.

57. Yakissoba de Frango com legumes: afervente a couve-flor, para ela ficar bem macia na receita. Esse yakissoba fica delicioso e nutritivo, pois ganha as vitaminas e minerais de vários legumes. A receita rende 4 porções, mas pode dobrar a quantidade de ingredientes para render mais.

58. Yakissoba de Carne: para quem prefere carne vermelha, essa é uma ótima opção de yakissoba. Os floretes de couve-flor ficam levemente crocantes. A receita leva ainda cenoura e repolho, mas dá para adicionar os legumes da sua preferência.

59. Pizza de Frango com Legumes Sem Glúten: além da couve-flor, essa receita fica muito saborosa porque também tem frango, queijo e brócolis. Para uma pizza de couve-flor sem glúten, o segredo é usar farinha de arroz.

60. Pizzinha de Frigideira: é uma receita de pizza de couve-flor impressionante para quem ama pizza e quer manter a dieta balanceada. A massa é feita com farelo de aveia orgânica. Finalize a receita com folhas de manjericão, para ficar gostosa e bem decorada.

61. Torta Pasqualina: é uma receita bem recheada e, por isso, pode ter a couve-flor entre os ingredientes para ficar mais deliciosa que a original. O recheio tem uma textura maravilhosa feita com creme de leite. A receita é fácil e rende até 10 porções.

62. Macarrão Cremoso Orgânico Ninho: essa massa super saborosa é feita com brócolis, abóbora e tomate-cereja. A couve-flor para essa receita é aquele ingrediente surpresa que não estava previsto, mas que entra no preparo deixando o prato ainda mais saboroso e nutritivo.

63. Farfalle ao Brócolis Cremoso: antes de adicionar a couve-flor nessa receita, dê uma aferventada no vegetal, assim como o indicado para o brócolis. A textura macia fica por conta do creme de leite.

64. Panquecas de Legumes: é mais uma receita para adicionar a couve-flor. Os pedacinhos do vegetal no recheio das panquecas ficam incríveis. A massa tem um diferencial: é dobrada em quatro, em vez de ser enrolada. É prática, rápida e deliciosa.

65. Torta Integral de Escarola com Cebola Caramelizada: é uma massa muito saudável e com um sabor maravilhoso. Adicione couve-flor picada em pedaços pequenos no preparo do recheio para o prato ficar mais incrementado. A receita rende até 10 porções.

66. Calzone de Escarola com Iogurte: calzone é uma receita que dá a liberdade de usar o ingrediente que desejar no recheio – então, aproveite e adicione couve-flor bem picadinho. O iogurte é o que deixa o recheio cremoso. Pincele cada calzone com óleo, para ficar dourado.


Receitas de saladas de couve-flor e mix de legumes

67. Salada Morna de Legumes: para o almoço ou jantar, essa salada é uma refeição completa e cheia de nutrientes. O sabor dos legumes fica bem acentuado, porque os ingredientes são cozidos no forno. Finalize o prato adicionando rúcula na hora de servir.

68. Mix de Legumes: separe a couve-flor em buquês pequenos para se integrar aos outros ingredientes e formar um mix delicioso de legumes com hortaliças. E como é uma receita super leve, é perfeita para consumir no jantar.

69. Legumes Coloridos: essa receita com couve-flor é super prática e fica deliciosa. Basta refogar todos os legumes e deixar cozinhar. Se preferir, pode servir com frango grelhado ou outra carne de sua preferência.

70. Legumes ao Forno: a receita é feita com couve-flor e brócolis; mas, se preferir um prato mais recheado e colorido, adicione também vagem, batata, berinjela e cenoura. Os legumes são feitos no forno e ficam bem suculentos.

71. Legumes com Molho de Creme de Leite Levíssimo: para quem gosta de crocância e cremosidade juntos, essa receita de couve-flor super incrementada é a ideal. E ainda tem um toque de curry para deixar um sabor bem emblemático ao prato.

72. Linguiça com Legumes ao Forno: a couve-flor traz todas as suas vitaminas e minerais para essa receita, além de deixá-la incrivelmente gostosa. Adicione também mandioquinha e abobrinha, e deixe o prato completo e colorido.

73. Caçarola de Hortaliças e Ovos com Crocante de Ervas: é um prato bem rico em nutrientes e que fica super colorido. Os ovos são cozidos juntamente às hortaliças e ficam bem firmes. Se preferir, sirva com um purê ou um creme.

74. Frigideira de Legumes ao Creme: delicioso, esse prato pode ser feito com qualquer tipo de hortaliça. Basta aproveitar para preparar uma receita com couve-flor. Para o preparo, utilize também azeite, alho, cebola, pimentão vermelho, brócolis, vagem, abobrinha, mandioquinha, abóbora, sal, orégano, pimenta-do-reino e creme de leite light.

75. Legumes Salteados com Maggi da Horta: pode adicionar os legumes que preferir – mas a couve-flor é uma opção maravilhosa para entrar na receita. Ela vem cheia de vitaminas e trazendo seu sabor suave ao prato que também tem vagem, brócolis e cenoura.

76. Legumes Glaceados ao Forno: há muitos sabores neste prato – e, para que ele fique ainda mais incrementado, adicione couve-flor. As uvas-passas entram na receita dando um sabor agridoce à mistura. A receita ainda leva muitos outros legumes ricos em nutrientes.

77. Salada de Feijão: já tem tomate, cebola, espinafre, e ainda vai ganhar a couve-flor que será adicionada. A receita leva vinagre balsâmico, o que deixa a salada com um sabor bem marcante. Sirva acompanhado de filés de frango grelhados.

78. Salada de Soja: é outra salada que combina muito bem com a couve-flor; por isso, fique à vontade para acrescentar o vegetal à receita. Completam o prato manjericão, tomate-cereja, queijo parmesão e alface.

Gostou de todas essas dicas de receitas com couve-flor? Então aproveite todas elas para deixar o cardápio mais gostoso e saudável. E se quiser conhecer mais opções de refeições para festas e o dia a dia, acesse o site Receitas Nestlé: são mais de 4 mil variedades de pratos doces e salgados, além de bebidas para você se deliciar.


Perguntas frequentes

  • 1. Qual a diferença entre couve manteiga e couve-flor?

    A couve manteiga é a mais conhecida e usada na cozinha: suas folhas são lisas, grandes e levemente onduladas. Já a couve-flor é aquela muito parecida com o brócolis – inclusive, os dois vegetais também são muito parecidos nos valores nutricionais.

  • 2. Quais os tipos de couve?

    São vários os tipos de couve. Tem a couve chinesa, a couve de bruxelas, a couve-flor, couve galega, couve kale e couve roxa.

  • 3. Quais os benefícios da couve-flor?

    A couve-flor é uma hortaliça rica em vitaminas C, do complexo B e K. Essas vitaminas fortalecem o sistema imunológico, dão energia, ajudam o sistema digestivo e previnem problemas de coagulação do sangue, como é o caso da vitamina K. Além disso, o vegetal é fonte de potássio, fósforo, cálcio e manganês.

  • 4. Como se faz couve-flor?

    A couve-flor pode ser consumida cozida nos mais variados pratos. O vegetal entra em sopas, saladas, massas, vira arroz e adiciona muito sabor e nutrientes aos mix de legumes.

    Fontes

    https://www.mayoclinichealthsystem.org/hometown-health/speaking-of-health/cauliflower-the-new-nutrition-superstar

pixel