Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

32 ideias de jantar para o Dia dos Namorados

A comemoração romântica pede uma noite especial com receitas para entrada, prato principal e sobremesa

Um dia, um mês, um ano ou até uma vida inteira. Se o casal está junto há pouco ou muito tempo, isso é o que menos importa quando o assunto é amor. Quem ama conta os dias no calendário para tornar as datas especiais marcantes e inesquecíveis. Mimar a pessoa amada é sempre importante em uma relação – e se tem uma data que não pode passar em branco, é o Dia dos Namorados! Prepare um jantar romântico em casa com muito bom gosto e faça seu parceiro ou parceira muito feliz nessa ocasião tão especial.

Existem várias ideias de jantar para o Dia dos Namorados para agradar sua cara-metade. As opções vão desde salada (para entradas) até carnes e espaguete (para o prato principal). A sobremesa também tem lugar garantido na mesa para dar um toque de doçura no jantar do Dia dos Namorados.

Acrescente um vinho especial ao cardápio, tire muitas fotos para colocar no álbum de vocês e aproveite bem a data que ficará na sua história.

Decore a casa, coloque aquela música que lembra vocês dos grandes momentos, prepare a mesa com todo o carinho e aproveite o cantinho da casa mais aconchegante. Essa vai ser uma noite memorável.


Curiosidades sobre o Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados é comemorado no Brasil no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, considerado o santo casamenteiro. Mas em outros países – como Estados Unidos, Portugal e Angola, por exemplo –, o chamado Dia de São Valentim – Valentine's Day, em inglês – é celebrado em 14 de fevereiro.

Nos lugares em que é comemorada em fevereiro, a data tem uma história tudo a ver com romances, porque está ligada à proibição de casamentos pelo imperador romano Cláudio II, no século III. Ele achava que os homens solteiros se saíam melhor na guerra.

Só que o bispo Valentim não se intimidou com as ordens do imperador e continuou celebrando uniões. O problema é que Cláudio descobriu a desobediência do bispo e mandou matá-lo.


Dia dos Namorados no Brasil

No Brasil, a história é outra. Como dia 13 de junho é dia de Santo Antônio, o publicitário João Doria, pai do governador de São Paulo João Doria, apresentou a ideia da data – já celebrada em vários países – a empresários paulistas como uma forma de aquecer o comércio no meio do ano, uma vez que levaria os casais a trocarem presentes nesse dia.

Isso foi em 1949. A ideia foi aprovada e o dia 12 de junho – véspera de Santo Antônio – foi escolhido justamente pela associação com o santo casamenteiro venerado no Brasil.


Decoração para a mesa de jantar no Dia dos Namorados

Agora que você já conhece um pouco da história dessa data é hora de arregaçar as mangas e preparar tudo para uma comemoração em grande estilo. O jantar do Dia dos Namorados pede uma decoração muito romântica com direito a pétalas de rosas e muitos coraçõezinhos. Todo esse clima merece uma boa música. Faça uma playlist com os artistas que mais marcaram a história de vocês.

Espalhe balões em forma de coração pela casa e deixe tudo bem arrumado. Alguns porta-retratos com fotos de momentos importantes que passaram juntos vão fazê-los se lembrar do quanto vocês se amam. Escreva cartões com mensagens carinhosas e deixe na mesa para sua alma gêmea ver o tamanho da sua paixão.

A mesa também pede uma decoração estilosa. Para os guardanapos e acessórios, invista no vermelho, branco e dourado. Prepare um belo buquê de flores para dar mais charme e não esqueça as velas: elas dão um tom diferenciado ao momento romântico com seu par. Tem as coloridas, as aromáticas, as simples e as mais sofisticadas.

Louças, talheres e taças também compõem o estilo e, por isso, é importante uma boa combinação. Taças para champanhe vão muito bem com um tom dourado na louça. O vinho tinto combina com louças vermelhas, enquanto o branco fica perfeito em louças floridas ou brancas.


Ideias de entradas para o jantar do Dia dos Namorados

No Dia dos Namorados, o cardápio precisa ser bem pensado para deixar a noite marcada. O amor tem que estar estampado em cada prato e isso começa pelas entradas. Mesmo em um jantar romântico simples e descomplicado, tudo fica perfeito se você fizer as escolhas certas. E claro que a gente te ajuda nisso!

A entrada é aquele prato que mostra logo de cara que você não está para brincadeira. O primeiro momento da noite já diz que o convite para curtir um jantar romântico em casa valeu a pena. As opções vão desde saladas até espetinhos e petiscos. Veja o que mais agrada e siga as dicas:

Jantar para o Dia dos Namorados: Saladinha de Grãos

Jantar para o Dia dos Namorados: Batatas Bravas com Molho Picante

12 receitas para um jantar romântico em casa

Chegou a hora do prato principal e ele não pode ficar devendo para a entrada. Nessa hora, todos os gostos podem ser satisfeitos. Para quem prefere carne, tem as vermelhas e as brancas; uma receita com peixe também vai bem e você pode apostar no salmão. As massas entram no cardápio e vêm acompanhadas de molhos maravilhosos. Use a criatividade e surpreenda! Veja essas opções:

Jantar para o Dia dos Namorados: Arroz Cremoso Maggi

Jantar para o Dia dos Namorados: Udon com Lombo Suíno

Segredinhos para a hora de cortar legumes e vegetais

As receitas de entrada ou prato principal que você escolheu têm vegetais ou legumes? Fique de olho nas nossas dicas para cortar esses ingredientes.

  • Segurando a faca: segure o cabo da faca com os últimos 3 dedos e o indicador e polegar seguram a lâmina. Dessa maneira fica bem firme.
  • Corte Julienne: corte palitinhos bem fininhos.
  • Corte Brunoise: corte cubinhos pequenos.
  • Bastonetes: Tiras mais grossas.
  • Corte Cubos: cortar os bastonetes no sentido contrário.
  • Macarrão de legumes: com um cortador de legumes, faça tirinhas bem finas do legume desejado. Fica parecendo macarrão.
  • Legumes para rechear: tire a extremidade do legume, e com uma colher, tire a polpa deixando espaço para colocar o recheio.

Dicas de sobremesa para jantar do Dia dos Namorados

Saindo dos pratos salgados, é a hora de aproveitar a sobremesa nesse jantar romântico dos namorados – afinal, todo amor merece ser doce. A escolha pode ser por porções individuais ou inteiras. Com frutas, chocolates e sorvetes, o céu é o limite para esse momento da noite. Abaixo temos algumas sugestões maravilhosas:

Jantar para o Dia dos Namorados: Chico Balanceado

Jantar para o Dia dos Namorados: Semifredo De Cacau e Frutas Vermelhas

E aí, gostou das receitas? No site Receitas Nestlé tem muito mais. São mais de 4 mil variedades para você ter sempre um cardápio completo.


Perguntas frequentes

  • 1. Por que o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho?

    Esse dia foi pensado por ser véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. Com a intenção de aquecer o comércio, a data foi sugerida pelo publicitário João Doria, que apresentou a proposta dessa comemoração a comerciantes paulistas.

  • 2. É feriado no Dia dos Namorados?

    No Brasil é apenas uma data comemorativa e não é feriado. Portanto, nessa data, todo o comércio funciona normalmente.

  • 3. Por que em outros países o Dia dos Namorados é 14 de fevereiro?

    Em países como Estados Unidos, Canadá, Portugal, Islândia, Holanda, França, Dinamarca, Finlândia, Suécia, Suíça, Irlanda e Itália, se comemora o Valentine's Day. Ele está relacionado à morte do bispo Valentim, condenado por continuar realizando casamentos mesmo após ordem do imperador Cláudio II de acabar com as uniões.


Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_dos_Namorados

https://www.vivadecora.com.br/revista/jantar-romantico/

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?