Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

64 receitas de risoto para surpreender seus amigos

Uma variação do tradicional arroz, o risoto é um prato cremoso que pode ser servido como prato principal ou acompanhamento de carnes e frangos.

Essa versão de arroz cremoso é bastante popular ao redor do mundo, e cada país possui seus métodos de preparo e ingredientes preferidos. Aqui no Brasil, essa é uma forma de variar o tradicional arroz do dia a dia, já que esse cereal é presença quase obrigatória no prato dos brasileiros.


Como Fazer Risoto

Aprenda a preparar um risoto de carne fácil e prático, que pode ser servido como prato principal e fica pronto em apenas 25 minutos: o Risoto Dia a Dia.

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 1 xícara (chá) de arroz
  • 1 tablete de Maggi Caldo Picanha
  • 2 xícaras (chá) de água fervente
  • meia xícara (chá) de polpa de tomate
  • 2 xícaras (chá) de carne cozida desfiada
  • meia xícara (chá) de azeitona verde picadas
  • 3 colheres (sopa) de salsa picada
  • 1 lata de Nestlé Creme de Leite

Modo de preparo:

  • Em uma panela, aqueça o óleo e refogue o arroz até ficar seco e brilhante.
  • Adicione o tablete de Maggi Caldo e a água fervente, e misture bem para dissolver.
  • Junte a polpa de tomate e cozinhe em fogo baixo, com a panela parcialmente tampada por cerca de 15 minutos ou até o arroz secar. Apague o fogo e deixe a panela tampada por mais 10 minutos, para que o cozimento do arroz termine em seu próprio vapor.
  • Misture a carne desfiada, a azeitona, a salsa e o Nestlé Creme de Leite. Sirva imediatamente.

Risoto de Carne

Receitas de Risoto: Risoto de carne, arroz especial com creme

2. Arroz Especial com Creme: com alcatra, pimentão amarelo, tomate, ervilha fresca e cheiro-verde, esse alimento fica super nutritivo e saboroso.
3. Risoto de Carne e Rúcula: rico em sabor e nutrientes, esse prato leva filé mignon, rúcula, mostarda, vinho branco, pimenta-do-reino e diversos ingredientes e temperos que garantem um risoto delicioso.
4. Risoto de Carne com Alho-poró: o alho-poró faz sucesso em várias receitas de risoto, e nessa iguaria com filé mignon não podia ser diferente. Assista ao vídeo do passo a passo aqui.
5. Risoto de Abóbora e Carne-seca: o requeijão, a carne-seca e a abóbora formam o trio perfeito nesse prato super cremoso. Pronta em menos de uma hora, essa receita é ideal para uma refeição em família.
6. Risoto Integral Expresso: a carne de panela que desmancha na boca fica uma delícia em qualquer prato, especialmente no risoto. Para obter esse resultado, fique de olho no tempo de cozimento, na qualidade e no corte da carne, sendo o coxão mole o mais indicado.
7. Arroz com Carne Cremoso: um prato super completo e nutritivo, nessa iguaria encontramos diversos ingredientes saborosos, como alcatra, abóbora, ervilhas, cebola e alho.
8. Arroz Cremoso com Carne-seca: a cremosidade dessa delícia vem do queijo coalho, do requeijão e do creme de leite, ingredientes saborosos que são complementados com a carne-seca dessalgada e desfiada.
9. Risoto de Cupim: essa carne macia combina demais com o arroz cremoso. Frite duas cebolas pequenas em uma frigideira com manteiga e azeite; coloque 120g de cupim e deixe fritar. Acrescente dois tomates picados, 100g de molho de tomate e 2 xícaras e meia de arroz arbóreo. Para finalizar, coloque vinho tinto até cobrir o arroz, caldo de legumes e shoyu. Deixe tudo isso cozinhando até ficar no ponto de sua preferência.
10. Risoto de Carne com Shitake: para essa receita ficar ainda mais saborosa, utilize filé mignon. Prepare o risoto de carne conforme sua preferência e adicione o shitake preparado na manteiga e shoyu. Outras delícias com esse cogumelo são Frango ao Molho de Shitake e Gengibre, Caldinho de Mandioca e Shitake e Torta de Cogumelos.
11. Risoto de Carne com Arroz Selvagem: além do arroz arbóreo, tradicional dos risotos, você pode utilizar também o arroz selvagem, que possui grãos escuros e compridos. Para a carne, escolha cortes mais macios, como o filé mignon.
12. Risoto de Carne com Legumes: diferentes legumes e verduras podem ser utilizados no preparo de um risoto de carnes elaborado, como cenoura, espinafre, abobrinha, brócolis e muitos outros. Para acompanhar esse prato completo, você pode fazer diversas saladas, como a Salada Caesar Maggi, a Salada Rápida e a Salada de Acelga.


Risoto de Frango

Receitas de Risoto: Risoto de Frango, arroz integral com frango e legumes

13. Arroz Integral Cremoso com Frango e Legumes: o arroz integral incrementa as fibras desse prato, enquanto o brócolis, a abóbora e o milho-verde trazem vários nutrientes.
14. Risoto Delicioso de Frango: os temperos certos fazem a diferença nesse prato com frango e presunto. Alguns ingredientes muito utilizados são: pimenta-do-reino, suco de limão e salsinha.
15. Arroz Cremoso: a linguiça defumada de frango traz um sabor único a esse prato, mas você pode substituí-la por outra linguiça defumada de sua preferência.
16. Arroz Cremoso com Frango: com caldo de galinha, frango desfiado, queijo parmesão e cheiro-verde, essa delícia fica muito nutritiva.
17. Risoto de Frango com Vinho Tinto: para diversificar o sabor e a cor do tradicional risoto de vinho branco, experimente usar o vinho tinto. Em vez do branco a que estamos acostumados, essa versão fica com uma coloração roxa. Para completar seu prato roxo, aqui estão algumas ideias: Crepe de Beterraba com Recheio Cremoso de Frango, Canapés de Pepino com Beterraba e Rolinhos de Tapioca com Frango e Abacate.
18. Risoto de Frango com Legumes: algumas verduras, frutas e legumes que combinam com risoto são pimentão, ervilha, brócolis, tomate, berinjela e abobrinha. Para enriquecer seu prato com fibras, opte por arroz integral.
19. Risoto de Frango com Queijo Coalho: esse tipo de queijo é um belo incremento no sabor do risoto. Acrescente o frango picado, o queijo coalho em cubos e outros ingredientes de sua preferência quando o arroz estiver no ponto perfeito para você. Esse queijinho típico de churrasco também faz bonito nessas opções: Baião de Dois Tradicional, Carne-seca na Moranga e Dadinhos de Tapioca com Molho Picante.
20. Risoto de Frango com Espinafre: esse arroz cozido no vinho branco com pedaços de frango e espinafre fica mais saboroso com o caldo de legumes e de galinha. Se preferir, utilize as versões com menos sódio desses temperos.
21. Risoto de Frango com Limão-siciliano: as raspas e o suco dessa fruta cítrica são perfeitos para acentuar o sabor da ave. Essa iguaria também pode ser temperada com pimenta-do-reino, parmesão, cebolinha-verde e coentro. Esse tipo de limão participa de vários pratos salgados, como o Frango Assado com Limão-Siciliano e Tomilho, o Espetinho de Camarão com Limão Siciliano e Queijo Coalho e o Arroz com Limão-Siciliano e Amêndoas.
22. Risoto Cremoso de Frango com Brócolis: a união perfeita da cremosidade do requeijão com os nutrientes do brócolis. Além de saborosos, os pedaços de frango são fundamentais para aumentar o valor proteico da refeição.


Risoto de Frutos do Mar ou Peixe

Receitas de Risoto: Risoto de frutos do mar ou peixe, arroz cremoso de frutos do mar sem lactose

23. Arroz Cremoso de Frutos do Mar sem Lactose: se você quer impressionar sua família com um risoto caprichado, essa é a escolha certa. Com mexilhões e vôngoles, esse prato fica super chique e saboroso
24. Risoto de Mariscos: os grandes diferenciais desse prato são os mariscos e a pimenta dedo-de-moça, sabores inovadores que não são instintivamente ligados ao risoto.
25. Risoto de Camarão e Rúcula: usando iogurte natural no lugar do tradicional creme de leite, esse prato com camarões grandes, vinho branco e rúcula fica bastante saboroso.
26. Risoto de Camarão e Aspargos: o arroz arbóreo é complementado com maestria pelos camarões e aspargos verdes preparados no vinho branco.
27. Risoto de Aspargos com Bacalhau: nessa receita, os aspargos, agora em sua versão em conserva, são combinados com bacalhau, requeijão, parmesão e vinho branco seco.
28. Risoto Expresso de Palmito e Atum: perfeito para quem não tem muito tempo para preparar pratos complexos, esse prato fica pronto em apenas 15 minutos, uma vez que todos os ingredientes são cozinhados em uma só panela de pressão.
29. Risoto de Robalo: um peixe que vai muito bem no risoto é o robalo, trazendo um sabor diferenciado ao prato. O tempero pode ser composto de páprica, sal e diferentes pimentas. Já para a parte líquida da receita, você pode utilizar vinho branco ou conhaque. Esse peixe também fica uma delícia nessas receitas: Peixe Assado com Farofa Aromática, Moqueca Capixaba e Peixe Zás-Trás.
30. Risoto de Camarão com Alho-Poró: esse delicioso fruto do mar combina muito bem com alho-poró – que também é encontrado em pratos tradicionais, como o Quiche de Alho-poró, a Sopa de Abóbora e Alho-Poró e o Mini Quiche de Alho-Poró e Bacalhau.
31. Risoto de Lula e Camarão: essa dupla de frutos do mar faz bonito no arroz cremoso, criando um prato delicioso que leva vinho tinto e vinho branco. Essa dupla imbatível de frutos do mar também está presente em outros pratos deliciosos: Sopa de Frutos do Mar e Curry, Fideuá e Salada Nutritiva de Camarões.
32. Risoto de Frutos do Mar: se você não quer deixar nenhum fruto do mar de fora, que tal fazer esse risoto de camarão, polvo, mexilhões, lula e vieiras? Essa delícia faz sucesso em diversas ocasiões e é perfeita para momentos especiais.


Risoto de Presunto ou Peito de Peru

Receitas de Risoto: Risoto de presunto ou peito de peru, risoto a la piemontese

33. Risoto à La Piemontese: os champignons são um dos cogumelos mais utilizados na culinária brasileira, como no Strogonoff de Carne, no Coq au Vin e no Strogonoff de Frango. Devido à sua versatilidade, esse ingrediente pode ser também empregado em diversos risotos, como nesse que leva presunto, vinho branco seco e parmesão.
34. Risoto Requintado: essa receita une ingredientes deliciosos que não são combinados com frequência, mas formam um trio poderoso – as peras, o gorgonzola e o presunto. Dê uma chance a essa combinação exótica.
35. Risoto de Laranja e Peito de Peru: outra associação inesperada está presente nesta iguaria – peito de peru defumado com laranjas-pera. Colocar frutas em um prato salgado pode não ser comum, mas pode ficar tranquilo que nessa receita elas combinam muito bem.
36. Arroz Cremoso com Peito de Peru: o queijo minas frescal, a uva-passa branca e o peito de peru defumado se unem para criar esse prato apetitoso que fica pronto em apenas 30 minutos.
37. Risoto de Peito de Peru com Requeijão: em vez do tradicional creme de leite, neste prato a cremosidade vem do delicioso – e encorpado – requeijão. Ele também deixa essas iguarias mais consistentes: Fricassê ao Requeijão, Gratin de Bacalhau com Requeijão e Batata e Batatas Gratinadas.
38. Risoto de Peito de Peru: com apenas 5 ingredientes, essa receita une sabor e praticidade em um único prato. Para essa delícia, você vai precisar de 150g de arroz integral, 100g de queijo Cottage, 3 ovos, 5 tomates-cereja e 6 fatias de peito de peru.
39. Risoto de Presunto com Nozes e Amêndoas: um prato com a cara das festas de fim de ano, essa iguaria leva nozes picadas e amêndoas em lascas. Outros ingredientes opcionais são noz-moscada e uvas-passas. Para acompanhar essa delícia, você pode preparar pratos típicos do Natal, como: Tender ao Molho Cítrico e Purê de Maçã, Chester de Natal e Peru com Ervas.
40. Risoto de Brócolis com Peito de Peru: o brócolis cozido traz mais sabor e nutrientes a essa delícia, que também leva peito de peru e creme de leite. No lugar desse último ingrediente, você pode utilizar requeijão para realçar a textura cremosa.
41. Risoto de Peito de Peru com Hortelã: acrescentar o frescor dessa erva aromática ao prato é uma ótima forma de elevar o já consolidado sabor do risoto de peito de peru. A hortelã também é muito bem utilizada nos seguintes pratos salgados: Quibe, Cordeiro ao Vinho com Quibebe e Tabule Fresquinho.


Risoto Vegetariano

Receitas de Risoto: Risoto vegetariano, risoto vegetariano

42. Risoto Vegetariano: as sementes de linhaça turbinam o valor nutritivo dessa delícia, que também leva arroz integral, açafrão, brócolis, cenoura e creme de leite.
43. Risoto de Azedinha: esse risoto verde possui, além da azedinha – uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional) muito nutritiva –, outros ingredientes e temperos surpreendentes, como hortelã, pimenta-caiena, açafrão-da-terra, pimenta dedo-de-moça e louro.
44. Risoto de Abobrinha: pronto em apenas 30 minutos, esse risoto leva iogurte natural integral, abobrinhas italianas, parmesão e salsa, além dos essenciais arroz arbóreo e cebola.
45. Risoto de Quinoa com Limão-siciliano: a quinoa é uma semente rica em proteínas e fibras, tornando esse risoto super nutritivo. Outros pratos vegetarianos com essa semente são: Salada de Quinoa, Tartar de Legumes com Tabule de Quinoa e Mini Rúcula e Hambúrguer Vegetariano de Aveia e Quinoa.
46. Risoto de Tomate Seco e Escarola: o tomate seco e a escarola tornam o arroz cremoso ainda mais saboroso.
47. Risoto de Legumes Nutren Senior: nessa receita deliciosa, os legumes são as estrelas – pimentão vermelho, brócolis e cenoura são alguns dos super alimentos presentes nesse prato.
48. Risoto Cremoso de Primavera: nessa delícia você encontra uma explosão de nutrientes que formam uma refeição completa. Colorido como a primavera, esse risoto não decepciona.
49. Risoto de Funghi, Tomatinhos e Sálvia: os tomates-cereja trazem um sabor adocicado ao prato, que é complementado pelos cogumelos funghi, ricos em proteína, e pela sálvia, muito nutritiva.
50. Risoto Fácil de Espinafre: de preparo simples e rápido, esse prato leva apenas arroz, creme de leite, parmesão, espinafre e temperos.
51. Risoto de Limão-siciliano com Crocante de Parmesão: a maciez e cremosidade do risoto contrastam com a solidez do crocante de parmesão.
52. Risoto de Beterraba com Caramelo de Balsâmico, Crispie de Alho-Poró e Flores Comestíveis: esse prato é perfeito para impressionar familiares e amigos com suas habilidades culinárias e decorativas. Com redução de vinagre balsâmico, beterraba, cebola-roxa, castanha-do-pará, raspas de limão, vinho branco e até flores comestíveis para decoração, essa iguaria é super sofisticada e nutritiva.
53. Arroz Cremoso Maggi: o requeijão e o leite líquido são os grandes responsáveis por toda a cremosidade dessa delícia.
54. Arroz Romântico: uma alternativa cremosa, rápida e prática de acompanhamento para uma refeição romântica, esse arroz cremoso fica pronto em 20 minutos e leva tomate, manjericão e requeijão.
55. Arroz Cremoso com Legumes: nessa iguaria o arroz cozido é complementado com pimentão vermelho, berinjela e creme de leite.
56. Arroz Dourado: a textura do creme de leite contrasta com a crocância das amêndoas torradas em lascas nessa iguaria com sabor de Natal.
57. Arroz Cremoso com Amêndoas, Nozes e Passas: e por falar em Natal, que tal fazer esse prato de oleaginosas e uvas-passas para completar sua mesa festiva?
58. Arroz Colorido ao Creme: os pimentões de três cores tornam este prato nutritivo – e colorido, como diz o próprio nome. Você pode substituir esses legumes por outros de sua preferência, algumas dicas são: palmitos, cenouras, azeitonas e berinjela.
59. Arroz Natural: o arroz integral, rico em fibras, é complementado com diversos ingredientes ricos em nutrientes, como brócolis japonês, quinoa e cenoura nesse prato.
60. Arroz de Couve-flor Cremoso: esse falso arroz é feito com couve-flor cozida e misturada a outras delícias saudáveis, como vagem e pimentão. Você pode fazer essa iguaria com creme de leite zero lactose, para incluir seus amigos intolerantes à lactose na comilança.


Risoto com Tempero de Carne

Receitas de Risoto: Risoto com tempero de carne, risoto de berinjela

61. Risoto de Berinjela: o caldo de carne acentua o gosto refinado desse prato, que tem a berinjela como grande protagonista. O legume também é a estrela dessas sugestões: Berinjela à Milanesa de Forno, Lasanha Vegana de Berinjela e Berinjela Recheada.
62. Risoto de Hortelã e Cheiro Verde: as ervas frescas deixam esse prato muito saboroso e aromático. Só tome cuidado para não fazer vontade nos vizinhos com o cheiro delicioso.
63. Risoto de Cogumelos: para enriquecer o sabor do já delicioso risoto de cogumelos – sejam eles shitake, champignon ou shimeji –, você pode adicionar dois tabletes de Maggi Caldo Carne dissolvidos em 1 litro de água quente.
64. Risoto de Espinafre: o risoto de espinafre – e de outros legumes e verduras – fica mais saboroso com um envelope do Maggi Tempero e Sabor Carnes. Receitas de pratos principais com esse tempero para acompanhar seu risoto são: Bife com Champignon, Rosbife com Molho de Uva e Charque Acebolado.

Mais receitas com esse cereal tão amado você encontra na página de Arroz e Risotos.

Em Receitas Nestlé estão disponíveis diversas dicas e sugestões gastronômicas para liberar o grande chef que existe dentro de você.


Perguntas Frequentes

  • Qual é o arroz ideal para risoto?

    Para esse prato cremoso, três tipos de arroz podem ser utilizados: arbóreo, vialone nano e carnaroli. No Brasil, o primeiro grão é o mais usado e presente nos mercados, mas os outros dois também resultam em risotos deliciosos.

  • Quanto tempo devo cozinhar o arroz para um risoto cremoso?

    O tempo de cozimento depende do tipo de grão, mas geralmente fica entre 13 e 17 minutos.

  • Que ingredientes combinam com risoto?

    Existem diversas opções que ficam saborosas nesse prato, como carne, frango, peito de peru, presunto, legumes, verduras e frutos do mar. Explore as receitas e prepare sua favorita.

  • Que pratos posso servir com risoto?

    Para risotos de carne, frango e frutos do mar, escolha acompanhamentos mais leves e simples, como saladas. Para risotos de legumes e verduras, prefira pratos principais com carnes.


Fontes:

https://www.sabornamesa.com.br/dicas-e-tecnicas/diferencas-do-arroz-para-risoto-arboreo-carnaroli-e-vialone

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?