Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

100 receitas de arroz para inovar no dia a dia

Quase onipresente no almoço do brasileiro, o arroz é um prato versátil que pode ser preparado de diversas maneiras.

O arroz com feijão é um dos clássicos da culinária brasileira.Seja por baixo ou por cima do feijão, o arroz é parte fundamental do almoço de milhões de cidadãos – então, saber fazer uma receita básica desse alimento é essencial.

Desde o arroz branco soltinho tradicional até pratos complexos com esse cereal, neste artigo você encontra diversas receitas para ampliar o seu leque de opções para a próxima refeição de família. Seja recriando o original ou inovando com iguarias diferentes, o importante é fazer um arroz delicioso.


Como Fazer Arroz

Aprenda a fazer um dos pratos primordiais de qualquer refeição: o Arroz Básico.

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de óleo
  • Meia cebola pequena picada
  • 1 dente de alho pequeno picado
  • 1 e meia xícara (chá) de arroz
  • 1 colher (sopa) de Maggi® Fondor
  • 3 xícaras (chá) de água fervente

Modo de preparo:

1. Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até que estejam transparentes.
2. Junte o arroz e refogue bem até ficar brilhante.
3. Adicione o Maggi Fondor e a água fervente e misture bem.
4. Abaixe o fogo, tampe parcialmente a panela e deixe cozinhar até o arroz secar.
5. Desligue o fogo e tampe a panela por mais 5 minutos, para que o arroz termine o cozimento em seu próprio vapor.


Arroz Simples

Receitas de Arroz: arroz na manteiga verde

2. Arroz Maggi: o arroz básico fica ainda mais saboroso quando temperado com um tablete de Maggi Caldo Galinha. Experimente e perceba a diferença que esse ingrediente faz.
3. Arroz Meu Segredo: para fazer um arroz delicioso sem segredo, é só utilizar o tempero Maggi Meu Segredo.
4. Arroz: uma receita rápida e prática, esse arroz fica pronto em apenas 30 minutos, sendo uma ótima base para pratos mais elaborados com o ingrediente, como arroz de forno e bolinho de arroz.
5. Arroz na Manteiga Verde: dê um toque extra de sabor ao seu arroz branco com manteiga e ervas como manjericão, cebolinha e salsa. Os temperos também deixam o prato mais colorido e aromático.
6. Arroz Branco: refogue os grãos de arroz no óleo e depois acrescente água fervente. Essa é a receita básica de qualquer arroz. Uma dica para destacar o sabor é acrescentar uma colher de Maggi Fondor.
7. Arroz do Campo: com caldo de galinha, manteiga e salsa, esse prato é uma alternativa para variar um pouco no preparo desse cereal tão consumido sem se arriscar muito na cozinha.
8. Arroz dia a dia: colocar uma cenoura pequena ralada e refogada no arroz é uma boa maneira de deixá-lo ainda mais nutritivo. Já o queijo parmesão ralado não acrescenta tantos nutrientes, mas aprofunda o sabor.
9. Arroz com Rúcula: um arroz verdinho com rúcula é um bom aliado para consumir o valor diário recomendado de ferro. Para aumentar ainda mais a ingestão desse mineral, siga a tradição e escolha o feijão como acompanhamento.
10. Arroz com Espinafre: acrescentar verduras escuras a esse cereal é um ótimo jeito de turbinar sua refeição com vitaminas e nutrientes.
11. Arroz Caipira: essa receita que leva abobrinha, batatas, ovos cozidos, tomate, manjericão e salsa é um prato cheio para um almoço em família.
12. Arroz Amarelinho com Ovo: arroz com ovo é uma opção que contém carboidratos e proteínas, fundamentais para uma refeição saudável. Complete a iguaria com queijo parmesão e delicie-se.
13. Arroz Crocante: quem disse que arroz com macarrão não fica bom? O macarrão cabelo de anjo frito traz uma crocância deliciosa a um ingrediente tradicionalmente macio.
14. Arroz com Laranja: essa combinação improvável de arroz com uva-passa e laranja forma um prato único de que você não vai se arrepender.
15. Arroz Plim-Plim: a cenoura e a vagem formam um par muito saboroso que deixa seu prato muito mais nutritivo.
16. Arroz ao Coco Maggi: essa delícia é feita com leite de coco, mas não é o tradicional arroz-doce. Essa é uma versão salgada feita com esse ingrediente cremoso, que traz um sabor único à receita.
17. Arroz Integral com Legumes: o arroz integral é uma opção rica em fibras, que são ótimas para dar sensação de saciedade. A dica é complementar esse cereal com legumes, para aumentar seu valor nutricional.
18. Arroz ao Champanhe: impressione com essa receita que leva espumante seco ou meio seco em sua composição.
19. Arroz com Uvas Verdes e Champanhe: outra opção com champanhe, esse arroz ainda leva uvas verdes sem caroço. Incomum e apetitoso, dê uma chance a esse arroz diferentão.


Arroz Biro-Biro

Receitas de Arroz: arroz biro-biro

20. Arroz Biro-Biro: se você gosta de preparar feijão com carne de porco, que tal se desafiar com esse arroz, que leva, além de bacon, cebola, ovos, pimenta, cebolinha-verde e batata palha. Essa mistura toda resulta em um prato saboroso.
21. Arroz Biro-Biro com Linguiça: em vez do tradicional bacon, você pode fazer essa variação com linguiça, que também é deliciosa.


Arroz à Grega

Receitas de Arroz: arroz à grega

22. Arroz à Grega: para deixar o arroz branco ainda mais nutritivo, uma boa ideia é fazer essa receita com pimentão verde e vermelho, cenoura e uva-passa – porque não precisa esperar o Natal para colocar uva-passa na comida.
23. Arroz à Grega na Airfryer: você pode usar a fritadeira sem óleo para fazer o arroz à grega de uma maneira mais rápida – e igualmente apetitosa.


Arroz de Carreteiro

Receitas de Arroz: arroz de carreteiro

24. Arroz de Carreteiro: o arroz com charque e caldo de carne é uma ótima opção para um almoço mais elaborado. O pimentão e os tomates também acrescentam sabor a esse prato característico.
25. Carreteiro Colorido: carne seca, pimentão, cenoura e cheiro-verde transformam o arroz branco em um prato completo, delicioso e nutritivo.
26. Arroz de Carreteiro com Caldo Maggi: com linguiça e carne seca, essa versão deixa o alimento ainda mais saboroso. Não se esqueça do Caldo de Carne Maggi para aprimorar o alimento.
27. Arroz de Carreteiro Cremoso: e você achando que não tinha como deixar o arroz de carreteiro mais gostoso, não é? Essa receita é a união perfeita entre cremosidade e sabor.


Arroz com Carne

Receitas de arroz: Arroz com carne, arroz chinês

28. Arroz Caipira na Pressão: essa receita leva de tudo um pouco – tem arroz integral, frango, tomate, milho-verde, pimentão, vinho branco, parmesão e outros ingredientes deliciosos.
29. Arroz de Tropeiro: a perdição do amante de carne, nesse arroz caprichado você encontra carne-seca, paio, calabresa e pode colocar até bacon.
30. Galinhadinha: feita em uma só panela, essa galinhada é prática e saborosa, levando frango, cenoura, milho e tomate, além dos temperos fundamentais para intensificar o sabor.
31. Arroz Caipira Meu Segredo: arroz com frango já é uma delícia, experimente essa versão com milho-verde.
32. Arroz Especial: a suculência da alcatra complementa o frescor da ervilha, do pimentão, do tomate e do cheiro-verde, nesse prato pra lá de especial.
33. Arroz com Frango e Pequi: apostamos que você nunca viu uma receita com frango, colorau e pequi. Mas essa iguaria diferentona é uma delícia, então não seja desencorajado pelos ingredientes exóticos.
34. Galinhada Maggi: arroz com frango combina bem demais com pimentões das cores do semáforo – vermelho, amarelo e verde. O trocadilho foi péssimo, mas pelo menos a dica é boa.
35. Arroz Chinês: como a paixão por esse cereal é algo que compartilhamos com nossos amigos chineses, que tal experimentar essa variação inspirada nos sabores orientais?
36. Arroz Saboroso: com alcatra, palmito, tomate e ervilha fresca, o sabor desse prato fica no ponto certo.
37. Arroz com Músculo e Favas: outra dupla que não vemos muito em receitas de arroz é a fava com o músculo, mas essa combinação faz sucesso e acrescenta muita personalidade a esse prato característico.
38. Arroz Sofisticado: com frango, vinho branco e amêndoas, esse arroz é ideal para quem possui um paladar refinado.
39. Arroz com Frango Guatemalteco: se antes fomos à China, que tal fazer uma viagem gastronômica à Guatemala com essa iguaria? A ervilha fresca, e a cenoura e o frango cozidos cortados em cubos, apresentam uma nova perspectiva a esse cereal simples.
40. Arroz com Carne e Palmito: novamente o músculo bovino e o palmito são combinados nesse arroz, mas nesse caso o parmesão e a cebolinha-verde acentuam os sabores.
41. Arroz Vitaminado: arroz com ovo cozido já é conhecido, mas nessa receita o fígado de galinha entra para roubar a cena – e aumentar o valor nutricional desse prato.
42. Arroz com Linguiça e Pimentão: bastante presentes em diversas versões desse cereal, a linguiça e o pimentão, quando combinados, resultam em um sabor ainda mais rico.


Arroz com Presunto ou Peito de Peru

Receitas de arroz: Arroz com presunto ou peito de peru, arroz tropical

43. Arroz Tropical: a uva-passa, o abacaxi e o peito de peru transformam essa receita em um quitute com cara de festas de fim de ano.
44. Arroz Colorido Maggi: essa receita mais parece um banquete de tantos ingredientes – cenoura, vagem, ovos, presunto e cebolinha aumentam o sabor e o valor nutricional desse prato.
45. Arroz Colorido: uma receita deliciosa que leva abobrinha, cenoura, presunto e cebolinha-verde. E não se esqueça do Maggi Fondor, que traz um tempero especial.


Arroz de Forno

Receitas de arroz: arroz de forno integral com frango

46. Arroz de Forno Maggi: quer fazer arroz de forno, mas não quer cozinhar o arroz antes? É só fazer essa receita que cozinha o grão dentro do refratário no forno. Você pode economizar ainda mais tempo preparando essa delícia direto no micro-ondas – substituindo o papel alumínio por uma tampa ou outro componente que possa ser usado com o eletrodoméstico.
47. Arroz de Forno Colorido: o arroz deixa de ser acompanhamento para virar prato principal nessa receita. Presunto, mussarela, ervilha, cenoura, salsa e parmesão criam um sabor surpreendente.
48. Arroz Integral de Forno: se você quer diminuir o arroz branco em sua dieta, que tal substituí-lo por seu primo rico em fibras, o tal do arroz integral? Muito nutritivo, ele fica ainda mais gostoso quando combinado com diversos ingredientes lácteos, como ricota, parmesão e queijo prato.
49. Arroz de Forno Integral com Carne: outra receita que dá um ótimo prato principal é o arroz de forno com carne, que também leva cenoura, ervilhas, azeitonas, pimentão, cebola e alho. É tanto ingrediente que você tem que tomar cuidado para não esquecer o arroz.
50. Arroz de Forno com Frango Defumado: essa receita cremosa com requeijão é de dar água na boca. Os champignons e o frango defumado deixam essa iguaria ainda mais requintada. Você pode também substituir os cogumelos por palmitos.
51. Arroz de Forno com Salmão: peixe com arroz é sempre uma delícia, mas com salmão então, nem se fala. As raspas de limão e as castanhas-de-caju completam esse sabor surpreendente.
52. Arroz de Forno com Abobrinha: esse arroz com frango de forno fica ainda mais nutritivo com a cobertura de abobrinhas fatiadas.
53. Arroz de Forno Integral com Frango: um show de nutrientes e sabores, esse prato leva arroz integral, frango, azeitonas, milho-verde, pimentão vermelho, abobrinha e temperos especiais.
54. Arroz ao Forno Rápido: para quem não tem muito tempo – ou paciência – na cozinha, essa receita é ideal, pois fica pronta em apenas 30 minutos. Uma boa alternativa para um almoço ou jantar preparado de última hora.


Arroz Cremoso

Receitas de Arroz: Arroz Cremoso, arroz especial com creme

55. Arroz Cremoso: o creme de leite Nestlé deixa essa iguaria irresistível – mas a linguiça de frango, o manjericão, os tomates, a cebolinha-verde e o parmesão também fazem um ótimo trabalho.
56. Arroz Cremoso Maggi: o tomate seco é um ingrediente que combina demais com arroz, mas ainda não tinha aparecido na nossa – extensa – lista, então não perca a oportunidade de provar essa combinação.
57. Arroz Cremoso com Frango: em apenas 45 minutos você consegue fazer essa delícia que leva frango desfiado, requeijão, cheiro-verde, parmesão, manteiga e caldo de galinha. Parece até bom demais para ser verdade.
58. Arroz Romântico: preparar uma refeição com carinho é um ato de amor; então, que tal fazer esse prato que leva romance até no nome? Já os ingredientes são menos abstratos, como tomate, requeijão e manjericão.
59. Arroz Cremoso com Legumes: uma alternativa fácil, rápida e prática, mas não menos saborosa, esse arroz leva creme de leite, berinjela e pimentão.
60. Arroz com Carne Cremoso: alcatra, abóbora, ervilhas e creme de leite se complementam divinamente nessa comida super cremosa.
61. Arroz Especial com Creme: se você substituir a abóbora da receita anterior por tomate, encontra essa nova opção deliciosa que faz sucesso em qualquer refeição.
62. Arroz Cremoso com Carne-seca: que tal usar o famoso queijinho churrasco em outra receita perfeita para almoço? O queijo coalho forma um par perfeito com a carne-seca desse prato. Além desses protagonistas, ele também conta com leite de coco, coentro e cebola roxa.
63. Arroz Dourado: creme de leite, pimentões amarelos e amêndoas torradas se combinam perfeitamente nesse prato de arroz cremoso que vale ouro.
64. Arroz Cremoso com Amêndoas, Nozes e Passas: uma versão aprimorada do arroz com passas do Natal, esse prato utiliza também nozes e amêndoas. Uma delícia festiva.
65. Arroz Cremoso com Peito de Peru: queijo e peito de peru são muito utilizados em diversos quitutes, como lanches, sanduíches e até arroz cremoso. As uvas-passas brancas dão um toque refinado a esse prato principal.
66. Arroz Integral Cremoso com Frango e Legumes: proteínas, vitaminas e muitos nutrientes podem ser encontrados nessa iguaria. Frango, tomate, arroz integral, brócolis e abóbora são finalizados com creme de leite sem lactose.
67. Arroz Colorido ao Creme: o arroz branco fica super colorido – e nutritivo – com pimentões verdes, amarelos e vermelhos.
68. Arroz Cremoso de Frutos do Mar sem Lactose: uma opção segura para os intolerantes à lactose, os sabores do mar são potencializados com legumes, temperos e até vinho branco.
69. Arroz Natural: grãos integrais como a quinoa se unem ao brócolis, cenoura e champignon nessa delícia natural.


Arroz com Castanhas

Receitas de Arroz: Arroz com castanhas, arroz de castanha de caju

70. Arroz Integral com Castanhas e Toque de Galinha: a crocância das castanhas-do-pará complementa a maciez do arroz cozido e eleva o sabor da receita.
71. Arroz com Castanha-do-Pará: o leite de coco e as castanhas-do-pará transformam o arroz branco nesse prato.
72. Arroz com Especiarias: esse arroz parboilizado com anis-estrelado e canela em pau leva apenas 25 minutos para ser preparado e é um ótimo jeito de diversificar o sabor tão conhecido desse cereal.
73. Arroz De Castanha-de-Caju: se você gosta de castanhas, esse prato é para você. As castanhas-de-caju picadas grosseiramente trazem uma nova característica ao arroz.
74. Arroz Crocante de Festa: seja em festa de fim de ano, aniversário infantil ou bodas, esse arroz com castanhas-de-caju e coentro vai fazer a alegria dos convidados.
75. Arroz Integral Maggi com Crocante de Castanhas: arroz integral com mix de castanhas é tudo de bom para quem não abre mão dos nutrientes dessas sementes oleaginosas. Com nozes, castanhas-de-caju e castanhas-do-pará, sua refeição fica muito mais nutritiva.
76. Arroz Festivo: essa receita pode ser feita no micro-ondas e fica pronta em menos de 30 minutos. É só seguir as instruções para fazer esse prato apetitoso de uma maneira super prática.
77. Arroz com Lentilha: um quitute com cara de Natal, o arroz com lentilha e nozes carameladas vai bem em qualquer época do ano.


Arroz com Amêndoas ou Nozes

Receitas de arroz: Arroz com amêndoas e Nozes, arroz com champanhe e amêndoas

78. Arroz com Ervas: para um sabor diferente no arroz branco, que tal acrescentar ervas aromáticas, como alecrim e manjericão, e amêndoas laminadas? Garantimos que o resultado é delicioso.
79. Arroz com Brócolis e Amêndoas: esse arroz verdinho é uma ótima maneira de colocar mais legumes na alimentação dos seus filhos. Afinal, que criança não gostaria de experimentar esses grãos coloridos e divertidos?
80. Arroz com Limão-Siciliano e Amêndoas: pode parecer esquisito misturar o azedo do limão e o amargor das amêndoas com o gosto simples do arroz, mas pode ficar tranquilo que nesse prato os sabores combinam perfeitamente.
81. Arroz com Champanhe e Amêndoas: um jeito simples – e super chique – de elevar o sabor do seu arroz branco tradicional é acrescentar champanhe e amêndoas.
82. Arroz com Amêndoas e Passas: esse arroz refogado na manteiga, preparado com caldo de galinha, amêndoas sem pele e uvas-passas pretas deixa todo mundo com gostinho de quero mais. Melhor preparar uma panela grande para todos poderem repetir.
83. Arroz de Festa com Lentilhas: quer fazer uma receita complexa que vai surpreender a todo mundo nas festas de fim de ano? Temos o prato perfeito! Esse arroz com lentilha, amêndoas torradas e cebola caramelizada vai mostrar toda sua habilidade na cozinha.


Arroz ao Vinho

Receitas de arroz: Arroz ao vinho, arroz a piemontesa

84. Arroz Aromático: para um prato apetitoso e cheiroso, você pode fazer nossa receita com manjericão, vinho branco e castanhas-do-pará. As únicas pessoas que não vão gostar do aroma são os vizinhos, que vão ficar morrendo de vontade.
85. Arroz à Piemontesa: outra iguaria preparada com vinho branco, essa receita também leva champignons – frescos ou em conserva –, tomates, açafrão em pó e queijo parmesão ralado.
86. Arroz ao Vinho Branco: os temperos fazem toda a diferença nesse prato preparado com vinho branco.


Arroz com Frutos-do-mar

Receitas de Arroz: Arroz com Frutos-do-mar, arroz com camarão

87. Arroz com Camarão: para ir além do arroz como acompanhamento, que tal fazer essa receita que serve muito bem como prato principal? Os camarões deixam o cereal muito mais saboroso. Uma dica preciosa é polvilhar queijo parmesão ralado por cima.
88. Arroz com Vôngoles: feito com arroz branco, vôngoles sem casca, suco de limão, caldo de galinha, cebola, açafrão em pó, manteiga, uva-passa branca sem semente, vinho branco seco, salsa, farinha de trigo e creme de leite. Ufa! São muitos ingredientes para essa receita sofisticada, mas o resultado vale a pena.


Bolinho de Arroz

Receitas de Arroz: bolinho de arroz recheado com queijo

89. Bolinho de Arroz: sabe aquele arroz cozido que sobrou do almoço e está abandonado na geladeira? Você pode transformá-lo em deliciosos bolinhos fritos de arroz. A massa leva, além do cereal, ovos, temperos, farinha, queijo parmesão ralado e fermento. Monte os bolinhos e aí é só fritar no óleo quente.
90. Bolinho de Arroz com Queijo: para bolinhos ainda mais cremosos, acrescente queijo mussarela à receita tradicional. Outros ingredientes que destacam o sabor são azeitonas verdes e pimenta-do-reino.


Arroz-doce

Receitas de Arroz: arroz doce

91. Arroz Doce: um clássico das festas juninas, esse doce é feito com arroz, Leite Moça e canela em pó, mas pode ser incrementado com leite de coco, canela em pau e cravos-da-índia.
92. Arroz Doce Diet: uma receita com menos açúcares, nessa versão da sobremesa o Leite Moça é substituído por adoçante granular e leite em pó, uma alternativa liberada para os diabéticos.
93. Arroz Doce Cremoso: arroz-doce com limão-siciliano pode parecer um pouco diferente, mas pode relaxar que combinar Leite Moça com essa fruta cítrica fica muito mais delicioso do que você pensa.
94. Arroz Junino Mucilon: para os seus pequenos também participarem da comilança envolvida nessa época do ano, você pode fazer esse prato típico usando leite em pó e Mucilon no lugar do Leite Moça.
95. Arroz Cupido, Doce e Quente: suspiro é um doce que vai bem em várias sobremesas, até no famoso arroz-doce. Nessa receita, os toques finais são dados pelas raspas de limão e uvas-passas pretas.
96. Arroz Doce com Amêndoas e Laranja: o suco de laranja e as amêndoas trazem ao prato uma acidez e crocância muito apreciadas.
97. Arroz Doce com Frutas de Micro-ondas: essa sugestão super prática pode ser preparada com rapidez nesse eletrodoméstico. No total, são 20 minutos de cozimento para sua sobremesa ficar pronta.
98. Arroz Doce com Laranja e Iogurte Grego: colocar suco de laranja e iogurte com pedaços de abacaxi é uma das maneiras mais gostosas de diversificar esse doce tradicional.
99. Arroz Doce com Goiaba e Chandelle Chocolate Branco: a goiaba vermelha modifica a cor e o sabor clássicos dessa guloseima. O Chandelle Chocolate Branco e as amêndoas torradas finalizam a sobremesa com maestria.
100. Arroz Doce Integral com Especiarias e Calda de Frutas Vermelhas: essa receita une o sabor inconfundível desse prato típico com a acidez e a doçura da calda de frutas vermelhas. Tudo isso em uma iguaria sem lactose, com arroz integral e açúcar demerara. É muita coisa boa em uma só sobremesa.

Mais algumas receitas com esse cereal você encontra nas páginas: Arroz e Risotos, Receitas diferentes com arroz e Arroz.

Outras receitas de aperitivos, lanches, pratos principais, bebidas, sobremesas e muito mais estão disponíveis no site Receitas Nestlé. Acesse e solte sua imaginação na cozinha.


Perguntas frequentes

  • Como fazer bolinho de arroz?

    Para aproveitar aquele arroz cozido que sobrou em alguma refeição e transformá-lo em um novo quitute, é só misturá-lo a outros ingredientes – como ovo, leite, amido de milho, queijo parmesão, salsa e cebolinha – de acordo com a receita, e depois fritar essas gostosuras. Se ainda está com dúvidas, veja o passo a passo detalhado e um vídeo educativo nesse artigo: Como Fazer Bolinho de Arroz.

  • Como deixar o arroz soltinho?

    Para alcançar esse sonhado resultado, é importante seguir a receita, tanto as medidas dos ingredientes quanto o tempo de cozimento dos grãos. Uma dica é refogar o arroz até ele ficar totalmente “sequinho”. Mais dicas você encontra nesses artigos: Como Fazer Arroz Soltinho e Arroz Caseirão do Luke.

  • Que receitas posso fazer com arroz?

    Existem centenas de pratos que você pode fazer com esse cereal tão consumido. Algumas opções são arroz de forno, arroz cremoso, arroz biro-biro, arroz de carreteiro, bolinho de arroz, arroz-doce e até sopa! Realmente são muitas possibilidades, então solte a imaginação na cozinha.

pixel

Quer baixar ebooks exclusivos com deliciosas receitas?